Riscos Naturais e Tecnológicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ambiente |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos e das competências necessárias para a análise e interpretação de
situações de risco ambiental de índole variada.
Programa
INTRODUÇÃO
Conceito de Risco, Segurança, Perigo e de Vulnerabilidade
Os Riscos Naturais
Os Riscos Tecnológicos
CHEIAS
MOVIMENTOS DE TERRENO
INCÊNDIOS FLORESTAIS
FOGO E RISCOS INDUSTRIAIS
SISMOLOGIA
VULCANISMO
RISCOS ASSOCIADOS À QUALIDADE DA ÁGUA
ACTIVIDADE MINEIRA
CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS PELA ACTIVIDADE INDUSTRIAL
Bibliografia Obrigatória
Bennet, MR & Doyle, P.; Environmental Geology. Geology and the human environment., Jonh Wiley & Sons, 1997
F. G. Bell; Geological Hazards: Their Assessment, Avoidance and Mitigation, Taylor & Francis, 1999. ISBN: 978-0419169703
Proske, Dirk; Catalogue of Risks: Natural, Technical, Social and Health Risks , Springer, 2004
Sammonds P. R. & Thompson J. M. T.; Advances in Earth Science. From Earthquakes to Global Warming, Royal Society Series on Advances in Science — Vol. 2 - Imperial College Press., 2007. ISBN: 13 978-1-86094-761-2
Woo G.; THE MATHEMATICS OF NATURAL CATASTROPHES., Imperial College Press., 1999. ISBN: 1-86094-182-6
Rockworks 14 Manual., Rockware Int., 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Realização orientada de trabalhos temáticos específicos, com apoio individualizado.
Elaboração de trabalhos de pesquisa, em pequenos grupos, com produção de relatórios.
Software
Microsoft Office
Rockworks 14
Ilwis
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Trabalhos práticos e relatórios.
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Exame: 60%
b) Desempenho nas aulas: 15%
c) Trabalho de grupo: 25%
Nota mínima nos componentes a e c: 8 valores (numa escala de 0 a 20)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
São tidas em conta as limitações de frequência deste tipo de alunos e os mesmos são informados que podem solicitar apoio fora do horário da unidade curricular (em gabinete ou por email).
Melhoria de classificação
O aluno deverá submeter-se ao exame de recurso.