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Tópicos em Observação e Instrumentação em Astronomia

Código: AST614     Sigla: AST614

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Astronomia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 3 P.E. do Programa Doutoral em Astronomia 1 - 6 30 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Obter formação avançada em tópicos relevantes da investigação atual nas diferentes componentes de observação e instrumentação em Astronomia, nomeadamente através de módulos específicos em áreas ativas de investigação e desenvolvimento. O objectivo é o de abordar em detalhe as ferramentas e os conteúdos necessários à atividade nestas áreas de intervenção da Astronomia.

Espera-se assim que o estudante adquira o conhecimento e as competências necessárias para planear, executar e reduzir observações em Astronomia em diferentes comprimentos de onda e perceba o funcionamento da instrumentação astronómica usada nessas observações e os requisitos científicos para o seu desenvolvimento. O estudante deve assim ser capaz de compreender a tecnologia usada, os métodos que permitem coletar a informação e a forma como essas observações são transformadas em informação útil para a investigação em Astronomia.

Resultados de aprendizagem e competências

Cada módulo da unidade curricular será apresentada por um especialista da área. Desta forma será possível uma identificação dos aspectos críticos nas áreas da  observação e instrumentação em astronomia, que sejam necessários para o  desenvolvimento de um projeto de tese em astronomia com relevância internacional. Os conteúdos programáticos de cada módulo são definidos de forma a assegurarem que se atinge os objetivos da unidade curricular compativeis com um 3º ciclo em astronomia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os módulos a funcionar serão selecionados anualmente, num máximo de dois temas (15 horas de contacto cada), de uma lista alargada que inclue nomeadamente: Interferometria, Óptica Adaptativa, Data Mining, Virtual Observatory, Processamento e Análise de Dados, Rádio e Submilimétrico, Espectroscopia, Fotometria e Imagem, Desenvolvimento de Detectores, Telescópios, Planeamento e Implementação de Missões Espaciais, etc.

Bibliografia Obrigatória

Roddier, F.; Adaptive Optics in Astronomy, Cambridge University Press, 1999
J.W.Hardy; Adaptive Optics for Astronomical Telescopes, Oxford, 1998
Born Max; Principles of optics
Goodman Joseph W.; Statistical optics. ISBN: 0-471-01502-4
Bracewell Ronald N.; The Fourier transform and its applications. ISBN: 0-07-007013-X
Labeyrie A.; An introduction to optical stellar interferometry. ISBN: 0-521-82872-4
Howell; HandBook of CCD Astronomy, Cambridge University Press
Massey & Hanson; Astronomical Spectroscopy (arXiv:1010.5270)
ESO; UVES Pipeline User Manual (ftp://ftp.eso.org/pub/dfs/pipelines/uves/uves-pipeline-manual-22.4.pdf)

Observações Bibliográficas

Artigos científicos a serem indicados para cada módulo e outra bibliografia relevante em função do módulo que venha a ser implementado em cada ano académico. A título de exemplo é apresentada a bibliografia do ano 2014/2015 referentes aos módulo de ótica adaptativa e espectroscopia de alta resolução.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto incluirão sessões expositivas, grupos de trabalho em tarefas especificas, desenvolvimento de projetos,  resolução de problemas, familiarização com o estado da arte através da literatura e da análise de projetos ativos ou em preparação de instrumentação e/ou missões espaciais.

 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Astronomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será calculada como a média das classificações obtidas nos dois módulos (ou seja cada módulo tem um peso de 50 % na nota final).

A classificação nos módulos irá depender dos módulos em funcionamento no corrente ano, tomando em consideração a participação dos alunos nas aulas e os projetos/exercícios propostos no decorrer do semestre.




 


 

Melhoria de classificação

There is no option for improving the classification or to repeat the evaluation in this course.

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