Código: | Q4012 | Sigla: | Q4012 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=785 |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:CTN | 0 | Plano Oficial a partir de 2020_M:CTN | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
M:Q | 24 | Plano estudos oficial até 2022/2023 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.
Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.
Com os tópicos abordados nas aulas teóricas pretende-se dar aos estudantes uma visão alargada de variadas aplicações dos conceitos de Química-Física. Pretende-se ainda estimular os estudantes no sentido de contribuírem com outras aplicações que considerem relevantes - para o efeito será disponibilizado um fórum na página da UC no MoodleUP.
Com a metodologia seguida nas aulas práticas pretende-se que os estudantes sejam capazes, através de trabalho autónomo, de estruturar um projeto em que haja uma aplicação prática de conceitos da Química-Física.
Deste modo, cumprem-se os principais objetivos da UC: reconhecimento e aplicação de conceitos da Química-Física e desenvolvimento por parte dos estudantes de metodologias de autoaprendizagem e competências de criação e gestão de projetos experimentais nesta área.
Recomenda-se que os estudantes tenham previamente frequentado com aprovação as unidades curriculares Química Física (Q223) e Química Física Complementar (Q325) da Licenciatura em Química. Recomenda-se ainda que os estudantes tenham uma formação sólida em Matemática.
Aulas teóricas e aulas práticas.
As aulas teóricas serão essencialmente de natureza expositiva. As aulas serão conduzidas de modo a fomentar a participação dos estudantes, quer através da pesquisa e discussão de informação complementar quer através da apresentação e discussão de exemplos práticos de aplicação dos tópicos em discussão
As aulas práticas consistem em desenvolvimento de projetos e resolução de problemas. Os estudantes são divididos em grupos de dois ou três, tendo cada grupo de propor e apresentar um projeto experimental (5 aulas previstas). Nas restantes aulas serão discutidas aplicações da matéria lecionada nas aulas teóricas, com resolução de problemas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Para admissão a exame, os alunos não poderão exceder um número de faltas nas aulas práticas igual a 1/4 do número de aulas previstas
A classificação final é atribuída considerando a nota de um exame final escrito (70%) sobre a matéria das aulas teóricas e a nota do trabalho realizado no desenvolvimento do projeto (30%). Para obter aprovação, cada uma desta notas terá de ser igual ou superior a 8 valores, não podendo a classificação final ser inferior a 10 valores.
Durante o semestre serão realizados dois testes, facultativos, que permitirão a dispensa de exame final desde que a média das notas dos testes seja igual ou superior a 10 valores. Para poderem realizar o segundo teste os estudantes terão de ter uma nota superior ou igual a 8 valores no primeiro.
Não estão previstos.
Todos os casos ambíguos ou omissos serão resolvidos com o recurso a uma prova oral complementar
Não é possível realizar a melhoria da classificação obtida nas aulas práticas pelo que a melhoria da classificação só pode ser obtida através da realização de um exame escrito nos mesmos moldes do exame final.