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Tecnologias Web

Código: CC307     Sigla: CC307

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://elearning.fc.up.pt/aulasweb0607/course/view.php?id=112490
Unidade Responsável: (X) Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 8 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:B 3 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:CC 20 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 2 - 5 -
3
L:F 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 -
L:M 2 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 -
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 5 -
MI:ERS 59 Plano de Estudos a partir de 2007 3 - 5 -
M:SIG 1 PE do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfic 1 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da disciplina é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. No final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de conceber e desenvolver aplicações dinâmicas centradas na web em todas as suas vertentes (backend no servidor suportado por base de dados relacional; frontend no browser, incluindo marcação, apresentação e dinâmica; comunicação assíncrona entre o frontend e o backend) tendo em conta aspectos importantes como a escalabilidade e a segurança.

Programa

* Introdução à Linguagem Perl e ao módulo DBI para interface com bases de dados relacionais
* Protocolo HTTP
* HTML, XHTML e CSS
* Modelo CGI e alternativas
* JavaScript e manipulação de objectos no browser usando o DOM
* AJAX: comunicação assíncrona entre cliente e servidor
* Biblioteca Prototype
* Web scraping

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas será exposta a matéria e promovida a discussão dos conceitos envolvidos. Nas aulas práticas, em laboratórios de computadores, serão resolvidos exercícios de programação conducentes à familiarização dos alunos com as tecnologias e ferramentas necessárias; será ainda dado apoio à realização do trabalho prático, de entrega obrigatória.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 49,00
Desenvolvimento de uma aplicação web usando o paradigma AJAX Trabalho escrito 56,00
Exame final Exame 3,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência à disciplina, o aluno deverá ter uma classificação mínima de 30% no trabalho prático (realizado em grupo e de entrega obrigatória).

Fórmula de cálculo da classificação final

Para obter aprovação o aluno deverá obter obter classificações mínimas de 30% no trabalho prático e de 40% no exame final.
A nota final é obtida a partir da nota prática e da nota do exame final, tendo cada uma destas componentes um peso de 50%. A nota prática é a nota obtida no trabalho prático normalizada a mais ou menos 4 valores da nota obtida no exame, ou seja, usando a seguinte fórmula:
NPrat = min[max(NExame - 4, NTrab), NExame + 4]

Melhoria de classificação

O aluno poderá realizar melhoria apenas à componente do exame.
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