Código: | AST4008 | Sigla: | AST4008 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Astronomia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Astronomia e Astrofísica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:AST | 9 | Plano de Estudos oficial desde_2013/14 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:F | 10 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
O objectivo geral da disciplina é o de desenvolver nos alunos o interesse pela Cosmologia, comunicando-lhes de uma forma coerente tanto os conceitos básicos como alguns dos desenvolvimentos mais recentes desta área.
Após a frequência na disciplina de Cosmologia os alunos deverão ser capazes de: compreender as hipóteses fundamentais que estão na base do modelo cosmológico padrão; deduzir as equações que descrevem a dinâmica do Universo; fundamentar a evidência observacional do modelo cosmologico padrão; compreender os sucessos e limitações do modelo cosmologico padrão; compreender os processos termodinâmicos mais relevantes em cosmologia, em particular a recombinação e a nucleossíntese primordial; descrever os constrangimentos observacionais aos parâmetros cosmológicos e as respectivas consequências para a evolução do Universo; compreender a relevância de campos escalares em cosmologia, em particular na resolução de alguns dos problemas do modelo cosmológico padrão; compreender a evolução linear e não linear de fluctuacões de densidade de matéria em diferentes eras e escalas; compreender os mecanismos responsáveis pelas anisotropias da radiação cósmica de fundo e a sua relação com a estrutura de larga escala do Universo; descrever a evidência observacional para a existência de matéria e energia escura. Esta disciplina pretende também desenvolver um conjunto vasto de competências complementares em diversas areas, como sejam a organização pessoal e inter-pessoal, a comunicação escrita e oral, a cultura em Física e Astronomia, a procura e seleção de bibliografia e a escrita de artigos científicos.
1. Introdução
1.1 Conceitos básicos de Astronomia
1.2 Observações relevantes para a Cosmologia
1.3 Revisão de conceitos em Relatividade Restrita e Geral
2. O Universo em expansão
2.1 Princípio Cosmológico
2.2 Métrica de Friedmann-Robertson-Walker
2.3 Desvio cosmológico para o vermelho
2.4 Velocidades peculiares
2.5 Equação de estado
3. Cosmologia Relativista
3.1 Equação de Friedmann: dedução e soluções
3.2 Horizontes cosmológicos e a idade do Universo
3.3 Distâncias cosmológicas: angular e de luminosidade
4. Universo primordial
4.1 Cronologia
4.2 Partículas em equilíbrio térmico
4.3 Entropia
4.4 Desacoplamento de partículas relativistas e não-relativistas
4.5 Nucleossíntese primordial
4.6 Radiação cósmica de fundo de microondas
5. Inflação
5.1 Problemas do modelo cosmológico padrão
5.2 Modelos inflacionários
6. Formação de estrutura em larga escala no Universo
6.1 Evolução linear de perturbações de densidade
6.2 Funções de transferência
6.3 Evolução não-linear de perturbações de densidade
6.4 Descrição estatística de campos de densidade e velocidade
6.5 Caracterização observacional da estrutura em larga escala: distribuição de galáxias; propriedades do meio intergaláctico; efeito de lente gravitacional.
6.6 Anisotropias na temperatura e polarização da radiação cósmica de fundo de microondas
6.7 Estimação observacional de parâmetros cosmológicos: métodos gerais; oscilações acústicas bariónicas e propriedades dos enxames de galáxias.
As aulas são de índole teórico-prática, em que os conteúdos que fazem parte do programa são explicados e a sua aplicação exemplificada.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 42,00 |
A avaliação na unidade curricular de Cosmologia é composta por um exame final. A classificação final nesta unidade curricular será igual à classificação obtida no exame.
A melhoria da classificação final só é passível de ser feita através da melhoria da classificação obtida no exame final.