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Matemática II

Código: M1018     Sigla: M1018     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:EG 29 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 1 - 6 56 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:Q 73 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 56 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-07.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introduzir os conceitos e resultados básicos dos espaços vetoriais Rn e alargar o estudo do Cálculo de uma variável ao Cálculo de várias variáveis.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante se familiarize com os conceitos e os resultados dados no curso e desenvolva a capacidade de os utilizar.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Este curso pressupõe que o aluno conheça as noções básicas de Álgebra Linear e Cálculo dadas na cadeira correspondente de Matemática I.

Programa

Programa previsto

1. Álgebra Linear
Os espaços vetoriais reais R^n e aplicações à Geometria Analítica.

2. Curvas parametrizadas em R^n

3. Funções vetoriais de varias variáveis

4. Funções escalares de várias variáveis
Extremos de uma função; integrais múltiplos.

Bibliografia Obrigatória

Fraleigh John B.; Linear algebra. ISBN: 0-201-52675-1
Anton Howard; Elementary linear algebra. ISBN: 0-471-66959-8
Adams Robert A.; Calculus. ISBN: 0-321-27000-2
Stewart James 1941-; Cálculo. ISBN: 978-85-221-2584-5 2o v.

Observações Bibliográficas

Está disponível um texto de apoio na página da UC no Moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria, apoiada nos apontamentos disponibilizados na página da UC no Moodle, feita pela docente nas aulas teóricas.

Resolução de exercícios, previamente disponibilizados na página da UC no Moodle, feita pelos estudantes e com apoio da docente nas aulas teórico-práticas.
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A partir de 16 de março, por determinação da Universidade do Porto, as aulas presenciais foram suspensas e a UC passou a funcionar em regime de ensino à distância, através da plataforma Moodle do Sigarra.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não é exigida assiduidade para a obtenção de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação à unidade curricular é obtida num exame final, que se realiza na modalidade presencial.

Cada exame é constituído por duas partes devidamente assinaladas, cada uma com a cotação de 10 valores.

A classificação obtida por um estudante numa parte do exame da época normal pode ser usada posteriormente nas condições seguintes.

Um estudante que vá realizar o exame na época de recurso (ou na época especial) para obter aprovação pode optar por não resolver uma parte do exame, atribuindo-lhe a classificação obtida na parte correspondente do exame da época normal.

A possibilidade referida no parágrafo anterior não existe na realização de exame para melhoria de classificação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.

Melhoria de classificação

Os alunos que pretendam obter melhoria de classificação terão de realizar a totalidade do exame.

Observações

Pode ser exigido a qualquer aluno a realização de uma prova extra oral ou escrita para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas de avaliação.
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