Código: | M3011 | Sigla: | M3011 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 0 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 37 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 1 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Jorge Manuel Martins da Rocha | Regente |
Pedro Ventura Alves da Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Pedro Ventura Alves da Silva | 2,00 | ||
Jorge Manuel Martins da Rocha | 2,00 |
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns resultados importantes de Matemática Discreta que, pela sua relevância atual no domínio da Matemática e pela sua enorme utilidade em aplicações, dentro e fora da Matemática, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz combinatório e a sua capacidade de estruturar e resolver problemas.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o aprofundamento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta. Em resumo, pretende-se que no final do curso o estudante:
-Consiga compreender e aplicar técnicas combinatórias fundamentais e perceber em que contextos é que estas podem ou não ser usadas.
-Tenha capacidade para usar técnicas e competências adequadas de resolução de problemas em novos contextos.
-Saiba reconhecer estruturas matemáticas (e.g. algébricas) em problemas combinatórios e os possa formular e resolver neste contexto.
-Seja criativo do ponto de vista matemático e capaz de formular novas questões interessantes em combinatória.
Módulo AUTÓMATOS:
PALAVRAS E LINGUAGENS: palavras, monóides livres, linguagens.
LINGUAGENS RACIONAIS E RECONHECÍVEIS: expressões racionais, autómatos finitos, versões alternativas, monóide de transição, reconhecimento por um monóide finito.
OPERADORES DE FECHO: propriedades de fecho das linguagens reconhecíveis, teorema de Kleene.
DECIDIBILIDADE: autómato mínimo de uma linguagem racional, monóide sintático, propriedades decidíveis, pumping lemma.
Teorema de Sharkovsky
Dinâmica da aplicação "shift"
Dinâmica da família quadrática
Lema de Sperner e Teorema do ponto fixo de Brouwer
Aulas teórico-práticas com exposição dos conteúdos, discussão de exemplos e resolução de exercícios.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |