Código: | M4075 | Sigla: | M4075 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:M | 6 | Plano de Estudos do M:Matemática | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de teoria de anéis e módulos, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.
Familiaridade com os resultados e técnicas principais da teoria básica dos anéis e capacidade de procurar na literatura resultados mais avançados.
Esta disciplina UC é uma introdução à teoria de anéis, com ênfase na teoria de módulos. Partindo de um resultado estrutural, o teorema de Artin-Wedderburn, serão estudadas várias classes importantes de anéis e de módulos, realçando aspectos da teoria dos anéis comutativos e da teoria dos anéis não-comutativos. Serão abordados resultados clássicos importantes bem como linhas de investigação mais recente.
As horas de contacto são teórico-práticas e nestas serão apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Também serão resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. Serão disponibilizados materiais de apoio na página da UC. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação é feita pela resolução individual de exercícios propostos e por um exame final.
A classificação final é a média ponderada da classificação dos trabalhos (60%) e do exame (40%).