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Probabilidades e Estatística

Código: M2016     Sigla: M2016     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 40 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
MI:ERS 76 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução dos conceitos, princípios e métodos fundamentais da estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos e à utilização critica dos métodos·

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante:

. Compreenda os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades e saiba calcular as probabilidades associadas ao fenómeno em estudo; 

· Seja capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas, para organizar e sumariar um conjunto de dados, e saiba aplicá-las; 

· Seja capaz de caracterizar variáveis aleatórias e identificar as respectivas distribuições de probabilidade; 

· Seja capaz de aplicar técnicas adequadas de estimação pontual e intervalar para inferir sobre as características de uma população com base numa amostra e analisar os resultados obtidos; 

· Compreenda os procedimentos gerais para aplicação de um teste de hipóteses. 

. Se familiarize com o sofware R na resolução de problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breve introdução aos objectivos da u.c. e metodologia da Estatística. 

2.Teoria das Probabilidades: conceitos fundamentais, operações entre acontecimentos, métodos de contagem (revisão do cálculo combinatório), interpretações do conceito de probabilidade, independência de acontecimentos e probabilidade condicionada, teoremas de Bayes e da probabilidade total. 

3. Variáveis aleatórias: definição de variável aleatória, função de probabilidade, função densidade de probabilidade e função de distribuição; valor esperado e suas propriedades, variância e suas propriedades; vetores aleatórios, independência e condicionamento. 

4. Algumas distribuições de probabilidade: distribuições discretas (binomial, geométrica, hipergeométrica e Poisson) e contínuas (uniforme, normal, exponencial, qui-quadrado e t-student); teoremas de de Moivre-Laplace e do Limite Central. 

5. Estatística Descritiva: definição de estatística, conceitos fundamentais, tipos de observações e escalas de medida, técnicas de sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão), definição de outlier e conceito de correlação. 

6. Técnicas de Inferência Estatística: estimação pontual (principais conceitos e propriedades dos estimadores), estimação intervalar  e introdução aos testes de hipóteses. 

7. Resolução de problemas concretos usando o software livre R. 

 

Bibliografia Obrigatória

000101723. ISBN: 978-84-481-6099-2
000038821

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados.
As Aulas Práticas são acompanhadas por fichas de exercícios referentes a cada uma das secções programáticas, sendo algumas secções também acompanhadas pela utilização do Software R nas aulas práticas, em computador.

Software

Software R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes podem realizar dois testes parcelares ao longo do semestre e exame final. A nota mínima em cada um dos testes é de 7 valores (em 20) e, neste caso, os testes dão dispensa de exame desde que a média dos dois seja pelo menos 10 valores. Os estudantes dispensados de exame final podem realizar o exame e, caso pretendam a correção do mesmo, a nota do exame final substiti a nota obtida por testes. Quem tiver mais de 17 valores terá de fazer uma prova de valorização, caso contrário fica com 17 valores. 

 

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