Código: | BIOL2003 | Sigla: | BIOL2003 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 258 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:M | 9 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
NA
NPrograma teórico 1.Características gerais, diversidade e classificação dos Primatas 1.1.Características gerais dos Primatas 1.2. Diversidade dos Primatas 1.3.Classificação dos Primatas 2. Evolução Humana 2.1 Evidência fóssil 2.2 Evidência molecular 3. Diversidade biológica de populações humanas actuais 3.1. Diversidade genética 3.2. Diversidade morfológica 3.3. Diversidade de contextos ecológicos Programa prático 1. Osteologia humana 1.1. Anatomia 1.2. Craniometria 2. Inferência filogenética com base em evidência molecular 2.1. Comparação de sequências aminoacídicas e nucleotídicas. Relógio molecular 2.2. Métodos de agrupamento 3. Diversidade genética em populações humanas 3.1. Polimorfismos genéticos simples 3.2. Medidas de distância genética
Aulas teóricas: exposição formal da matéria intercalada com períodos abertos à discussão Aulas práticas: participadas à volta da resolução de problemas
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 48,00 |
Frequência obrigatória a 2/3 das aulas práticas dadas
Avaliação por exame final constituído por prova teórica (12 valores) e prova teórico-prática (8 valores)
Não previstos
Recorrendo a épocas de exames subsequente, de acordo com normas em vigor
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA CAVALLI-SFORZA, L,F; MENOZZI, P; PIAZZA, A (1994) The history and geography of human genes. Princeton University Press. COOPER ND, KEHRER-SAWATZKI H (eds) (2008) Handbook of Human Molecular Evolution. John Wiley & Sons. HARRISON, GA, TANNER JM, PILBEAM DR, BAKER PT (1999) Human Biology. An introduction to human evolution, variation, growth, and adaptability. Oxford University Press JOBLING MA, HURLES ME, TYLER-SMITH C (2004) Human evolutionary genetics. Origin, people and disease. Garland Science JONES, S; MARTIN, R; PILBEAN, D (eds) (1992)The Cambridge encyclopedia of human evolution. Cambridge University Press LEWIN R (1993) The origin of modern humans. Scientific American Library. LI, WH; GRAUER, D (1991) Fundamentals of molecular evolution. Sinauer Associates, Inc. RELETHFORD JH (2003) The human species. An introdution to Biological Anthropology. McGraw-Hill Companies TATTERSALL I (1998) Becoming Human. Oxford University Press