Elementos de Divulgação das Ciências
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ensino das Ciências/Divulgação das Ciências |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes consigam discutir os fundamentos da divulgação das ciências, analisem a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências, conhecem modelos e se apropriem de técnicas de comunicação adequadas a diferentes públicos e iniciativas de divulgação das ciências. A avaliação de iniciativas específicas de divulgação das ciências será também considerada.
Resultados de aprendizagem e competências
- Discutir os fundamentos da divulgação das ciências
- Analisar a realidade nacional e internacional da divulgação das ciências
- Analisar artigos científicos na área da divulgação das ciências
- Examinar o processo de publicação em revistas científicas
- Integrar as técnicas de comunicação científica em comunicações orais e posters
- Discutir as fases de um projeto de I&D
- Identificar públicos e modelos de divulgação das ciências
- Diferenciar tipos de iniciativas de divulgação das ciências
- Descrever a presença da ciência nos museus, nos livros e publicações
- Discutir as potencialidades da ilustração científica na divulgação das ciências
- Descrever os objetivos e as formas de envolvimento do público em iniciativas de ciência cidadã
- Analisar modelos de avaliação da tríade “intenções-agenda-satisfação” dos visitantes em museus
- Avaliar iniciativas específicas de divulgação das ciências em curso
- Realizar uma proposta de iniciativa de divulgação das ciências
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Conceitos e contextos na divulgação das ciências
1.1 Clarificação de conceitos
1.2 Motivações e barreiras na divulgação das ciências
1.3 Inquéritos à cultura científica
2. Comunicação das ciências para os pares
2.1 Escrita científica e publicação em revistas científicas
2.2 Comunicações orais e posters
2.3 Projetos de I&D: candidatura, desenvolvimento e divulgação
3. Divulgação das ciências para o público
3.1 Paradigmas (PAS; PUS; PEST) e públicos na divulgação das ciências
3.2 Tipos de iniciativas de divulgação das ciências
3.3 A ciência cidadã
3.4 Museus e Centros de ciência
3.5 Livros e publicações de divulgação das ciências
3.6 Ilustração científica em diversas atividades de divulgação das ciências
4. Avaliação de práticas de divulgação das ciências
4.1 Estudos sobre as experiências dos visitantes em museus
4.2 Modelos de avaliação da tríade intenções-agenda-satisfação dos visitantes
Bibliografia Obrigatória
Bowater, L. & Yeoman, K.; Science Communication: A Practical Guide for Scientists., UK: Wiley-Blackwell, 2013
Bucchi, M., & Trench, B. ; Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology: Second edition, London & New York: Routledge, 2014
Hodges, E R. S. (Ed.) ; The Guild handbook of scientific illustration (2nd ed). , Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2003
Illingworth, S., & Allen G. ; Effective science communication - a practical guide to surviving as a scientist. , Bristol, UK: IOP Publishing, 2016
Observações Bibliográficas
Bibliografia específica é dada em cada aula, sendo também colocada no Moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de estudos, vídeos, resultados de inquéritos, projetos e leituras de artigos científicos com análise crítica. A componente prática visa a realização de trabalhos em grupo e individualmente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
6,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Estudo autónomo |
64,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência os estudantes devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação:
A - Apresentação e discussão de trabalhos
B - Trabalho escrito
Nota final = 0,20 x A + 0,80 x B