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Laboratório de Química Analítica

Código: Q2005     Sigla: Q2005     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 28 81
L:M 4 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:Q 36 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Maia Rodrigues Regente
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 3 6,00
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida 4,00
José António Maia Rodrigues 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-02-10.

Campos alterados: Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espetrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de trabalho laboratorial na execução de ensaios analíticos, registo sistemático de processos e procedimentos, interpretação de resultados experimentais, sua avaliação crítica e capacidade de decisão. Capacidades de comunicação de resultados analíticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Execução de metodologias de análise quantitativa que estimulem a aplicação e a integração prática dos conhecimentos das unidades curriculares de Química Analítica: análise volumétrica, separação heterogénea . Aplicação das técnicas potenciométricas e exploração da espectrofotometria de UV/VIS. 

Bibliografia Obrigatória

JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES E PAULO ALMEIDA; TRABALHOS PRÁTICOS LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA – Q234

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino Laboratorial através da execução de actividades experimentais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação envolverá três níveis: - Desempenho experimental – esta avaliação será efectuada com base no desempenho experimental, preparação prévia dos trabalhos e notas dos relatórios nas actividades propostas durante as aulas laboratoriais. - Prova prática - todos os alunos irão realizar uma provas práticas que será individual e realizada, do conjunto de trabalhos laboratoriais. A realização desta prova prática é obrigatória. - Exame escrito – Exame a ser realizado na época de exames. A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho experimental durante as aulas – 40%; b) Prova prática – 20  % c) Exame escrito – 40%. Serão excluídos de exame escrito final os alunos que não preencham as seguintes condições: - Nota de avaliação do desempenho experimental superior ou igual a 9,5 valores; - Nota da prova prática superior ou igual a  9,5 valores. Serão reprovados os alunos cuja nota no exame escrito seja inferior a 5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho experimental durante as aulas – 40%; b) Prova prática – 20  % c) Exame escrito – 40%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras emanadas do Conselho Pedagógico da FCUP.

Melhoria de classificação

Pode ser feita melhoria do elemento de avaliação "exame escrito".

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