Código: | Q2015 | Sigla: | Q2015 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioquímica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:BQ | 83 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Ensino de tópicos de Química Física e das suas aplicações a sistemas biológicos.
Pretende-se que os alunos adquiram as noções básicas de vários conceitos de Química-Física, e entendam as suas aplicações a nível biológico.
Introdução a sistemas organizados e sistemas coloidais.Conhecimento de noções fundamentais de química-física que permitam compreender a natureza de processos bioquímicos/biológicos, numa perspectiva termodinâmica, electroquímica e cinética.
TERMODINÂMICA 1. DE SOLUÇÕES
1.1. Introdução
1.2. Quantidades parciais molares
1.3. Condição de equilíbrio químico. Condição de equilíbrio entre fases.
1.4. Misturas ideais
1.5. Misturas líquidas reais (não ideais)
1.6. Soluções diluídas ideais
1.7. Misturas gasosas reais. Conceito de fugacidade e coeficiente de fugacidade
1.8. Equilíbrio químico
1.9. Lei do equilíbrio químico. Constante de equilíbrio e actividade e/ou fugacidade
2.1.Noção de Efeito hidrofóbico. Forças de van der Waals e de hidratação. Efeito hidrofóbico vs solvofóbico. Sua reflexão na
solubilidade de solutos hidrofóbicos. Efeito da Temperatura
2.2. Grandeza e sinal das funções termodinâmicas associadas. Modelos.
2.3. Importância do efeito hidrofóbico na formação de estruturas biológicas.
2.4. Moléculas anfifílicas – estrutura química e suas consequências.
2.5. Adsorção e agregação: princípios básicos. Classes de tensioactivos e lípidos polares. Tipo de agregados.
2.6. Termodinâmica de micelização: modelo de pseudo-separação de fase e modelo de equilíbrio. Energia de Gibbs padrão de
micelização. Cooperatividade e número de agregação micelar. Considerações geométricas.
2.7 Tensão superficial – definição termodinâmica e mecânica. Efeito de diferentes tipos de soluto sobre a tensão superficial.
Determinação da cmc de um tensioactivo por tensiometria e condutimetria.
3. SOLUÇÕES DE ELECTRÓLITOS. CONDUTIVIDADE ELÉCTRICA EM SOLUÇÕES DE ELECTRÓLITOS
3.1. Natureza das soluções de electrólitos. Teoria de Arrhenius
3.2. Propriedades coligativas. Relação entre o grau de ionização o factor de van’t Hoff
3.3. Limitações da teoria de Arrhenius
32.4. Coeficiente de actividade de um ião. Coeficiente de actividade médio de um electrólito
3.5. Teoria de Debye-Hückel. Aspectos qualitativos. Desvios à lei limite de Debye-Hückel
3.6. Análise da influência da força iónica na solubilidade das proteínas
3.7. Condução eléctrica em soluções de electrólitos
3.8. Resistividade e condutividade
3.9. Medição da condutividade de soluções de electrólitos
3.10. Constante da célula condutimétrica
3.11. Controlo da temperatura
3.12. Condutividade molar
3.13. Condutividade iónica. Migração independente dos iões
3.14. Aplicações das medições condutimétricas. Titulações condutimétricas de ácido-base
3.15. Mobilidade iónica.
4.1. Efeitos iónicos no equilíbrio de membrana. Potencial de membrana
4.2. Potencial electroquímico. Equilíbrio electroquímico
4.3. Transporte activo e transporte passivo. Energética do transporte activo
4.4. Efeito Donnan
4.5. Pressão osmótica e bomba de sódio
5.1. Introdução. Algumas considerações sobre as propriedades das enzimas
5.2. Cinética de reacções enzimáticas envolvendo um único substrato
5.3. Mecanismo de Michaëlis-Menten; representação gráfica de Lineweaver-Burk
5.4. Cinética de reacções enzimáticas envolvendo dois substratos
5.5. Inibição
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Aulas teóricas e teórico-práticas.
Neste ano letivo, devdo à Covid-19, as aulas TP funcionarão cada semana com metade dos estudantes, recebendo a outra metade problemas para resover em casa. Na semana seguinte os grupos trocam.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho escrito | 4,00 |
Total: | 28,00 |
A frequência das aulas teórico-práticas é obrigatória, e para ter frequência nesta UC o número de faltas nas TP não pode exceder 3.
Os estudantes que tenham frequestado a UC em 2019/2020 podem pedir dispensa das aulas TP.
Avaliação distribuída (25%) – prestação relacionada com as TP. Nest ano letivo tomará a forma de problemas resolvidos individualmente pelos estudantes a designar pela docente em cada aula TP.
Componente teórica (75%)
A nota da componente teórica (T) é calculada como a média obtida nos 2 testes de avaliação T1 e T2.
A componente de avaliação T1 terá lugar durante o semestre lectivo.
O exame final de época normal é constituído pela componente T2 e eventualmente também pela componente T1, se
a) o estudante tiver obtido classificação menor que 10 valores durante o semestre e quiser repetir T1
b) tendo obtido classificação superior a 10, desejar tentar melhorar a classificação deT1.
NOTE: Se o estudante optar por repetir a parte T1, a nota que será usada no cálculo da média será a que obtiver na sua repetição no exame final na época normal.
O exame da época de recurso é constituído por toda a matéria em avaliação.
A nota final da componente teórica (T) é calculada como a média aritmética das classificações obtidas em cada uma das
componentes T1 e T2.
Calculo classificação final
Avaliação distribuída (25%) – problemas resolvidos individualmente pelos estudantes, a designar pela docente em cada aula TP.
Componente teórica (75%)
Nota final = 0.25 x Nota da avaliação distribuída + 0.75 x Nota T
Os estudantes com estatuto especial, TE, DA, etc., podem realizar um trabalho escrito sobre um tema a propôr pelo docente como alternativa à frequência e participação nas TP (P = 25 % da classificação final).
Para todos os estudantes (a frequentar este ano lectivo ou que tenham frequentado no ano lectivo de 2019/20) a melhoria da componente teórica terá lugar na época de recurso, continuando em ambos os casos a representar 75% da nota final.
No caso dos estudantes que realizaram a UC em 2019/20 a nota da componente TP (25%) será a obtida no ano lectivo em que a frequentaram.