Código: | CC226 | Sigla: | CC226 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 2 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:B | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:F | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 5 | - | 135 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 5 | - | 135 | ||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 5 | - | 135 |
ENQUADRAMENTO À medida que os sistemas de software aumentam de dimensão e de complexidade torna-se cada vez mais importante compreendê-los a níveis de abstracção mais elevados. A arquitectura de um sistema de software descreve a sua estrutura global em termos dos seus componentes, das propriedades externas desses componentes e das suas interrelações. Para sistemas de média e grande dimensão a escolha adequada da arquitectura assume uma importância crucial para o sucesso do seu desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS A disciplina de Arquitecturas de Sistemas de Software tem como objectivo principal introduzir os conceitos de arquitecturas de software, padrões de desenho e tópicos directamente relacionados, tais como o de componentes de software. Pretende ensinar a desenhar, compreender e avaliar arquitecturas de sistemas de software, tanto ao nível de abstracção de macro-arquitectura como de micro-arquitectura e assim familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais de arquitectura de software, as propriedades e aplicabilidade dos diferentes estilos de arquitectura existentes, os padrões de desenho mais populares, componentes de software, arquitecturas reutilizáveis e as relações destes conceitos todos com a reutilização de software.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL Componente Científica: 50% Componente Tecnológica 50%.
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:
* Reconhecer os principais estilos de arquitectura existentes para sistemas de software.
* Descrever uma arquitectura de forma precisa.
* Idealizar diferentes arquitecturas alternativas para resolver um mesmo problema e avaliar de forma justificada qual a melhor, quer em termos de desenho, quer em termos de reutilização.
* Reconhecer e compreender diversos padrões de desenho.
* Conhecer e aplicar diversos métodos e técnicas de reutilização de software.
* Construir um sistema de software de média dimensão de acordo com uma especificação de requisitos e uma especificação de arquitectura, seleccionando e aplicando padrões de desenho e utilizando um método de desenvolvimento baseado em componentes.
* Utilizar definições e ferramentas de desenvolvimento existentes para tornar mais expedita a realização das tarefas anteriores.
CONHECIMENTO PRÉVIO Os alunos devem ter conhecimentos e experiência anterior em desenvolvimento de software, programação orientada por objectos, e engenharia de software.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 162,00 |
Nota Final = (Teste x 30%) + (Projecto x 60%) + (Desempenho Individual x 10%).
A classificação final pode ser melhorada através de repetição do teste (em casos excepcionais devidamente justificados) e/ou evolução do projecto.