Código: | BIOL3004 | Sigla: | BIOL3004 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 45 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Obtenção de conhecimentos biológicos básicos nesta área de actividade bem como das espécies de água doce e marinha produzidos em Portugal. Obtenção das competências necessárias para a gestão biológica de uma unidade de aquacultura.
Obtenção de conhecimentos biológicos básicos para a produção de espécies de água doce e marinhas.
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I. INTRODUÇÃO - Definição de aquacultura. - Estabelecimento da aquacultura a nível mundial. - Estabelecimento da aquacultura na Europa e em Portugal. - Aquacultura extensiva, semi-intensiva e intensiva. II. FACTORES AMBIENTAIS - Temperatura: efeitos directos e indirectos deste factor sobre os peixes. - Oxigénio dissolvido: variação da concentração deste factor com a temperatura, a pressão, a salinidade, a altitude e a actividade metabólica dos peixes; referência à acção dinâmica específica; peixes de respiração branquial obrigatória e facultativa. - pH: referência a águas com pH ácido e alcalino e seus efeitos nos peixes. - Matérias em suspensão: seus efeitos nos peixes e nos ovos; - Amónia, NH3 e NH4; toxicidade; variação da toxicidade com o pH, a temperatura e a actividade metabólica dos peixes. Referência aos filtros em sistemas fechados. - Anidrido carbónico: efeito deste factor nos peixes - nefrocalcinose. - Luz: estrutura do aparelho visual dos peixes; tipos de visão dos peixes, influência do fotoperíodo nos peixes. - Salinidade: sua determinação. Espécies eurihalinas e estenohalinas. - Dureza: sua definição. III. CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE ESPÉCIES - Atendendo a critérios biológicos. Grau de tecnologia alcançado, controle do ciclo de vida, espécies indígenas existentes na região, tipo de alimentação, possibilidade de postura induzida. Referência à alimentação larvar de peixes marinhos (microalgas, rotíferos, Artemia e copépodes). - Atendendo ao mercado: preço de comercialização (referência à lei da oferta e da procura) -Pesquisa de mercado (hábitos alimentares dos consumidores, tipo de consumidor a que o produto se destina). - Atendendo à situação geográfica: importância dos factores ambientais. IV. CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE LOCAIS A - CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE LOCAIS EM TERRA - Preço do terreno. -Disponibilidade de água: quantidade e qualidade; métodos de determinação do caudal disponível: medições directas do volume, - Topografia do terreno. - Qualidade e quantidade de água disponível. - Solo: granulimetria, porosidade e permeabilidade. Matéria orgânica presente nos sedimentos. - Acessibilidade do local. - Vias de comunicação. B - CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE LOCAIS NO MEIO AQUÁTICO - Velocidade e direcção dos ventos: rosa dos ventos. - Ondulação: características das ondas, modo de formação. Referência ao "fetch". - Batimetria: linhas isométricas. - Correntes. V- SISTEMAS DE PRODUÇÃO Descrição dos diversos tipos de sistemas utilizados em aquacultura: vantagens e inconvenientes de cada tipo de sistema. - Tanques de terra batida ("ponds"): construção (diques secundários, diques primários e comportas). Referência a doença do rodopio em salmonídeos provocada pelo Myxobolus cerebralis. - Tanques de cimento: tanques circulares, quadrados e rectangulares. - "Raceways". - Silos. - Jangadas flutuantes: materiais, formas, tamanhos. Culmatação das redes. Jangadas tipo ("off-shore"). -Gaiolas submersíveis. - "Enclosures". -Lanternas, cordas (culturas em linha longa e em jangadas com cordas) e cultura em estacas. - Unidades de reprodução e incubação de ovos ("hatcheries") para peixes de água doce e salgada. V. PRINCIPAIS ESPÉCIES COM INTERESSE EM AQUACULTURA - Caracterização das principais espécies com interesse em aquacultura: caracterização biológica e ambiental, ciclo de vida, técnicas de cultura, alimentação e principais problemas de produção. - Referência à situação da cultura de cada uma das espécies em Portugal: número de unidades de produção existentes e respectiva produção nacional. - Peixes de Água Doce: truta arco-íris e enguia - Peixes Marinhos: moluscos bivalves (ostra, amêijoa e mexilhão) e peixes (robalo, dourada e rodovalho).
Aulas teóricas e aulas práticas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Exame Final Teórico e Teórico Prático. Obrigatória a presença nas aulas práticas. O estudante não pode faltar a mais de 1/4 do número previsto de aulas práticas. Exceptuam-se os estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados do cumprimento da assiduidade. O estudante que obteve frequência à Unidade Curricular (UC) no ano lectivo anterior pode solicitar dispensa de frequência das aulas práticas por escrito, no início do ano lectivo, ao Coordenador da UC.
Exame Final: Parte Teórica (14/20) + Parte Teórico-Prática (6/20).São aprovados os alunos que obtiverem classificação igual ou superior a 9,5 valores no exame.
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Realização de Exame Final na época legalmente definida para o efeito. Exame Final: Parte Teórica (14/20) + Parte Teórico-Prática (6/20). São aprovados os alunos que obtiverem classificação igual ou superior a 9,5 valores no exame final.
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