Técnicas de Comunicação no Desenvolvimento de Práticas de Divulgação das Ciências
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Divulgação das Ciências |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Atendendo aos objetivos do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências, a unidade curricular de Técnicas de Comunicação no Desenvolvimento de Práticas de Divulgação das Ciências pretende potenciar nos estudantes o desenvolvimento de competências de comunicação das Ciências, recorrendo a técnicas e práticas adequadas os diferentes contextos e públicos aos quais as iniciativas de divulgação das Ciências se destinam.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Identificar técnicas e práticas de comunicação científica.
2. Selecionar as técnicas e práticas de comunicação científica que melhor se adequam aos diferentes contextos e públicos.
2. Analisar a realidade nacional e internacional no domínio da comunicação científica (a aprofundar numa área disciplinar específica, segundo os interesses do estudante).
3. Aprofundar as capacidades de comunicação científica numa dada área disciplinar.
4. Avaliar e propor melhorias a atividades específicas de comunicação científica em curso.
5. Incrementar a próatividade e empreendedorismo em iniciativas na área da comunicação científica.
6. Realizar um proposta de projeto para potenciar uma determinada atividade/iniciativa de comunicação científica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução ao estudo da comunicação: história, teorias e modelos
2. Práticas e técnicas em comunicação da ciência: competências e desafios (falar em público, storytelling, aplicação das TIC à comunicação de ciência, empreededorismo e financiamento de projetos de comunicação)
3. Planeamento e avaliação de atividades de comunicação da ciência
4. Projetos e iniciativas de comunicação científica na atualidade
Bibliografia Obrigatória
Bucchi, M., & Trench, B. ; Handbook of Public Communication of Science and Technology, London & New York: Routledge., 2008
Observações Bibliográficas
A bibliografia complementar será fornecida no Moodle da UC.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os fundamentos da UC serão trabalhados em grande grupo, recorrendo sempre a leituras prévias de artigos científicos livros ou relatórios recomendados. Uma vez analisados pelos estudantes, estes recursos serão alvo de reflexão e discussão conjunta, visando a sintese de ideias-chave.
Posteriormente os estudantes serão divididos em grupos conforme a sua área disciplinar de interesse e trabalharão os objetivos, competências e conteúdos acima no âmbito da matemática OU a física OU a química, OU a astronomia, OU a biologia, OU a geologia. Desenvolverão um projeto individual ou em grupo com orientação tutorial dos docentes da respetiva área.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Prova oral |
25,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Estudo autónomo |
67,00 |
Frequência das aulas |
35,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
2/3 das presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
I - Desenvolvimento de uma síntese reflexiva alusiva aos conteúdos fundamentais abordados na UC.
II - Desenvolvimento e apresentação de uma proposta de projeto (individual ou de grupo) sobre comunicação científica na respetiva área disciplinar.
Fórmula de avaliação:
A - 70% para os trabalhos realizados (I-30% + II-40%)
B - 25% para a apresentação e discussão final do trabalho II.
C - 5% para participação presencial.
A nota final de cada estudante será:
0,70 x A + 0,25 x B + 0,05 x C