Código: | M2026 | Sigla: | M2026 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
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MI:EF | 74 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos
1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.
2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: conceitos fundamentais, técnicas de sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão), conceito de correlação e sua interpretação. Resolução de problemas com recurso ao R.
3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.
4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância. Algumas distribuições de probabilidade: distribuições discretas (uniforme, binomial e Poisson) e contínuas (uniforme, normal, qui-quadrado, t-student e F); teoremas de de Moivre-Laplace e do Limite Central.
5. Distribuições por amostragem (média, variância e proporção amostral).
6. Inferência Estatística: estimação pontual (principais conceitos e propriedades dos estimadores); estimação intervalar (intervalos de confiança para a média, diferença de médias, proporção, diferença de proporções, variância); testes de hipóteses paramétricos (para a média, diferença de médias em amostras independentes e emparelhadas, razão de variâncias, proporção); testes de hipóteses não paramétricos (ajustamento, independência e homogeneidade).
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos variados para ilustrar os tópicos tratados e motivar e orientar o estudo autónomo dos estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos e discutidos exercícios e problemas. Em particular, são analisados conjuntos de dados reais, recorrendo ao software R. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Sem requisitos.
Em ambas as épocas de avaliação a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores, com a exceção abaixo descrita.
Exceção aplicável a ambas as épocas: Os estudantes com classificação superior ou igual a 17,5 valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma classificação superior ou igual a 18 valores. Caso contrário ficarão com a classificação de 17 valores.
O Programa e a regras de avaliação poderão ter que ser modificados caso as orientações da FCUP para as actividades à distância venham ser alteradas.
Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.