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Bases de Dados

Código: CC2005     Sigla: CC2005     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~fds/aulas/BD/1617/
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 59 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
L:M 5 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 7 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 104 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir as competências seguintes:

Saber:

  • Caracterizar um sistema de gestão de base de dados;
  • Conhecer os modelos ER/EER e modelo relacional de dados;
  • Álgebra e cálculo relacional como linguagens formais de manipulação de bases de dados relacionais;
  • Os fundamentos da linguagem SQL, como linguagem de definição e manipulação de dados;
  • Regras de normalização de bases de dados com base em dependências funcionais e multivalor.

Fazer:

  • Modelar uma base de dados de média dimensão em ER/EER e proceder à sua conversão para base de dados relacional;
  • Criar e manipular uma base de dados em SQL
  • Formular questões de complexidade variável em SQL

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução aos Sistemas de Bases de Dados
Conceitos Básicos. Características e vantagens da abordagem de base de dados. Funcionalidades típicas de um SGBD. Fases do desenho de uma base de dados.

Os Modelos ER e EER
O modelo ER: entidades tipo, entidades fracas, atributos, relacionamentos e chaves. O modelo EER: subclasses, superclasses, especialização, generalização e categorias. Diagramas ER e EER.

O Modelo Relacional
Relações, atributos, domínios e tuplos. Superchaves, chaves primárias e chaves externas. Restrições de integridade. Esquema relacional. Conversão dos modelos ER e ERR para o relacional.

Álgebra e Cálculo Relacional
Operações da álgebra relacional. Cálculo relacional por tuplos (CRT) e por domínios (CRD).

A Linguagem SQL
A DDL do SQL: administrar tabelas, restrições de integridade e domínios. A DML do SQL: consultas básicas, encadeadas e correlacionadas. Operações de junção, agregação, inserção, remoção e alteração. Visões.

Integridade e Segurança
Integridade de referência. SQL embebido. Asserções e triggers. Segurança e autorizações. Transacções, concorrência e tolerância a falhas.

Normalização
Formas normais e normalização de relações. Dependências funcionais, multi-valor e de junção. Decomposição com junção-não-aditiva. Formas normais: 3ª, 4ª e Boyce-Codd.

Organização Física dos Dados
Registos, ficheiros de registos e índices.

Bibliografia Obrigatória

Elmasri Ramez; Fundamentals of database systems. ISBN: 0-321-20448-4

Bibliografia Complementar

A. Silberschatz, H. Korth and S. Sudarshan; Database Systems Concepts 5/E, McGraw-Hill
Ullman Jeffrey D., 1942-; A first course in database systems. ISBN: 0-13-887647-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas: para exposição e discussão dos conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.

Aulas Práticas: para resolução de exercícios ilustrativos dos conceitos introduzidos nas aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 28,00
Total: 164,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos alunos faz-se por realização de uma submissão SQL e de um exame final escrito. A submissão SQL terá um peso de 6 em 20 valores (30%) na classificação final da disciplina e o exame final escrito terá um peso de 14 em 20 valores (70%) na classificação final da disciplina.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação dos alunos faz-se por realização de uma submissão SQL e de um exame final escrito. A submissão SQL consiste na resolução de questões SQL em ambiente de desenvolvimento com validação automática em tempo real. O exame final escrito é constituído por perguntas com exercícios semelhantes aos apresentados nas aulas teóricas e/ou realizados nas aulas práticas.

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