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Aquacultura

Código: BIOL3004     Sigla: BIOL3004     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 45 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-07-20.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Obtenção de conhecimentos biológicos básicos nesta área de actividade bem como das espécies de água doce e marinha produzidos em Portugal. Obtenção das competências necessárias para a gestão biológica de uma unidade de aquacultura.

Resultados de aprendizagem e competências

Obtenção de conhecimentos biológicos básicos para a produção de espécies de água doce e marinhas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-

Programa

I. INTRODUÇÃO - Definição de aquacultura. - Estabelecimento da aquacultura a nível mundial. - Estabelecimento da aquacultura na Europa e em Portugal. - Aquacultura extensiva, semi-intensiva e intensiva. II. FACTORES AMBIENTAIS - Temperatura: efeitos directos e indirectos deste factor sobre os peixes. - Oxigénio dissolvido: variação da concentração deste factor com a temperatura, a pressão, a salinidade, a altitude e a actividade metabólica dos peixes; referência à acção dinâmica específica; peixes de respiração branquial obrigatória e facultativa. - pH: referência a águas com pH ácido e alcalino e seus efeitos nos peixes. - Matérias em suspensão: seus efeitos nos peixes e nos ovos; - Amónia, NH3 e NH4; toxicidade; variação da toxicidade com o pH, a temperatura e a actividade metabólica dos peixes. Referência aos filtros em sistemas fechados. - Anidrido carbónico: efeito deste factor nos peixes - nefrocalcinose. - Luz: estrutura do aparelho visual dos peixes; tipos de visão dos peixes, influência do fotoperíodo nos peixes. - Salinidade: sua determinação. Espécies eurihalinas e estenohalinas. - Dureza: sua definição. III. CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE ESPÉCIES - Atendendo a critérios biológicos. Grau de tecnologia alcançado, controle do ciclo de vida, espécies indígenas existentes na região, tipo de alimentação, possibilidade de postura induzida. Referência à alimentação larvar de peixes marinhos (microalgas, rotíferos, Artemia e copépodes). - Atendendo ao mercado: preço de comercialização (referência à lei da oferta e da procura) -Pesquisa de mercado (hábitos alimentares dos consumidores, tipo de consumidor a que o produto se destina). - Atendendo à situação geográfica: importância dos factores ambientais. IV. CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE LOCAIS A - CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE LOCAIS EM TERRA - Preço do terreno. -Disponibilidade de água: quantidade e qualidade; métodos de determinação do caudal disponível: medições directas do volume, - Topografia do terreno. - Qualidade e quantidade de água disponível. - Solo: granulimetria, porosidade e permeabilidade. Matéria orgânica presente nos sedimentos. - Acessibilidade do local. - Vias de comunicação. B - CRITÉRIOS PARA A SELECÇÃO DE LOCAIS NO MEIO AQUÁTICO - Velocidade e direcção dos ventos: rosa dos ventos. - Ondulação: características das ondas, modo de formação. Referência ao "fetch". - Batimetria: linhas isométricas. - Correntes. V- SISTEMAS DE PRODUÇÃO Descrição dos diversos tipos de sistemas utilizados em aquacultura: vantagens e inconvenientes de cada tipo de sistema. - Tanques de terra batida ("ponds"): construção (diques secundários, diques primários e comportas). Referência a doença do rodopio em salmonídeos provocada pelo Myxobolus cerebralis. - Tanques de cimento: tanques circulares, quadrados e rectangulares. - "Raceways". - Silos. - Jangadas flutuantes: materiais, formas, tamanhos. Culmatação das redes. Jangadas tipo ("off-shore"). -Gaiolas submersíveis. - "Enclosures". -Lanternas, cordas (culturas em linha longa e em jangadas com cordas) e cultura em estacas. - Unidades de reprodução e incubação de ovos ("hatcheries") para peixes de água doce e salgada. V. PRINCIPAIS ESPÉCIES COM INTERESSE EM AQUACULTURA - Caracterização das principais espécies com interesse em aquacultura: caracterização biológica e ambiental, ciclo de vida, técnicas de cultura, alimentação e principais problemas de produção. - Referência à situação da cultura de cada uma das espécies em Portugal: número de unidades de produção existentes e respectiva produção nacional. - Peixes de Água Doce: truta arco-íris e enguia - Peixes Marinhos: moluscos bivalves (ostra, amêijoa e mexilhão) e peixes (robalo, dourada e rodovalho).

Bibliografia Obrigatória

Lucas & Southgate; Aquaculture. Farming Aquatic Animals and Plants
Pillay; Aquaculture. Principles and Practices
Landau; Introduction to Aquaculture
Stickney; Aquaculture . An introductory Text
Pillay & Kutty; Aquaculture. Principles and Practices
Barnabé; Aquaculture. Volume I & II

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e aulas práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Exame Final Teórico e Teórico Prático. Obrigatória a presença nas aulas práticas. O estudante não pode faltar a mais de 1/4 do número previsto de aulas práticas. Exceptuam-se os estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados do cumprimento da assiduidade. O estudante que obteve frequência à Unidade Curricular (UC) no ano lectivo anterior pode solicitar dispensa de frequência das aulas práticas por escrito, no início do ano lectivo, ao Coordenador da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final: Parte Teórica (14/20) + Parte Teórico-Prática (6/20).São aprovados os alunos que obtiverem classificação igual ou superior a 9,5 valores no exame.

Provas e trabalhos especiais

-

Trabalho de estágio/projeto

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

Realização de Exame Final na época legalmente definida para o efeito. Exame Final: Parte Teórica (14/20) + Parte Teórico-Prática (6/20). São aprovados os alunos que obtiverem classificação igual ou superior a 9,5 valores no exame final.

Observações

-

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