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Aspetos Químicos e Bioquímicos em Nutrição

Código: Q4002     Sigla: Q4002

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BQ 7 Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 1 - 6 56 162
M:TCA 19 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-04.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a importância da alimentação na saúde, e a compreensão da diferença entre alimentação e nutrição.
Dar a conhecer as necessidades alimentares do indivíduo. Evidenciar a importância da função do alimento como medida preventiva no que respeita à saúde das populações, bem como evidenciar a capacidade desta para determinar vulnerabilidade a doenças crónicas metabólicas e degenerativas (Ex. Obesidade, aterosclerose, diabetes, osteoporose, hipervitaminoses e hipovitaminoses). Bases científicas para o desenvolvimento de alimentos funcionais: probioticos e prébioticos, fitoesteroides,  isoflavonas, CLA, probioticos, péptidos bioactivos, antioxidantes, fibra.
Sensibilizar os estudantes para as alterações nutricionais dos alimentos durante o processamento.
 


Resultados de aprendizagem e competências

Nesta UC pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:

Saber verificar o equilíbrio nutricional de uma refeição;

Capacidade científica para melhorar uma refeição ou alimento do ponto de vista nutricional.

Saber avaliar os aspetos nutricionais em causa durante o processamento de alimentos.

Planear e estruturar trabalhos práticos a realizar nos alimentos;

Autonomia pessoal no laboratório;

Capacidade de pesquisa bibliográfica;

Capacidade de escrita científica.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Aconselha-se aprovação prévia na UC Química dos Alimentos e Nutrição.

Programa

A - Introdução á nutrição: Nutrientes; Alimentação equilibrada;  Regulação da quantidade de energia ingerida; Dispêndio de energia pelo organismo; Estimativa da quantidade total de energia dispendida.

B – Digestão e Absorção – Aspectos Gerais: Aparelho digestivo (anatomia, histologia e fisiologia).

C –Digestão e absorção dos lípidos; Lipoproteínas; Aterosclerose;  Aspectos nutricionais a ter em conta no combate á aterosclerose e neoplasias. Alimentos funcionais.

D – Digestão e Absorção dos Glícidos;  Diabetes Mellitus; Factores que afectam o índice de glicemia; Carga glicémica;Deslipidémia; Fibra; Intolerância á Lactose; Edulcorantes nutritivos e não nutritivos.


E –  Digestão e absorção das proteínas; Valor biológico de uma proteína; Péptidos bioactivos;  Alergias alimentares. 

F – Vitaminas Lipossoluveis: Vitamina A, D,  E,  K – Estrutura química; absorção e destino no organismo. Função. Absorção e utilização do cálcio.

Aulas Prática:Relatório com a análise nutricional de uma refeição. Apresentação em poster de um alimento funcional.
Os temas para a apresentação do poster são:

  • Leite enriquecido em cálcio
  • Tofu
  • Bebidas energéticas
  • Fontes vegetais de DHA e EPA
  • Fontes vegetais de proteína
  • Frutos secos
  • Aquafaba
  • Skyr
  • Leites vegetais
  • Hambúrgueres Vegan com textura e sabor a carne
  • Spirulina e chlorella
  • Teff
  • Cereais sem glúten
  • Gelatina vegan vs gelatina animal
  • Impressão 3D de alimentos – consequências nutricionais

Bibliografia Obrigatória

Insel Paul; Nutrition. ISBN: 0-7637-0765-1

Bibliografia Complementar

Lindon, F; Silvestre, M.; Principios de alimentação humana

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A matéria é leccionada em aulas teóricas com a ajuda de slides (em PowerPoint) sempre que necessário focando os pontos essenciais dos objectivos desta disciplina. Estes slides, elaborados a partir da bibliografia recomendada no início das aulas e a partir de artigos ciêntificos recentes, são facultados aos alunos na página electrónica da disciplina no “site” da FCUP e no Sigarra. Vários assuntos abordados nas aulas teóricas serão utilizados nas aulas práticas na análise nutricional de uma refeição.
Os estudantes terão de ter classificação positiva na componente prática (CP > 9.5 valores) e por isso terão de ter classificação positiva no relatório e na apresentação efectuada.
A classificação final (CF) será dada pela classificação obtida no exame final (CE) e na componente prática (CP) de acordo com o seguinte algoritmo:
CF = 0,7*CE+0,3*CP
A classificação obtida no exame final não poderá ser inferior a 9.5 valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de ter classificação positiva na componente prática (CP > 9.5 valores) e para isso terão de ter classificação positiva no relatório e na apresentação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) será dada pela classificação prática e pela classificação obtida no exame final (CE) e na componente prática (CP) de acordo com o seguinte algoritmo:
CF = 0,7*CE+0,3*CP

A classificação da componente prática será obtida de acordo com o seguinte algoritmo:

CP = Classificação do relatório*0,5 + classificação da apresentação*0,5
A classificação obtida no exame final e na componente prática não poderá ser inferior a 9.5 valores.

Melhoria de classificação

Só é possível fazer melhoria à classificação do Exame final escrito.

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