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Análise Linear

Código: M3003     Sigla: M3003     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 1 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 7 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-01-25.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.

Resultados de aprendizagem e competências

Descritos nos objectivos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Análise Real I, II, III
Álgebra Linear e Geometria Analítica I, II

Programa

1. Noções e resultados básicos de topologia: espaços métricos e espaços topológicos; compacidade; funções contínuas; espaços produto.


2. Espaços normados, espaços de Banach e espaços de Hilbert.


3. O teorema do ponto fixo de Banach: aplicações às equações diferenciais (tanto ordinárias como parciais); teorema da função inversa e da função implícita; equações lineares em espaços de Banach.


4. Teorema de Baire; princípio da limitação uniforme; o teorema de Banach-Steinhaus; teorema da aplicação aberta e teorema do gráfico fechado.


5  Teorema de Stone-Weierstrass: versão moderna e versão clássica; extensão aos espaços localmente compactos; o teorema de Stone-Weierstrass em espaços-produtos; funções contínuas sobre espaços métricos compactos; bases em espaços de Hilbert.


6. Teorema de Ascoli e algumas aplicações.


7. Teoremas de Brouwer e de Schauder.

Bibliografia Obrigatória

Chaim Samuel Honig; Aplicações da topologia à análise
Gueorgui V. Smirnov; Curso de análise linear. ISBN: 972-592-153-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria em aulas teórico-práticas, com resolução ocasional, por parte do professor, de exercícios exemplificativos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não haverá controlo de assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Será proposto aos alunos que enviem regularmente resoluções de alguns exercícios. Para valorizar (e incentivar) tal participação, esse "trabalho de casa" (TC) pode valer até 50% da classificação final, sendo a percentagem restante da avaliação obtida por exame final.

Para os alunos que não enviem resoluções dos exercícios propostos, o exame final é o único método de avaliação.

A classificação do TC será apenas usada para efeitos de aprovação, seja em combinação com o exame da época normal ou com o exame da época de recurso. Não será tida em conta para melhoria de nota, caso em que apenas valerá a classificação obtida no exame.

A classificação do TC só será usada em benefício do aluno: se a classificação obtida no exame final for superior, então só essa contará para a classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer tipo de avaliação especial poderá ser oral ou escrita, ou uma combinação das duas.
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