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Programação I

Código: CC1015     Sigla: CC1015     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~pbv/aulas/programacaoI
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:M 77 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.

Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.

Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, o(a) aluno(a) deve ser capaz de:

1. simular a execução passo-a-passo de programas simples;

2. escrever programas para resolver problemas simples (exemplos: cálculo numérico, processamento de texto);

3. decompor problemas em sub-tarefas passíveis de implementação como sub-programas re-utilizáveis;

4. testar e corrigir erros em programas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. Breve introdução aos computadores.
2. Variáveis, expressões, instruções.
3. Ferramentas essenciais; utilização de bibliotecas.
4. Módulos e documentação.
5. Funções
6. Condições, decisões e seleção.
7. Iteração.
8. Sequências de carateres (strings).
9. Listas
10. Dicionários
11. Recursão

Bibliografia Obrigatória

Peter Wentworth, Jeffrey Elkner, Allen B. Downey, and Chris Meyers; How to Think Like a Computer Scientist, n/a, 2012. ISBN: n/a ((disponível na Internet em http://openbookproject.net/thinkcs/python/english3e))
Brad Miller and David Ranum; Learning with Python: Interactive Edition (Disponível na Internet em: http://thinkcspy.appspot.com/)

Bibliografia Complementar

Allen B. Downey; Think Python (Disponível na Internet em: http://www.greenteapress.com/thinkpython/thinkpython.html)
H. M. Deitel, P. J. Deitel, J. P. Liperi, B. A. Wiedermann;; Python: How to Program ((Recomendado para estudo de tópicos mais avançados).)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica.
Análise de programas em aulas teorico-práticas.
Aulas práticas para resolução de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 0,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória às aulas práticas (conforme o regulamento da Universidade do Porto).
Resolução de pelo menos metade dos problemas propostos nessas aulas (com correção automática).

Fórmula de cálculo da classificação final

75% * Nota do exame final  + 25% * Nota de teste

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