Código: | BIOL3015 | Sigla: | BIOL3015 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 39 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Objetivos: Proporcionar aos alunos formação teórica e prática adequada na área da gestão e conservação de populações selvagens de vertebrados terrestres (Aves e Mamíferos) num contexto Ibérico-Europeu.
Conhecimento da biologia e ecologia das aves e dos mamíferos. Capacidade para compreender, planear e aplicar adequadamente um conjunto de metodologias, seleccionadas como mais relevantes na área da gestão e conservação de populações de vertebrados terrestres. Capacidade para interpretar de forma crítica e objectiva resultados obtidos e formular estudos e acções de gestão e conservação mais adequados.
Os alunos devem ter conhecimentos prévios de: ecologia; anatomia e fisiologia de vertebrados; sistemática; estatística básica.
Teórico: - Aspectos gerais da biologia das aves e dos mamíferos com especial ênfase na: reprodução, migração, comportamento. - Obtenção e interpretação de dados de biologia das populações: conceitos básicos; amostragem; parâmetros estatísticos. - Metodologias de avaliação de abundância: métodos de censo (directos e indirectos, índices de abundância, itinerários e estações de censo, captura-recaptura). - Estimativa de taxas de sobrevivência e de reprodução; estrutura demográfica (sexos e idades) - Técnicas de captura, manuseamento, marcação e de seguimento (rádio-seguimento; seguimento por satélite; geolocalização); obtenção de amostras biológicas (métodos evasivos e não evasivos). - Utilização de marcadores moleculares: conceitos e ferramentas; caracterização genética de populações e de indivíduos (incluindo sexo); taxonomia e hibridação. - Variabilidade genética e viabilidade das populações: factores que influenciam a variabilidade genética; heterozigotia; população efectiva; consanguinidade; estratégias de gestão para aumento da variabilidade genética (ex: gestão do habitat - conectividade, corredores; translocação, repovoamentos). - Índices fisiológicos (de estado nutricional/condição física e de reprodução). - Utilização de Sistemas de Informação Geográfica; modelação ecológica. - Populações exploradas - espécies cinegéticas: potenciais efeitos da caça na dinâmica populacional; princípios básicos e modelos para uma exploração sustentada. - Aspectos sanitários e epidemiovigilância.
Prático: - Planeamento e aplicação de métodos de censo. - Métodos de captura, de marcação e de recolha de amostras biológicas de animais selvagens. - Telemetria: princípios básicos, tipos de equipamento, aplicações. - Análise de bases de dados de censos (fornecidas aos alunos, baseados em dados reais já existentes). - Aplicação de métodos de determinação de índices fisiológicos em mamíferos (espécie a utilizar como exemplo prático: coelho-bravo) e aves (espécies a utilizar como exemplos práticos: codorniz e pombo-das-rochas) - em laboratório. - Aplicação de métodos de determinação do sexo e idade em algumas espécies de mamíferos (cervídeos, lagomorfos e carnívoros) e aves (Galliformes; Turdídeos, Columbidae; Scolopacídeos, Anatidea) - em laboratório e em saídas de campo.
Exposição teórica de conceitos usando técnicas de multimédia. Aulas práticas (laboratoriais e de campo), complementadas com seminários de investigadores convidados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 8,00 |
Total: | 56,00 |
Exigida assiduidade: um estudante cumprirá a assiduidade se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas práticas previstas.
Exame teórico e teórico-prático = 15 valores
Trabalho de grupo e relatório = 5 valores