Tópicos Especializados em Química Inorgânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre estrutura e reactividade em química dos elementos de transição e sólidos inorgânicos. Aplicação destes conhecimentos nas áreas de catálise e novos materiais.
Desenvolvimento de capacidades laboratoriais avançadas e autonomia na planificação e resolução de problemas de índole experimental.
Desenvolvimento de competências transversais nas áreas de comunicação oral.
Resultados de aprendizagem e competências
1 Conhecimentos sobre estrutura e reactividade em química dos elementos de transição e sólidos inorgânicos.
2 Capacidades laboratoriais avançadas e autonomia na planificação e resolução de problemas de índole experimental.
3 Capacidades transversais nas áreas relacionadas com a comuniacção oral de temas científicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Aprovação na unidade curricular: Química Inorgânica (Q2004)
Programa
Aulas Teóricas1 Aspectos complementares de química dos metais de transição: elementos do bloco d e f. Estrutura e isomeria; modelos de ligação química.
2. Elementos e operações de simetria; aplicações.
3 Espectroscopia electrónica; luminescência; propriedades magnéticas.
4 Mecanismos de reacções inorgânicas: reacções de substituição de ligandos e de transferência electrónica.
5 Química organometálica. Estrutura, tipos de ligandos e reactividade de compostos organometálicos - contagem de electrões da camada de valência.
6 Princípios gerais de catálise homogénea e heterogénea. Catálise enantioselectiva. Exemplos de ciclos catalíticos em fase homogénea e heterogénea com relevância industrial.
Aulas práticas1. Resolução de problemas sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas.
2. As aulas presenciais laboratoriais tem como objectivo programático a execução de pequenos projectos laboratoriais, de síntese e caracterização de compostos de metais de transição e sua imobilização em materiais. Serão utilizadas diversas técnicas físico-químicas para a caracterização dos compostos de metais de transição e respectivos materiais. Lista dos projectos a realizar:
Projeto 1: Síntese e caracterização do complexo de Cu(II) com acetilacetonato. Preparação de nanopartículas magnéticas. Imobilização de complexos de Cu(II) nos nanomateriais preparados.
Projeto 2: Síntese e caracterização do complexo de VO(II) com acetilacetonato. Imobilização de complexos metálicos em sílica funcionalizada.
Projeto 3: Síntese e caracterização de [Mn(porfírina)]. Imobilização em nanotubos de carbono (CNTs).
Projeto 4: Síntese e caracterização de complexo de níquel(II). Imobilização de [Ni(salen)] no zeólito NaY.
Projeto 5: Síntese e caracterização de complexos macrocíclicos multinucleares (metallacrowns) de Fe(II) e Cu(II).
Projeto 6: Preparação e caracterização de um complexo de [Mn(salen)]. Imobilização na argila bentonite.
Projeto 7: Síntese e caracterização de complexos de cobre(II). Imobilização de [Cu(salen)] num material de carbono mesoporoso (CMK-3).
Bibliografia Obrigatória
Miessler, Fisher & Tarr; Inorganic Chemistry, Pearson, 2014. ISBN: 978-1292020754
Bibliografia Complementar
Catherine Housecroft & Alan G. Sharpe; Inorganic Chemistry, Perason, 2018. ISBN: 978-1292134147
Mark Weller, Tina Overton, Jonathan Rourke, Fraser Armstrong; Inorganic Chemistry, Oxford, 2018. ISBN: 978-0198768128
Peter William Atkins;
Shriver & Atkins inorganic chemistry. ISBN: 978-0-19-926463-6
Gary L. Miessler;
Inorganic chemistry. ISBN: 0-13-120198-0
Observações Bibliográficas
Os três livros de texto (nas suas edições mais recentes) são equivalentes. Os exercícios a utilizar nas aulas práticas são os do texto indicado como obrigatório.
Serão indicados "sites" na internet na página Moodle da UC com informação complementar sobre as matérias lecionadas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos programáticos usando meios multimédia: apresentações usando datashow. Os diapositivos apresentados nas aulas serão disponibilizadas na página Web da disciplina. São também apresentados durantes as aulas teóricas, sites da internet onde os alunos podem complementar os seus conhecimentos. Estes sites também são disponibilizados na página Web da disciplina. Os alunos são convidados a apresentarem a resolução de casos de estudo durante algum tempo em certas aulas teóricas.
No final das aulas de Laboratório os estudantes têm de redigir um relatório escrito sobre o trabalho desenvolvido e têm que fazer uma apresentação oral de 10 min sobre o trabalho realizado. É pedido aos alunos que usem a língua inglesa para fazerem os diapositivos das apresentações orais e sempre que possível fazerem a apresentação oral em inglês.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho laboratorial |
28,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção de frequência à unidade curricular:
1 Não podem faltar a mais de 1/4 do número de aulas de laboratório e TPs previstas, o que corresponde a 4 faltas.
2 Os alunos não podem faltar a mais do que 25% do número de aulas teóricas previstas. Numa base de 14 semanas de aulas, o número de aulas teóricas previstas são 28 aulas. O número de faltas permitidas nas aulas teóricas são 7.
3 Os alunos com estatuto de trabalhador estudante não estão abrangidos pelo regime de faltas. No entanto, se pretenderem obter frequência nas aulas laboratoriais terão obrigatoriamente de frequentar 50% dessas aulas ( 7 aulas).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação do aproveitamento dos alunos na disciplina de Tópicos Especializados de Química Inorgânica é feita por dois componentes:
1 Exame escrito de duração de 2 horas na época normal e/ou na época especial:
60%. No exame os alunos não podem ter uma classificação inferior a
8,0 valores.
2
Realização de trabalhos de índole experimental:
40 % A Nota Prática tem 3 componentes com diferentes pesos: a Informação Prática (IP), Relatório (R) e Apresentação Oral (AO), de acordo com o seguinte algoritmo: NP de QI = 0,3 × IP + 0,35 × R + 0,35× AO. A nota prática não pode ser inferior a
9,5 valores.
Classificação final TEQI =60 % Exame final + 40 %.
Provas e trabalhos especiais
1 Relatório de projeto laboratorial e apresentação oral
2 Apresentações orais de resolução de problemas nas aulas teóricas e teórico-práticas
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No caso dos estudantes trabalhadores não frequentarem as aulas laboratoriais e de resolução de problemas terão de fazer um exame final e um exame prático nas épocas normal e de recurso.
A nota final será: 60% exame final + 40% exame prático.
Se o estudante trabalhador tiver frequência prática, passa ao regime de avaliação dos alunos ordinários.
Melhoria de classificação
Realização de exame final na época normal ou de recurso
Observações
Não há precedências, mas aconselha-se os alunos a terem obtido aprovação à unidade curricular de Química Inorgânica (Q2004)