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Laboratório de Física II

Código: FIS2004     Sigla: FIS2004     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 48 162
3
L:F 52 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 48 162
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162
MI:EF 49 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

Competência de execução experimental. Conhecimento dos princípios de funcionamento e utilização de instrumentos científicos. Capacidade de modelização e análise de resultados experimentais. Elaboração e escrita de relatórios de atividades experimentais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Trabalhos práticos possíveis:
Série A
1. Circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
2. Circuitos com Díodos
3. Filtro RLC
4. Circuitos LC acoplados capacitivamente
5. Circuitos monoestável e multivibrador
6. OPAMP: montagens inversora, não-inversora e circuito diferenciador
7. Características Ic(Vce; Ib) de um transístor npn
8. Amplificador AC com transistor

Série B
1. Ressonâncias acústicas em tubos
2. Radiação térmica
3. Propagação de sinais num cabo coaxial
4. Momento magnético de espiras circulares
5. Determinação de módulos elásticos num material pelo método as vibrações de uma barra encastrada e pelo pêndulo de torsão
6. Determinação do coeficiente de viscosidade da água pela lei de Poiseuille
7. Indução magnética
8. Estudo do campo magnético criado por uma espira utilizando uma técnica de deteção síncrona
9. determinação de uma indutância e uma indutância mutua com a ponte de Anderson

Bibliografia Obrigatória

Laboratório de Fisica II, 2012 (Notas da disciplina)
Vários; Apontamentos da disciplina de Laboratórios de Física II

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Acompanhamento na execução dos trabalhos experimentais. Verificação semanal da preparação dos trabalhos e da análise dos resultados obtidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas
Trabalho laboratorial 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação em 3/4 das aulas previstas.
Realização de 3/4 dos trabalhos da Série A.
Realização de 3/4 dos trabalhos da Série B.
Apresentação de um caderno laboratorial (Logbook) contendo a preparação, registo e análise de pelo menos 3/4 dos trabalhos da Série A e 3/4 dos trabalhos da Série B.
Apresentação de um relatório escrito de um trabalho da Série A e um outro da Série B, ambos a indicar pelo docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: 15%
Avaliação dos relatórios: 15%
Avaliação do caderno laboratorial (Logbook): 30%
Exame laboratorial: 40%
Para obtenção de aprovação, todos os quatro itens têm que ter uma classificação igual ou superior a 8.0/20

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como todas as componentes de avaliação exigem a realização de trabalho laboratorial, recomenda-se a todos os alunos nesta situação que contactem com os docentes de forma a possibilitar a realização da componente prática num horário flexível, utilizando o tempo de atendimento de alunos dos docentes.

Melhoria de classificação

Dada a natureza laboratorial da Unidade Curricular, só é considerada para obtenção de melhoria da classificação a componente correspondente ao exame laboratorial (realização experimental e questões), na época de recurso do mesmo ano letivo.

As outras componentes de avaliação só poderão ser objeto de melhoria no ano letivo seguinte, nos termos da alínea b do número 2 do artigo 12º do “Regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes” da FCUP, através de nova frequência à Unidade Curricular. Esta inscrição é feita no início do ano letivo e contabilizada no máximo de créditos em que o estudante se pode inscrever.

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