Análise Linear
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.
Resultados de aprendizagem e competências
Descritos nos objectivos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Análise Real I, II, III
Álgebra Linear e Geometria Analítica I, IIPrograma
1. Noções e resultados básicos de topologia: espaços métricos e espaços topológicos; compacidade; funções contínuas; espaços produto.
2. Espaços normados, espaços de Banach e espaços de Hilbert.
3. O teorema do ponto fixo de Banach: aplicações às equações diferenciais (tanto ordinárias como parciais); teorema da função inversa e da função implícita; equações lineares em espaços de Banach.
4. Teorema de Baire; princípio da limitação uniforme; o teorema de Banach-Steinhaus; teorema da aplicação aberta e teorema do gráfico fechado.
5 Teorema de Stone-Weierstrass: versão moderna e versão clássica; extensão aos espaços localmente compactos; o teorema de Stone-Weierstrass em espaços-produtos; funções contínuas sobre espaços métricos compactos; bases em espaços de Hilbert.
6. Teorema de Ascoli e algumas aplicações.
7. Teoremas de Brouwer e de Schauder.
Bibliografia Obrigatória
Chaim Samuel Honig;
Aplicações da topologia à análise
Gueorgui V. Smirnov;
Curso de análise linear. ISBN: 972-592-153-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria em aulas teórico-práticas, com resolução ocasional, por parte do professor, de exercícios exemplificativos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não haverá controlo de assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Será proposto aos alunos que enviem regularmente resoluções de alguns exercícios. Para valorizar (e incentivar) tal participação, esse "trabalho de casa" (TC) pode valer até 50% da classificação final, sendo a percentagem restante da avaliação obtida por exame final.
Para os alunos que não enviem resoluções dos exercícios propostos, o exame final é o único método de avaliação.
A classificação do TC será apenas usada para efeitos de aprovação, seja em combinação com o exame da época normal ou com o exame da época de recurso. Não será tida em conta para melhoria de nota, caso em que apenas valerá a classificação obtida no exame.
A classificação do TC só será usada em benefício do aluno: se a classificação obtida no exame final for superior, então só essa contará para a classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer tipo de avaliação especial poderá ser oral ou escrita, ou uma combinação das duas.