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Petrologia Sedimentar e Pedologia

Código: G232     Sigla: G232

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:G 41 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 2 - 7,5 - 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 2 - 7,5 - 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares e dos solos.

Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejamcapazes de:

- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;

- descrever e classificar as rochas sedimentares;

- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;

- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;

- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;

- compreender a génese e evolução dos solos;

- conhecer os métodos e técnicas de classificação de solos;

- adquirir a capacidade de ler e interpretar cartas de solos.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar e descrever os vários tipos de rochas sedimentares e solos;
 
Compreender os mecanismos associados à génese das rochas sedimentares e dos solos;
 
Utilizar e interpretar os dados petrográficos e relacioná-los com dados geoquímicos e de campo;

Relacionar características petrológicas com os ambientes sedimentares.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução
1.1.Definição e objectivos da Petrologia Sedimentar
1.2.Enquadramento da Petrologia Sedimentar na Geologia e sua relação com outras áreas das Geociências
1.3.Definições de sedimento e rocha sedimentar
1.4.Volume total dos sedimentos e sua abundância relativa na crusta
2.Processos e produtos sedimentares
2.1.As rochas sedimentares no Ciclo Petrogenético
2.2.Meteorização: Meteorização física e química; Factores condicionantes da meteorização; Diferenciação pedológica versus diferenciação sedimentar; Importância destas diferenciações na génese das rochas sedimentares e na concentração de elementos e minerais metálicos e não metálicos.; Índices de meteorização: CIA de Nesbitt & Young (1982); CIW de Harnois (1988); WI de Parker (1970); Diagramas triangulares de A-CN-K e A-CNK-FM
2.3.Composição mineralógica das rochas sedimentares: Minerais das rochas sedimentares e sua abundância relativa; Noção de mineral estável e instável; de mineral detrítico e neoformado
2.4.Factores físico-químicos da sedimentação: Sua importância na determinação do comportamento diferencial dos iões; O potencial iónico, o pH e o potencial de oxidação-redução Eh; Os diagramas de Eh-pH; Ambientes naturais de sedimentação, sua caracterização em função do Eh-pH.
3.Processos físicos da sedimentação
3.1.Textura dos sedimentos e das rochas sedimentares; Tamanho do grão: Classificação de Udden-Wentworth; Calibragem; Morfologia das partículas: forma, esfericidade, rolamento; Conceitos de “fabric”, “packing”, porosidade e permeabilidade
3.2.Maturidade composicional sua relação com a proveniência
3.3.Maturidade textural e sua relação com o contexto geotectónico
3.4.Transporte de um sedimento por um fluido: Dinâmica de um fluido: Fluxo laminar e fluxo turbulento; A forma do canal como factor determinante para definir a natureza do fluxo; Movimento de um sedimento: Carga de fundo e carga em suspensão
3.5.Modalidades de transporte e sedimentação
3.6.Simulação laboratorial de alguns princípios e processos físicos da sedimentação
4.Rochas detríticas
4.1.Conglomerados e brechas: Textura, estrutura e composição; Classificação; Diagénese
4.2.Arenitos: Textura e estrutura; Mineralogia e composição química; Classificação e nomenclatura; Oriigem e significado geológico dos principais tipos; Processos diagenéticos
4.3.Argilitos: Composição mineralógica e química; Estrutura, textura e cor; Referência à classificação e origem
5.Rochas carbonatadas: Geoquímica dos carbonatos; Factores que controlam a deposição dos carbonatos; Mineralogia e composição química
5.4.Calcários: Textura: componentes aloquímicos e ortoquímicos; Classificação de Dunham e de Folk; Processos diagenéticos e porosidade
5.5.Dolomitos: Dolomitização do carbonato de cálcio; Dedolomitização
6.Rochas carbonosas
6.1.O carvão como rocha: Génese; diferentes tipos de pântanos e suas condições fisico-químicas; Petrografia dos carvões: Grau de incarbonização, composição petrográfica (nomenclaturas dos constituintes dos carvões de grau médio e superior e dos carvões de grau inferior) e constituintes inorgânicos; Os índices petrográficos e os diagramas de facies
6.2.Matéria orgânica dispersa nos sedimentos (MOD): Processos diagenéticos nos carvões e na MOD. Génese dos hidrocarbonetos líquidos e gasosos.
7.Outras rochas sedimentares: Chertes; Evaporitos; Rochas ricas em ferro; Rochas fosfatadas
8. Pedologia
8.1. Os conceitos de Pedologia e de solo;
8.2. Importância ambiental e socio-económica do solo;
8.3. Os factores da formação do solo;
8.4. Os horizontes do solo;
8.5. O perfil do solo;
8.6. A estrutura do solo; A cor do solo; A textura do solo;
8.7. A classificação de solos da FAO-UNESCO;
8.8. A cartografia de solos.

