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Projeto Multidisciplinar

Código: M3016     Sigla: M3016     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fc.up.pt/cmup/gestual
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 28 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é estudar e desenvolver uma linguagem gestual, específica para comunicação da Matemática a estudantes com incapacidade auditiva. Para isso serão percorridas várias áreas da Matemática de nível superior, com o intuito de criar um léxico transversal às várias unidades curriculares de Matemática que tradicionalmente são incluídas nos planos de estudo de 1º e 2º ciclos.

Depois de identificado esse léxico, serão desenvolvidas, para cada termo (i). curtas definições e explicações de carácter conceptual, recorrendo se possível a várias ferramentas de visualização (p.ex. Geogebra, e outros) e (ii). como surgem em cada área.

Posteriormente passar-se-á ao desenvolvimento do gesto, construído a partir do conceito e da sua visualização (se aplicável), tendo como ponto de partida a linguagem gestual reconhecida no contexto da comunicação da linguagem comum. Cada gesto será visualizado através de um esquema dinâmico e de um curto vídeo de ilustração.

Após este trabalho de identificação e construção da linguagem matemática gestual, o objetivo é a construção de um “site” a disponibilizar na web, de aceso livre, que possa ser usado em situações onde esta linguagem seja imprescindível à comunicação e ensino da Matemática.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado principal da aprendizagem e principal competência, espera-se que o estudante domine a linguagem gestual que será criada e que consiga comunicar através dela com intérpretes interlocutores entre docentes (que não dominem necessariamente a linguagem gestual) e alunos com incapacidade auditiva e/ou oral.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento dos conteúdos matemáticos da unidades curriculares básicas da licenciatura em Matemática

Programa


  1. Criação de um léxico transversal às várias unidades curriculares de Matemática que tradicionalmente são incluídas nos planos de estudo de 1º e 2º ciclos.

  2. Desenvolvimento, para cada termo do léxico: (i). curtas definições e explicações de carácter conceptual, recorrendo se possível a várias ferramentas de visualização (p.ex. Geogebra, e outros) e (ii). como surgem em cada área.

  3. Desenvolvimento do gesto, construído a partir do conceito e da sua visualização (se aplicável), tendo como ponto de partida a linguagem gestual reconhecida no contexto da comunicação da linguagem comum.

  4. Visualização de cada gesto através de um esquema dinâmico e de um curto vídeo de ilustração.

  5. Construção de um “site” a disponibilizar na web, de aceso livre, que possa ser usado em situações onde esta linguagem seja imprescindível à comunicação e ensino da Matemática.

Bibliografia Obrigatória

Elon Lages Lima; Matemática e ensino. ISBN: 85-85818-15-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Comunicação através de intérpretes com o estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Cumprimento dos objetivos supracitados para a unidade curricular

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente investigação: 50%
Componente construção do léxico e sua conceptualização: 30%
Componente construção do gesto e sua visualiazação: 20%
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