Estruturas Discretas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
Resultados de aprendizagem e competências
A frequência desta disciplina deve desenvolver as seguintes aptidões:
- Capacidade de trabalhar com notação matemática e com os principais conceitos de matemática discreta;
- Construir e compreender provas matemáticas;
- Utilizar conceitos matemáticos para formalisar e resolver problemas comuns em Ciência de Computadores/Informática.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Teoria de conjuntos: conjuntos e subconjuntos, operações de conjuntos, diagramas de Venn.
- Indução matemática: indução matemática, definições por recursão.
- Tópicos elementares de lógica: cálculo proposicional, equivalência lógica, regras de inferência, breve introdução ao cálculo de predicados.
- Números inteiros: o algoritmo da divisão, números primos, máximos divisor comum e algoritmo de euclides, o teorema fundamental da aritmética.
- Tópicos elementares de álgebra: aneis e aritmética modular, álgebra booleana.
- Relações: Produtos cartesianos e relações, propriedades de relações, funções, representações computacionais de relações, ordens parciais, relações de equivalência e partições.
- Contagem: somas e productos, permutações, combinações, coeficientes binomiais.
- Grafos: definições e exemplos, subgrafos, grafos complementares e grafos isomorfos, graus de vérices, grafos planares, caminhos e ciclos hamiltonianos.
Bibliografia Obrigatória
Makinson David 1941-;
Sets, logic and maths for computing. ISBN: 978-1-84628-844-9
Grimaldi Ralph P.;
Discrete and combinatorial mathematics. ISBN: 978-0-201-54983-6 hbk
Kenneth H. Rosen; Discrete Mathematics and its Applications, McGraw-Hill, Inc.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição dos conteúdos programático assim como de exemplos e casos de estudo. Aulas práticas de resolução de exercícios propostos semanalmente.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste intercalar (50% de peso na nota final).
Exame final (50% de peso na nota final).
Sendo TI a classificação obtida no teste intercalar e EF a
classificação obtida no exame final, então a nota final é dada por:
F = TI*(0.5) + EF*(0.5)
TI,EF >= 6 e F >= 9.5
Não obterão aprovação na avaliação distribuída, os alunos que não obtiverem um mínimo de 6 valores (em 20), em ambos os testes e um mínimo de 9.5 valores de nota final.
Para os alunos que não obtiverem aprovação, haverá um exame de recurso. O exame de recurso terá duas componentes (claramente indicadas) correspondendo aos tópicos avaliados no teste e no exame final respectivamente, permitindo dois cenários possíveis de determinação da nota final:
- os alunos podem responder às duas componentes do exame, sendo nesse caso a nota final determinada exclusivamente pela nota do exame (opção obrigatória para os alunos que não tenham obtido uma nota mínima no primeiro teste);
- os alunos podem responder apenas a uma componente do exame, sendo a nota determinada pela média aritmética da classificação obtida nesta componente no exame de recurso e a classificação obtida na outra componente anteriormente (no teste intercalar ou no exame final), desde que ambas as classificações sejam de pelo menos 6 valores.
Melhoria de classificação
Exame de melhoria cotado para 20.