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Enoturismo em épocas festivas

Código: VIT4014     Sigla: VIT4014     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Turismo

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Vinho, Turismo e Inovação - Enoturismo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
WINTOUR 24 Plano Oficial do ano letivo 2017 2 - 6 49 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os estudantes deverão adquirir conhecimentos sobre as perspetivas do consumidor face ao sistema: vinho, garrafa, rótulo e sistema de selagem. recorrendo a diferentes técnicas de perfil sensorial livre, englobando a avaliação do perfil emocional

Os estudantes deverão adquirir conhecimentos sobre estratégias de vendas e marketing aplicadas à promoção dos vinhos e de eventos em épocas festivas.

Os estudantes deverão adquirir experiência prática sobre a promoção de vinhos, com a realização de um estágio de Natal.

Resultados de aprendizagem e competências

Todos os grandes tópicos do programa permitirão a aquisição de conhecimentos e contribuirão para a compreensão do comsumidor e das estratégias de venda em épocas festivas, bem como das formas de apresentação/comercialização dos vinhos, com vista à maximização da experiência de consumo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) Perspetivas gerais sobre os determinantes do consumo alimentar e do consumo de vinho.

2) Perfis sensoriais e emocionais percebidos pelos consumidores relativas aos diferentes sistemas de vinho, garrafa, rótulo e encerramento: aplicação de perfis livres e de metodologias indiretas

3) Perspectivas do consumidor face ao sistema: vinho, garrafa, rótulo e sistema de fecho

4) Marketing e  Estratégias de vendas applicadas no Natal e outras épocas festivas (estes tópicos serão apresentados com a participação de um conjunto de palestrantes convidados diretamente envolvidos no setor).

5) Estágio durante a época natalícia (02 a 22 de dezembro).

Bibliografia Obrigatória

Varela,P., Ares, G.; Novel Techniques in Sensory Characterization and Consumer Profiling, CRC press, 2014

Bibliografia Complementar

Spencer, C., Piqueras-Fiszman, B. ; The Perfect Meal: The Multisensory Science of Food and Dining, Wiley Blackwell, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas e aulas práticas laboratorias de prova de vinhos com construção de perfis sensoriais e emocionais associados ao sistema garrafa, rolha, rótulo. por recurso a técnicas expeditas variadas.
As aulas do tópico 4 incluirão a participação de especialistas nas áreas do marketing e das vendas.
Estágio de curta duração em empresa do sector

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 36,00
Realização de Estágio 75,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todas as aulas são de carácter obrigatória

Obrigatoriedade de realização do estágio de Natal

Obrigatória a apresentação do ensaio individual e dos relatórios de estágio, das visitas e das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

50% classificação do exame final, com classificação mínima de 8,0 valores

20 % classificação do estágio de Natal (composta por relatório e avaliação da Instituição de acolhimento)

15 % ensaio individual sobre a relevância do vinho em ocasiões festivas, no país de origem do estudante

15% relatórios de trabalhos experimentais e das visitas de estudo

Trabalho de estágio/projeto

Estágio de Natal a decorrer de 2 a 22 de Dezembro

(duração mínima de 15 dias de trabalho, com um mínimo de 5 horas por dia)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Apenas à componente de exame

Observações

No seguimento do Despacho Reitoral GR.06/12/2017, Artigo 12.º, alínea e), informa-se que os estudantes não estão autorizados a captar imagens ou som das atividades lectivas.

No caso particular das visitas de estudo, deverá ser previamente solicitada a autorização para a captação de imagens ou de som.
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