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Estruturas Discretas

Código: CC1001     Sigla: CC1001     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 66 Plano de estudos a partir de 2014 1 - 6 56 162
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 8 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 100 Plano Oficial desde ano letivo 2014 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência desta disciplina deve desenvolver as seguintes aptidões:

  • Capacidade de trabalhar com notação matemática e com os principais conceitos de matemática discreta;
  • Construir e compreender provas matemáticas;
  • Utilizar conceitos matemáticos para formalisar e resolver problemas comuns em Ciência de Computadores/Informática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Teoria de conjuntos: conjuntos e subconjuntos, operações de conjuntos, diagramas de Venn.

  2. Indução matemática: indução matemática, definições por recursão.

  3. Tópicos elementares de lógica: cálculo proposicional, equivalência lógica, regras de inferência, breve introdução ao cálculo de predicados.

  4. Números inteiros: o algoritmo da divisão, números primos, máximos divisor comum e algoritmo de euclides, o teorema fundamental da aritmética.

  5. Tópicos elementares de álgebra: aneis e aritmética modular, álgebra booleana.

  6. Relações: Produtos cartesianos e relações, propriedades de relações, funções, representações computacionais de relações, ordens parciais, relações de equivalência e partições.

  7. Contagem: somas e productos, permutações, combinações, coeficientes binomiais.

  8. Grafos: definições e exemplos, subgrafos, grafos complementares e grafos isomorfos, graus de vérices, grafos planares, caminhos e ciclos hamiltonianos.

Bibliografia Obrigatória

Makinson David 1941-; Sets, logic and maths for computing. ISBN: 978-1-84628-844-9
Grimaldi Ralph P.; Discrete and combinatorial mathematics. ISBN: 978-0-201-54983-6 hbk
Kenneth H. Rosen; Discrete Mathematics and its Applications, McGraw-Hill, Inc.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição dos conteúdos programático assim como de exemplos e casos de estudo. Aulas práticas de resolução de exercícios propostos semanalmente.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste intercalar (50% de peso na nota final).
Exame final (50% de peso na nota final).
Sendo TI a classificação obtida  no teste intercalar e EF a
classificação obtida no exame final, então a nota final é dada por:
F = TI*(0.5) + EF*(0.5)
TI,EF >= 6 e F >= 9.5
Não obterão aprovação na avaliação distribuída, os alunos que não obtiverem um mínimo de 6 valores (em 20), em ambos os testes e um mínimo de 9.5 valores de nota final.
Para os alunos que não obtiverem aprovação, haverá um exame de recurso. O exame de recurso terá duas componentes (claramente indicadas) correspondendo aos tópicos avaliados no teste e no exame final respectivamente, permitindo dois cenários possíveis de determinação da nota final:

  • os alunos podem responder às duas componentes do exame, sendo nesse caso a nota final determinada exclusivamente pela nota do exame (opção obrigatória para os alunos que não tenham obtido uma nota mínima no primeiro teste);
  • os alunos podem responder apenas a uma componente do exame, sendo a nota determinada pela média aritmética da classificação obtida nesta componente no exame de recurso e a classificação obtida na outra componente anteriormente (no teste intercalar ou no exame final), desde que ambas as classificações sejam de pelo menos 6 valores.

Melhoria de classificação

Exame de melhoria cotado para 20.

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