Bioorgânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que os estudantes apliquem conceitos básicos de Química e de Química Orgânica ao entendimento do Dogma Central da Biologia Molecular e de métodos químicos para a produção e modificação de biomoléculas, como estratégias para o estudo e/ou perturbação de mecanismos e sistemas biológicos.
Resultados de aprendizagem e competências
No termo da lecionação desta UC, os estudantes deverão ser competentes ao nível de:
- noções básicas da Química Pré-Biótica e do Dogma Central da Biologia Molecular;
- conhecimento detalhado da estrutura molecular e reatividade química das principais classes de biomoléculas, com especial incidência em péptidos e oligonucleótidos;
- noções gerais sobre os fundamentos dos métodos de síntese e modificação química das biomoléculas em estudo;
- visão abrangente do leque de aplicações dos métodos químicos de produção e modificação de biomoléculas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-Requisitos: Química Geral, Química Orgânica
Co-Requisitos: Química Biológica
Programa
Programa teórico (28 h):
Capítulo 1 - uma visão química do Dogma Central da Biologia Molecular
- a origem da vida: Química Pré-Biótica
- o dogma central da biologia molecular: aspetos gerais e missão biológica - a produção de péptidos e proteínas
- aminoácidos: os blocos construtores de péptidos e proteínas
- biossíntese proteica: visão geral
Capítulo 2 - Péptidos e Proteínas
- relevância de péptidos e proteínas para a Vida e para a Saúde: alguns exemplos
- técnicas de obtenção de péptidos e proteínas em laboratório: do isolamento a partir da fonte natural à síntese química total, passando por técnicas de clonagem de expressão (ADN recombinante)
- síntese peptídica em fase sólida: uma revolução dos anos 1960 que foi Prémio Nobel da Química nos anos 1980 e se tornou indispensável na atualidade
Capítulo 3 - Oligonucleótidos e Ácidos Nucleicos
- hierarquização estrutural: nucleósido, nucleótido, oligonucleótido, ácido nucleico;
- métodos químicos de produção de oligonucleótidos e suas principais aplicações;
- "peptide-nucleic acids" (
PNA): quimeras moleculares na vanguarda da biotecnologia.
Capítulo 4 - Química combinatorial ou combinatória
- conceitos de síntese combinatorial (ou combinatória) no sentido estrito e no sentido lato;
- áreas de aplicação da síntese combinatória de biomoléculas;
- principais métodos de produção de "bibliotecas" combinatórias;
- bibliotecas combinatórias dinâmicas (
DCL), síntese orientada para a diversidade (
DOS) e bibliotecas codificadas por DNA (
DNA-encoded libraries).
Capítulo 5 - Outras biomoléculas/estudos de caso
- série de palestras sobre estudos de caso incidindo sobre a produção e aplicações de diferentes classes de biomoléculas e seus análogos.
Aulas práticas (28 h)
- realização de projeto de iniciação à investigação experimental em Química Bioorgânica e Medicinal
Bibliografia Obrigatória
David Van Vranken e Gregory Weiss; Introduction to Bioorganic Chemistry and Chemical Biology, Garland Science, 2013. ISBN: 978-0815342144
Bibliografia Complementar
Silverman Richard B.;
The organic chemistry of drug design and drug action. ISBN: 0-12-643732-7
Voet Donald;
Biochemistry. ISBN: 0-471-39223-5(Wiley international edition)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino e atividades de aprendizagem baseiam-se, essencialmente, em três vertentes:
a) aulas teóricas onde a matéria subjacente ao programa estabelecido será ministrada através de um modelo clássico de exposição oral apoiada por projeção de diapositivos, alternando com palestras a cargo de oradores convidados, abordando "case studies" relacionados com a matéria teórica;
b) aulas práticas que serão ministradas segundo um modelo de "mini-projeto de investigação", em que os estudantes serão envolvidos ativamente em projetos experimentais na área da Química Bioorgânica e Medicinal; no final do semestre, os estudantes terão que elaborar um relatório sucinto e fazer uma apresentação oral, seguida de discussão, do projeto realizado e respetivos resultados e principais conclusões;
c) como elemento complementar de avaliação individual, cada estudante terá que elaborar pequenos relatórios (1 página) sobre algumas das palestras ocorridas ao longo do semestre.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas
Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Química macromolecular
Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Físicas > Química > Bioquímica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
53,00 |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho laboratorial |
28,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Apenas poderão obter frequência à UC os estudantes que verifiquem simultaneamente as seguintes condições
- comparência a um mínimo de 3/4 das aulas práticas e 2/3 das aulas teóricas previstas (incluindo palestras)
- média positiva nos relatórios sobre as palestras (MRI >= 9,5 valores)
- nota global positiva no projeto experimental (PE >= 9,5 valores)
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = 0,30 x MRI + 0,40 PE + 0,30 AAT
NF, Nota Final
MRI, Média dos Relatórios Individuais (sobre as palestras)
PE, classificação no Projeto Experimental (execução, relatório e apresentação oral)
AAT, Assiduidade às Aulas Teóricas (incluindo palestras)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Nos termos acima descritos, referentes ao programa e modo de funcionamento das aulas práticas
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes detentores de estatutos conferentes do direito a regime de avaliação especial deverão contactar a docente, para avaliação da situação caso-a-caso.
Melhoria de classificação
Não aplicável: tratando-se de uma unidade curricular com avaliação distribuída sem exame final, não haverá lugar a exames de recurso ou a melhorias de nota. Qualquer estudante que pretenda tentar melhorar a sua nota, só poderá fazê-lo mediante nova inscrição em ano letivo subsequente.