Código: | F155 | Sigla: | F155 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=199 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
L:CTA | 62 | Plano de estudos de 2008 até 2015/16 | 1 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
L:G | 61 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 1 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
3 | |||||||
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 1 | - | 7,5 | 77 | 202,5 | ||
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | 77 | 202,5 |
F155 é um curso introdutório de Física Geral.
Neste curso são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.
Após a conclusão deste curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar as grandezas físicas em termos de unidades e dimensões.
- Analisar problemas elementares de movimento a uma, duas e três dimensões. Analisar, em particular, o movimento de projéteis e o movimento circular.
- Aplicar as leis de Newton e o teorema do trabalho-energia cinética em problemas introdutórios comuns.
- Compreender conceitos introdutórios envolvidos a conservação do momento linear e da energia.
- Aplicar os princípios básicos relativos ao movimento harmónico simples.
- Analisar problemas elementares envolvendo as leis da termodinâmica
- Compreender certos conceito elementares em eletricidade e magnetismo, incluindo as forças de Coulomb e magnética, campos, circuitos e as leis de Kirchhoff.
- Demonstrar ter competências básicas experimentais através da execução segura e eficiente de experiências e expondo verbal e em linguagem escrita os resultados experimentais.
- Demonstrar habilidades básicas de comunicação através do trabalho em grupo no laboratório e pela discussão e interpretação de dados experimentais, bem como pela análise de erros.
Mecânica:
Unidades, grandezas físicas e vetores.
Movimento a uma dimensão; deslocamento; velocidade; aceleração.
Movimentos a duas e três dimensões; deslocamento; velocidade; aceleração; movimento de projéteis; movimento curvilíneo.
Leis de Newton; força e massa; força devido à gravidade: peso; forças de contacto; atrito; forças de arrastamento; forças em trajetórias curvilíneas; centro de massa.
Trabalho e energia cinética; teorema do trabalho-energia cinética.
Conservação da energia; energia potencial; conservação da energia mecânica; forças conservativas e dissipativas.
Conservação do momento linear; colisões.
Ondas:
Movimentos periódicos; movimento harmónico simples; energia no movimento harmónico simples; alguns sistemas oscilantes.
Termodinâmica:
Equilíbrio térmico e temperatura; termómetros de gás; escala de temperatura absoluta; lei dos gases ideais.
Calor e a primeira lei da termodinâmica; capacidade térmica e capacidade térmica mássica; a energia interna de um gás ideal; trabalho e os diagramas PV para um gás;
A segunda lei da termodinâmica; máquinas térmicas; refrigeradores; irreversibilidade, desordem e entropia.
Potenciais termodinâmicos: entalpia e energia livre de Gibbs.
Eletricidade:
Carga elétrica; condutores e isoladores; lei de Coulomb; campo elétrico; linhas de campo elétrico; ação do campo elétrico sobre cargas elétricas.
Potencial elétrico; potencial elétrico devido a um sistema de cargas pontuais; superfícies equipotenciais.
Corrente elétrica e circuitos de corrente contínua; resistência elétrica e lei de Ohm; energia em circuitos elétricos; associação de resistências; leis de Kirchhoff.
Campo magnético:
A força exercida por um campo magnético; movimento de uma carga pontual num campo magnético.
Fontes de campo magnético; campo magnético de cargas em movimento; campo magnético de uma espira circular de corrente; campo magnético devido a uma corrente num solenoide; momento magnético.
Campo geomagnético; geomagnetismo; elementos geomagnéticos; origem do campo magnético dipolar; modelo de geodínamo de Glatzmaier-Roberts.
O ensino será feito de modo continuado, quer nas aulas teóricas como nas restantes. Isto implicará o compromisso de haver uma frequência responsável por parte dos estudantes.
A apresentação da matéria será realizada nas aulas TEÓRICAS.
Nas aulas TEÓRICO-PRÁTICAS serão efetuadas resoluções e discussões de problemas de consolidação da matéria dada.
Dar-se-á particular ênfase ao interesse do estudante em trabalhar durante todo o semestre.
AULAS PRÁTICAS:
- Os estudantes devem preparar previamente o trabalho laboratorial que vão realizar.
- Os estudantes devem trazer para a aula prática um caderno exclusivo para o registo dos resultados laboratoriais, tratamento de dados experimentais e cálculos de incertezas.
- Este caderno pode ser solicitado pelo docente para avaliação do seu conteúdo.
- Os estudantes, na aula seguinte à realização do trabalho laboratorial, devem mostrar ao docente o caderno com o respetivo tratamento de dados experimentais e cálculos de incertezas, relativo ao trabalho laboratorial realizado.
Em complemento às aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e práticas (P), de natureza presencial, serão disponibilizados conteúdos didáticos na Plataforma Moodle.
Ter-se-á em conta que a aprendizagem implica trabalho e assistência participada de todos os interessados no ganho de competências.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 71,50 | ||
Componente teórica e teórico-prática_ exame (TTP_E); Componente laboratorial_exame (L_E) | Exame | 3,00 | 85,00 | 2013-01-23 |
Avaliação contínua laboratorial (L_AC) | Trabalho laboratorial | 15,00 | 2013-01-04 | |
Total: | - | 100,00 |
Para obter frequência à unidade curricular:
A) o estudante não poderá ter excesso de FALTAS.
