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Programação de Dispositivos Móveis

Código: CC3035     Sigla: CC3035

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.dcc.fc.up.pt/~rmartins/aulas/pdm1819/ficha_curricular.html
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 11 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 42 162
3
MI:ERS 19 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 42 162
3

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Os alunos estarão equipados para enfrentar os crescentes desafios e respetiva procura por programadores, incluindo full-stack, frontend e DevOP. No final deste curso, os alunos estarão aptos a:

- Conceção e implementação de aplicações móveis seguras

- Consciência sobre as implicações do novo GPDR, evitando alguns dos erros mais comuns em relação à privacidade dos usuários

- Implementar aplicativos nativos e baseados em páginas da Web

Compreenda os compromissos implícitos entre desempenho, consumo de energia e segurança / privacidade

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados da aprendizagem são centrados em torno da compreensão do projeto e implementação de aplicativos móveis. O programa foca todos os aspetos mais relevantes dessas tecnologias, facilitando a compreensão dos diferentes conceitos e a relação entre eles. Também inclui um componente de aplicação que permite aos alunos adquirir habilidades na criação e programação de sistemas baseados nesses conceitos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Este curso visa abranger os seguintes conteúdos:

Arquiteturas end-to-end para aplicações móveis, incluindo backend

Breve descrição geral das modernas arquiteturas de computadores de smartphone, e.g. BiGLittle

Aspetos de segurança da programação móvel, incluindo permissões e limitações para aceitação no Google Play Store e na App Store da Apple.

Introdução ao direito dos usuários à privacidade, incluindo o consentimento informado e o impacto do novo GPDR (Regulamento Geral de Proteção de Dados)

Além dos HTTP (s), uma introdução ao gRPC

Ciclo de vida das aplicações

Estruturas de aplicações móveis

KeyChains

Programação de baixo nível para performance e portabilidade usando C / C ++:

JNI + NDK

Notificações Push, Doze e preocupações energéticas

Comunicações D2D:

Wifi-Direct

Bluetooth

TDLS

Wifi e 4G LTE

Bibliografia Obrigatória

Bill Phillips, Chris Stewart, Kristin Marsciano; Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide (3rd Edition), 2017. ISBN: 0134706056

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 50% no trabalho prático

Fórmula de cálculo da classificação final














Trabalhos Práticos:  40% (com nota mínima: 50%)
Exame Final:  60% (com nota mínima: 50%)

Nota final = (0.6 * exame + 0.4 * trabalhos) * 20
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