Matemática I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Resultados de aprendizagem e competências
Familiaridade com técnicas básicas do cálculo diferencial e integral, equações diferenciais, teoria de matrizes e suas aplicações.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-requisitos: conhecimentos básicos de Matemática adquiridos no ensino secundário.
Programa
I - Álgebra Linear
1. Matrizes reais; operações com matrizes.
2. Sistemas de equações lineares; eliminação Gaussiana; caraterística de uma matriz; inversão de matrizes.
3. Cadeias de Markov como modelo matemático; cadeia regular e vetor de estados estacionário.
II - Cálculo
4. Funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas, e trigonométricas (revisões). Funções trigonométricas inversas e suas derivadas; regra de L'Hôpital.
5. Primitivação por substituição, mudança de variável e por partes; primitivação de funções racionais.
6. Área e integral definido; Teorema Fundamental do Cálculo; área de regiões limitadas por curvas; integrais impróprios.
7. Equações diferenciais de primeira ordem: separáveis ou lineares.
8. Exemplos de modelação por equações diferenciais.
Bibliografia Obrigatória
J. Stewart; Cálculo - Volumes I e II, Pioneira Thomson Learning, 2006 (Parte I - cálculo)
W. Nicholson; Álgebra Linear, McGraw-Hill, 2006 (Parte II - álgebra linear)
Anton Howard; Calculus. ISBN: 0-471-48273-0
Anton Howard; Álgebra linear com aplicações. ISBN: 978-85-7307-847-3
Bibliografia Complementar
F. Ayres e E. Mendelson; Schaum's Outline of Calculus, McGraw-Hill, 1999 (Parte I - cálculo)
G. Barker e H. Schneider; Matrices and Linear Algebra, Dover, 1989 (Parte II - álgebra linear)
M. Delgado e E. Mirra; Elementos de Matemática I, 2007 (disponível no arquivo escolar)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas teóricas: exposição da matéria e apresentação de exemplos.
2. Aulas teórico-práticas: resolução de exercícios pelos estudantes com apoio dos docentes; os exercícios são publicados antecipadamente para estimular o trabalho.
3. Horário regular de atendimento para apoio e esclarecimento de dúvidas.
4. Além da bibliografia indicada, são disponibilizados no moodleUP slides com notas das aulas teóricas, exercícios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A única condição para obtenção de frequência é a inscrição na unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ao longo do semestre serão realizados dois testes de duração de 1h00m e cotação de 10 valores cada, o primeiro durante a parte letiva do semestre e o segundo na data prevista no calendário de exames para a unidade curricular.
Para obter aprovação pelos testes, a soma das respetivas classificações terá de ser maior ou igual a 9.5
O exame da época de recurso consiste de duas partes, correspondendo às dos testes. A classificação de cada parte é a melhor entre a do teste e a da parte do exame correspondente. Se o estudante realizou um teste e não compareceu à parte do exame correspondente, obtem nessa parte a classificação do respetivo teste.
Nos restantes exames não são consideradas as classificações obtidas nos testes.
A melhoria de nota só pode ser tentada exclusivamente através do exame na época de recurso.
Provas e trabalhos especiais
(ver "Fórmula de Cálculo da Classificação Final")
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer tipo de avaliação especial poderá revestir uma das seguintes formas: exclusivamente uma prova oral; uma prova oral e uma prova escrita, ambas com caráter eliminatório; somente uma prova escrita. A opção por uma das alternativas compete exclusivamente aos docentes responsáveis pela unidade curricular.
Melhoria de classificação
(ver "Fórmula de Cálculo da Classificação Final")