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Detecção Remota

Código: EG352     Sigla: EG352

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Geográfica

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 1 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 - 202,5
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 - 202,5
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 - 202,5
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 - 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 - 202,5
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 - 202,5
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 - 202,5
M:SIG 0 PE do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfic 1 - 7,5 - 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da Detecção Remota, com particular incidência na utilização de imagens satélites Observação da Terra. Os alunos terão contacto com imagens de satélite de vários tipos através da realização de trabalhos práticos.

Resultados de aprendizagem e competências

As técnicas principais de observação da Terra por satélite baseiam-se na observação em diversos domínios do espectro electromagnético tanto através de sensores passivos como de sensores activos. Exemplos de parâmetros geofísicos mensuráveis através desses sensores são apresentados ao longo do Semestre. Uma introdução física à propagação da radiação electromagnética no espaço é previamente apresentada.  

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os alunos devem ter adquirido noções fundamentais e práticas de programação numérico e processamento digital de dados no computador em uma linguagem estruturada. Devem tambem ter concluido com sucesso disciplinas fundamentais de física e matemática.

Programa

1. Introdução à Detecção Remota e áreas associadas.
2. Conceitos básicos de processamento Digital de Imagem.
3. Radiação Electromagnética.
4. Satélites de Observação da Terra e outras plataformas usadas em Detecção Remota.
5. Sensores Multi-espectrais.
6. Sensores Activos e de Microondas.
7. Principais aplicações de Detecção Remota.

Bibliografia Obrigatória

Ronad Buss de Sousa (editor); Oceanografia por Satélites, Oficina de Textos, São Paulo, 2005. ISBN: 85-86238-48-1
Ian S. Robinson; Measuring the Oceans from Space: the principles and methods of satellite oceanography, Springer - Praxis books in Geophysical Sciences, 2004. ISBN: 3-540-42647-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização dos Trabalhos Práticos e entrega dos respectivos relatórios com classificação não inferior a 10 valores. Realização de um teste escrito sobre os conceitos introduzidas nas aulas teóricas.
 

Software

Google Earth
MATLAB

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Física aplicada > Física ambiental
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da água > Interacções água-clima

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho laboratorial 9,00
Total: 9,00

Obtenção de frequência

A classificação final será determinada com base no desempenho nas aulas práticas (50%) e no exame final (50%), não podendo nenhuma destas componentes ser inferior a 8 valores. Em geral todos os alunos serão submetidos a uma prova oral. No entanto haverá dispensa da prova oral quando a classificação final for consistente com o desempenho dos alunos nas aulas e não superior a 16 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será determinada com base no desempenho nas aulas práticas (50%) e no exame final (50%), não podendo nenhuma destas componentes ser inferior a 8 valores. Em geral todos os alunos serão submetidos a uma prova oral. No entanto haverá dispensa da prova oral quando a classificação final for consistente com o desempenho dos alunos nas aulas e não superior a 16 valores.

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