Código: | CC3013 | Sigla: | CC3013 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2230 |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 21 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:M | 4 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 3 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
MI:ERS | 26 | Plano Oficial desde ano letivo 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 |
O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.
O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.
O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.
É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:
* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.
* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.
* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.
* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.
* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.
É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:
* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.
* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.
* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.
* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.
* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.
* Princípios Fundamentais de Multimédia: Definições, formatos e standards, compressão de dados, técnicas e armazenamento, Networking
* Sistema Interactivo de Multimédia: Usabilidade, Interface de Usuário, Tipo de média: estático e dinâmico, navegação baseada no conteúdo, sistemas multimédia distribuídos, recuperação de informação multimédia
* Área de Aplicação de Multimédia: Arte, Educação, Entretinimento, Publicidade, Medicina, Engenharia, Negócio, Investigação Científica
* Tecnologia de Multimédia: realidade virtual, realidade aumentada, televisão interactiva, efeitos especiais, captura de movimentos, dispositivos móveis
As metodologias de ensino aplicadas são coerentes com os objectivos de aprendizagem enumerados porque:
*A teoria permite uma introdução e explicação detalhada e adequada ao conceito descrito no programa, nomeadamente os princípios de computação gráfica, algoritmos e todos os principais componentes do pipeline gráfico, sempre suportado por exemplos ilustrativos actualizados.
*Os laboratórios permitem ao aluno consolidar os conhecimentos adquiridos e ter experiência num tópico concreto dentro da área de sistema de multimédia, utilizando linguagens de programação tal como C++. Java, Pyhton e APIs como OpenGL
*A apresentação do artigo dá a possibilidade ao aluno de adquirir experiência de como compreender os tópicos avançados relacionado com o programa apresentado. Irá também ajuda o aluno criar uma apresentação e preparar um debate com o resto da turma.
*O projecto permite o aluno compilar todos os conceitos adquiridos numa só aplicação, preparando um artigo e apresentação, que poderá ajudar na compreensão da importância de cada componentes de um projecto de multimédia.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 45,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 124,00 |
a) Assignment 1: State of the art paper/article presentation 25%
b) Assignment 2: Multimedia project 70% (report is 45%, presentation is 25%)
c) Assignment 3: Blind paper review 5%