Bibliografia Obrigatória

Prothero, D.R. & Schwab, F., ; Sedimentary Geology: An introduction to sedimentary rocks and stratigraphy., W.H.Freeman and Company, 2004
Pettijohn, F.J., ; Sedimentary rocks, Harper & Row, Publishers, 1975
Carvalho, A.M.G., ; Geologia Sedimentar. Volume I – Sedimentogénese., Âncora Editora, 2003
Adams, A. E. & MacKenzie, W.S.; A colour atlas of carbonate sediments and rocks under the microscope, Masson, 1998
Adams, A. E., MacKenzie, W.S. & Guilford, C.; Atlas of sedimentary rocks under the microscope, Longman, Harlow, 1995
Vários; Soil Atlas of Europe, European Commission, 2005
Carter, M.R., Gregorich, E.G.; Soil sampling and methods of analysis, Lewis Publishers
FAO; Guidelines for Soil Description, FAO, 2006
FAO; World reference base for soil resources 2014, FAO, 2014

Bibliografia Complementar

Tucker, M.E., ; Sedimentary Petrology. An Introduction to the Origin of Sedimentary Rocks, Blackwell Sciences, 2001
Blatt, H., Middleton, G. & Murray, R.; Origin of sedimentary rocks, Prentice-Hall, Inc., 1972
Raymond, L.A.; Petrology: The Study of Igneous, Sedimentary, and Metamorphic Rocks, Part III, Wm. C Brown Publishers, 1995
Tucker, M.E.; Sedimentary Petrology. An Introduction to the Origin of Sedimentary Rocks, Blackwell Sciences, 2001
Varennes, A.; Produtividade dos solos e ambiente, Editora Escolar, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas são apresentados diapositivos (realizados na aplicação Powerpoint) onde se incluem gráficos, esquemas, imagens, fotografias, imagens de campo, disponibilizados on-line (Plataforma Moodle; http://elearning.fc.up.pt/aulasweb/) no início do semestre para que o aluno possa organizar, com antecedência, os seus elementos de estudo. Contextualização dos conteúdos leccionados recorrendo a exemplos portugueses, apresentados no Mapa Geológico de Portugal, à escala 1/500000 assim como na cartografia portuguesa de solos na escala 1/100 000.
Nas aulas práticas de laboratório os alunos elaboram, para cada rocha, um relatório onde constam todos os aspectos a ter em consideração no estudo da mesma, do ponto de vista descritivo, bem como uma tentativa de explicação da génese da rocha.
As aulas práticas de laboratório de Pedologia irão decorrer nas instalações do laboratório de Pedologia do Departamento de Geologia para determinação da textura, do pH e da cor, assim como para a leitura e interpretação de cartas de solos. No entanto, privilegiar-se-ão as observações de campo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 0,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O aluno está sujeito às condições impostas pelos Estatutos da Faculdade (2/3 das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final (60%) e exame prático (40%).
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