O estudante deverá comparecer a pelo menos 3/4 do número de aulas teórico-práticas (TP) e a pelo menos 3/4 do número de aulas práticas (P) previstas.
Esta regra não se aplica aos estudantes que obtiverem dispensa de frequência das aulas TP e P;
B) o estudante deverá obter uma NOTA MÍNIMA DE 7.0 VALORES na componente L_AC especificada na secção “Fórmula de cálculo da classificação final”
DISPENSA DE FREQUÊNCIA DAS AULAS PRÁTICAS
A) Os estudantes que obtiveram frequência na UC no ano letivo 2011/12 e com NOTA POSITIVA NA COMPONENTE L_AC:
i) podem solicitar dispensa da frequência das aulas TP e/ou P;
ii) que não solicitem dispensa da frequência das aulas TP e/ou P, passam a frequentá-las num regime semelhante aos estudantes que a frequentam pela primeira vez;
B) os estudantes com estatuto de trabalhador estudante e que frequentam a UC pela primeira vez só poderão solicitar dispensa de frequência das aulas TP.
A avaliação inclui duas componentes:
1. Componente teórica e teórico-prática (TTP):
1.1 Exame (TTP_E)
2. Componente laboratorial (LAB):
2.1 Avaliação contínua (L_AC)
2.2 Exame (L_E)
A classificação final do estudante com frequência das aulas práticas é dada por:
NF=0.75*(TTP_E) + 0.10*(L_E) + 0.15*(L_AC)
onde
NF – classificação final
TTP_E – nota do exame da componente teórica e teórico-prática
L_E - nota do exame da componente laboratorial
L_AC - nota da avaliação contínua da componente laboratorial. Inclui a nota do caderno (individual) e da apresentação oral de um trabalho laboratorial, indicado pelo docente e a realizar segundo a indicação do docente da respetiva turma prática. A apresentação, com a duração de cerca de 10 minutos, é realizada pelos elementos do grupo, que devem dividir a apresentação entre si.
O estudante com frequência das aulas práticas será aprovado se NF ≥ 9.5 valores e TTP_E ≥ 7.0 valores e L_E ≥ 7.0 valores e L_AC ≥ 7.0 valores.
A classificação final do estudantes com dispensa da frequência das aulas práticas é dada por:
NF=0.90*(TTP_E) + 0.10*(L_E)
onde
NF – classificação final
TTP_E – nota do exame da componente teórica e teórico-prática
L_E - nota do exame da componente laboratorial
O estudante com dispensa de frequência das aulas práticas será aprovado se NF ≥ 9.5 valores e TTP_E ≥ 7.0 valores e L_E ≥ 7.0 valores.
Se NF ≥ 8.0 o estudante poderá requerer oral, no prazo estipulado para o efeito.
I. TESTE FORMATIVO
Todos os estudantes da unidade curricular (UC) devem:
i) realizar um TESTE FORMATIVO via UC, através da plataforma MOODLE, em data e hora a serem indicadas durante o decurso do semestre.
ii) O TESTE FORMATIVO será realizado presencialmente numa sala de informática da UP. A indicação da sala será realizada, atempadamente, através da UC, via plataforma Moodle.
iii) A NOTA DO TESTE FORMATIVO NÃO É CONSIDERADA NO CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL.
II. PROBLEMAS TP FORMATIVOS
Os estudantes realizarão, individualmente, problemas nas aulas TP com caráter formativo (não é considerado no cálculo da avaliação final).
As semanas para a realização destes problemas serão:
outubro: 15 – 19
novembro: 12 – 16
dezembro: 10 – 14.
III. CADERNO DE REGISTO – AULAS PRÁTICAS
Os estudantes com frequência das aulas práticas devem entregar no final do semestre letivo, ao docente da componente prática da UC, o caderno (individual) de registo e tratamento dos dados experimentais dos trabalhos laboratoriais realizados, no âmbito da componente laboratorial da UC.
A data da entrega do caderno será agendada pelo respetivo docente.
IV. APRESENTAÇÃO ORAL – AULAS PRÁTICAS
i) Os estudantes com frequência das aulas práticas devem realizar uma apresentação oral de um trabalho laboratorial, indicado pelo docente e a realizar segundo a indicação do docente da respetiva turma prática.
ii) A apresentação oral, com a duração de cerca de 10 minutos, é realizada pelos elementos do grupo, que devem dividir a apresentação entre si.
Os estudantes com regime especial e que não tenham dispensa das aulas TP e/ou P, têm que frequentar as aulas teórico-práticas e/ou práticas e cumprir os requisitos vigentes.
Os estudantes podem realizar melhoria de nota nas componentes da avaliação correspondentes às notas TTP_E e L_E.
Eventuais omissões e/ou dúvidas quanto à presente ficha serão esclarecidas pelo júri da unidade curricular.
Ao júri reserva-se o direito de chamar qualquer estudante para a prestação de uma prova oral.