Código: | CC3006 | Sigla: | CC3006 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.dcc.fc.up.pt/~mcoimbra/lectures/ipm_1314.html |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:CC | 14 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
MI:ERS | 29 | Plano Oficial desde ano letivo 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).
- Capacidade de estudar e modelar utilizadores e cenários
- Capacidade de desenhar, desenvolver e avaliar protótipos de baixa e média fidelidade
Interação Pessoa-Máquina: introdução, história.
Modelo do processador humano: perceção, atenção, memória.
Conceitos fundamentais: conceitos de design, modelos mentais.
Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.
Desenvolvimento de interfaces gráficas: introdução ao Java, introdução ao AWT, eventos.
Aulas teóricas (T): Apresentação dos conteúdos. Discussão de exemplos ilustrativos destes.
Aulas práticas (P): Demonstração prática dos conteúdos dados nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas dos alunos
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Requisitos necessários para obtenção de frequência à disciplina:
- Nota final mínima de 9.5 valores.
Será baseada em 2 componentes:
– TT: Trabalho teórico em grupo (50%)
– TP: Trabalho prático em grupo (50%)
O trabalho teórico consistirá no estudo e desenho de um sistema de interacção pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Grupos de 2-3 alunos
- Sem nota mínima
O trabalho prático consistirá na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docentes
- Mesmo grupo do trabalho teórico
- Sem nota mínima
- D. Norman, “The Design of Everyday Things”, Basic-Books, 2002.
- Dix, Finlay, Abowd & Beale, Human-Computer Interaction, Second Edition, Prentice Hall Europe, 1998.
- Constantine & Lockwood, Software for Use, ACM Press, 1999.
- Edward Tufte, Beautiful Evidence, Graphics Press, 2006.
- Developer Resources for Java Technology, http://java.sun.com/