Código: | M4045 | Sigla: | M4045 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.fc.up.pt/dmat/engmat/otimizacao |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:ENM | 13 | Plano de Estudos do M:Engenharia Matemática_2013-2014 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
Pretende-se que os alunos 1. Se familiarizem com vários problemas que podem ser modelados por programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação não linear. 2. Adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas. 3. Se familiarizem com os principais conceitos teóricos, métodos e algoritmos da programação linear (PL), programação inteira (PI), programação inteira binária (PIB) ou mista (PIM) e programação dinâmica, nomeadamente, dualidade, complementaridade, relaxação Lagrangeana e modelação usando fluxos em redes e outros.
Pretende-se que os alunos adquiram competências de modelação e resolução algorítmica de situações reais frequentes em várias actividades económicas e científicas.
No ano lectivo 2013-2014, o curso orientar-se-á pelo livro seguinte:
Operations Research, Models and Methods
Paul Jensen and J Bard
Wiley
1.Primeiros conceitos. Modelos, exemplos e aplicações
2.Programação Linear (PL). Método simplex
3.O método simplex em redes.
4.Dualidade
5.Sensibilidade. Análise pós-optimal
6.Problema do fluxo máximo (FM)
7.O problema do caminho mais curto num digrafo
8.Programação dinâmica (determinista)
9.Programação inteira (PI) e mista (PIM)
Apontamentos disponíveis em http://www.fc.up.pt/dmat/engmat/otimizacao
Ensino presencial com recurso a vários modelos em folhas de cálculo (excel). Análise de casos de estudo expostos nas aulas pelos alunos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 0,00 |
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação distribuída consistirá (i). em dois testes, totalizando cada um 10 (dez) valores, a realizar ao longo do semestre, em datas a fixar. Os alunos serão aprovados desde que obtenham nota igual ou superior a 10 valores = somatório da classificação total dos dois testes, a realizar ao longo do semestre, com um mínimo de 4 (quatro) valores em cada teste.
Os alunos não aprovados por avaliação distribuída deverão obter aprovação em exame da época de recurso.
Os alunos serão aprovados desde que obtenham nota igual ou superior a 10 valores = somatório da classificação total dos dois testes, a realizar ao longo do semestre, com um mínimo de 4 (quatro) valores em cada teste.
Os alunos não aprovados por avaliação distribuída deverão obter aprovação em exame da época de recurso.
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
Melhoria de nota será feita em exame da época de recurso.