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Elementos de Divulgação das Ciências

Código: EC/DC4001     Sigla: EC/DC4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EDC 6 Plano de Estudos Oficial 2019/2020 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-08-03.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.

 

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Discutir os fundamentos da divulgação das ciências

  2. Analisar a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências

  3. Analisar artigos científicos na área da divulgação das ciências

  4. Examinar o processo de publicação em revistas científicas

  5. Integrar as técnicas de comunicação científica em comunicações orais e posters

  6. Discutir as fases de um projeto de I&D

  7. Identificar públicos e modelos de divulgação das ciências

  8. Diferenciar tipos de iniciativas de divulgação das ciências

  9. Descrever a presença da ciência nos museus, nos livros e publicações

  10. Discutir as potencialidades da ilustração científica na divulgação das ciências

  11. Descrever os objetivos e as formas de envolvimento do público em iniciativas de ciência cidadã

  12. Analisar modelos de avaliação da tríade “intenções-agenda-satisfação” dos visitantes em museus

  13. Avaliar iniciativas específicas de divulgação das ciências em curso

  14. Realizar uma proposta de iniciativa de divulgação das ciências

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos e contextos na divulgação das ciências
1.1 Clarificação de conceitos
1.2 Motivações e barreiras na divulgação das ciências
1.3 Inquéritos à cultura científica

2. Comunicação das ciências para os pares
2.1 Escrita científica e publicação em revistas científicas
2.2 Comunicações orais e posters
2.3 Projetos de I&D: candidatura, desenvolvimento e divulgação
 
3. Divulgação das ciências para o público
3.1 Paradigmas (PAS; PUS; PEST) e públicos na divulgação das ciências
3.2 Tipos de iniciativas de divulgação das ciências
3.3 A ciência cidadã
3.4 Museus e Centros de ciência
3.5 Livros e publicações de divulgação das ciências
3.6 Ilustração científica em diversas atividades de divulgação das ciências
 
4. Avaliação de práticas de divulgação das ciências
4.1 Estudos sobre as experiências dos visitantes em museus
4.2 Modelos de avaliação da tríade intenções-agenda-satisfação dos visitantes

Bibliografia Obrigatória

Bowater, L. & Yeoman, K.; Science Communication: A Practical Guide for Scientists., UK: Wiley-Blackwell, 2013
Bucchi, M., & Trench, B. ; Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology: Second edition, London & New York: Routledge, 2014
Hodges, E R. S. (Ed.) ; The Guild handbook of scientific illustration (2nd ed). , Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2003
Illingworth, S., & Allen G. ; Effective science communication - a practical guide to surviving as a scientist. , Bristol, UK: IOP Publishing, 2016

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica é dada em cada aula, sendo também  colocada no Moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de estudos, vídeos, resultados de inquéritos, projetos e leituras de artigos científicos com análise crítica. A componente prática visa a realização de trabalhos em grupo e individualmente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 50,00
Estudo autónomo 64,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

A - Apresentação e discussão de trabalhos
B - Trabalho escrito

Nota final = 0,20 x A + 0,80 x B
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