Fundamentos de Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e ser capaz de efetuar uma análise de dados básica com recurso ao Excel.
2. Compreender os conceitos básicos e fundamentais de probabilidade e inferência estatística com ênfase nas aplicações à Biologia.
3. Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes. Compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal na modelação de processos biológicos.
4. Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar.
5. Compreender os procedimentos gerais e saber selecionar, aplicar e interpretar testes de hipóteses.
Modo de trabalho
À distância
Programa
1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.
2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão) com recurso ao Excel.
3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.
4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância, distribuições binomial e normal e avaliação da normalidade.
5. Distribuições por amostragem e teorema do limite central.
6. Inferência estatística: intervalos de confiança (média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções), testes de hipóteses (testes-t para médias e diferenças de médias, testes do qui-quadrado de ajustamento, de independência e de homogeneidade)
Bibliografia Obrigatória
Samuels Myra L.;
Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Pedrosa, António & Gama, Sílvio ; Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística com Excel, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01990-5
Bibliografia Complementar
Wild Christopher J.;
Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
W. W. Daniel & C. L. Cross; Biostatistics, a Foundation for Analysis in the Health Sciences, Wiley, 2013. ISBN: 978-1-118-30279-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Até 16 de Março:
Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios e problemas das folhas nas aulas teórico-práticas
Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.
A partir de 16 de Março:
(ensino à distância devido à epidemia covid19)
Na página do Moodle criação de uma secção dedicada a cada semana de trabalho, da qual constam
a. Videos dos conteúdos programáticos;
b. Documento com o plano de trabalhos para essa semana com indicação clara da matéria teórica a estudar (indicação dos vídeos a visionar e dos slides com a matéria abrangida) e exercícios a realizar;
c. Outro material relacionado com o tema a estudar que possa facilitar o estudo, como por exemplo resolução detalhada de alguns exercícios.
Resolução detalhada de exercícios ou esclarecimento detalhado de dúvidas colocadas pelos estudantes através do fórum disponível no Moodle.
Comunicação semanal usando a ferramenta Colibri/Zoom dentro dos horários previstos para as aulas TP onde são esclarecidas as dúvidas dos estudantes.
Software
Excel
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sem restrições.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação no exame (a ser realizado à distância) no caso de esta ser inferior ou igual a 17. No caso da classificação no exame final ser maior ou igual a 17.5 poderá eventualmente ser realizada uma prova complementar, oral ou escrita, em data a combinar com os estudantes. Neste caso, a classificação final será 17, 18, 19 ou 20 valores e só dependerá do resultado da prova complementar.
Observações
Júri:
Helena Mena Matos
Teresa Mendonça