Código: | BIOL3019 | Sigla: | BIOL3019 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 16 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
O objetivo básico do curso centra-se no estudo dos princípios da nutrição mineral das plantas superiores. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos fundamentais sobre os nutrientes vegetais no que se refere, nomeadamente, ao mecanismo de absorção, mobilidade, função e sintomatologia de carência e de toxicidade. É também objetivo fornecer conhecimentos sobre as disponibilidades dos nutrientes para a planta, transformações sofridas e balanço de entradas e saídas do sistema solo-planta, de que dependem a reação do solo, os riscos de salinização bem como o nível de nutrientes essenciais às plantas.
Após conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Reconhecer quais os nutrientes minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, sua função e mobilidade
- Explicar o transporte a curta- e longa distância dos elementos minerais e as interrelações fonte-recebedor
- Reconhecer os principais sintomas de carência e toxicidade dos nutrientes essenciais
- Entender como as raízes das plantas adquirem os nutrientes minerais do solo e como podem modificar as propriedades químicas dos solo na interface solo-raiz.
- Mostrar conhecimentos sobre os efeitos da nutrição na produção vegetal e qualidade das plantas
Programa teórico
• Definição e classificação dos nutrientes
• Relações solo-planta: o solo como meio nutriente
• Disponibilidade e movimento dos nutrientes no solo
• Efeito de fatores externos e internos no crescimento e desenvolvimento radicular
• Química e biologia da rizosfera em relação à nutrição das plantas
• Absorção, assimilação e transporte dos nutrientes
• Macronutrientes e micronutrientes nas plantas: função e sintomatologia de carência e toxicidade
• Nutrientes e produção vegetal
• Aplicação de fertilizantes
Programa das aulas práticas
Amostragem e preparação de amostras do solo; Propriedades físicas do solo; Reação do solo; Determinação de matéria orgânica do solo; Avaliações sintomatológica e bioquímica das deficiências nutricionais em azoto e em fósforo; Fixação biológica do azoto; Variação do pH da rizosfera em consequência da fonte azotada fornecida.
Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas serão maioritariamente expositivas, embora nas aulas teóricas seja incentivada a participação dos alunos através de uma componente de discussão. A apresentação da matéria será acompanhada pela projeção de imagens e esquemas que ilustrem convenientemente a exposição oral. O acompanhamento da matéria lecionada nas aulas teóricas deverá ser feito através da consulta de bibliografia: livros de texto, websites e artigos científicos. Em relação às aulas práticas será fornecido aos alunos, um “Guia de apoio aos trabalhos práticos” contendo os procedimentos experimentais e no qual estarão também incluídos o programa e a calendarização das respetivas aulas. As aulas práticas são de frequência obrigatória.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Um estudante obtém frequência se:
1. Tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025).
Aulas práticas de frequência obrigatória. Número máximo de faltas: 3 faltas. Pode ser concedida dispensa de aulas teóricas e práticas aos estudantes que tenham tido frequência válida nos 2 anos letivos anteriores.
Os estudantes podem optar por serem avaliados por um dos seguintes métodos:
Exame final 1) ou frequências 2)
1) Exame final
- 1 exame teórico (T) - 20 valores
- 1 exame teórico-prático (TP) – 20 valores
- exigência de nota mínima em cada uma das provas 8,0 valores
- Nota Final – (2T+ 1TP)/3
2) Frequências
- 2 frequências teóricas (1ª F, 2ª F)– cada 20 valores
- 1 exame teórico-prático (TP) – 20 valores
- exigência de nota mínima em cada uma das provas 8,0 valores
- Nota Componente Teórica: 1ª F + 2ª F / 2 = nota teórica (T)
- Nota Final – (2T+ 1TP)/3
Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.
Não há precedências.