Botânica Florestal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.
- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.
- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.
- Distinguir e valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.
- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.
- Um estudante com aproveitamento na unidade curricular deverá ser capaz de:
• Produzir diagnósticos da condição dos espaços florestais e propor intervenções em conformidade;
•Identificar os diversos riscos naturais que incidem sobre os espaços florestais e propor medidas de mitigação.
Programa
As florestas do Terciário ao Quaternário. Ecossistemas florestais e conceito de Floresta. Tipos de florestas: perspectivas estrutural, biogeográfica e antrópica/histórica.
A árvore. Estrutura e forma das árvores. Modalidades de crescimento. Lenho de resinosas; lenho de folhosas.
Uso múltiplo da floresta. Funções sociais, económicas e ambientais da floresta. A floresta produtora de bens e serviços; importância da floresta na economia portuguesa. Valores económicos directos e indirectos.
Composição, estrutura e funcionamento dos espaços florestais. Sistemas de produção florestal. Gestão dos povoamentos florestais. Práticas silvícolas. Modernas tendências da silvicultura europeia.
Gestão e conservação de árvores e espaços verdes
A floresta em Portugal nos dois últimos séculos. Diversidade florestal em Portugal. Exploração de espécies arbóreas autóctones: vantagens e limitações
Funções e serviços dos espaços florestais. Os produtos lenhosos e não lenhosos dos espaços florestais; gestão para as funções de produção.
Os serviços ambientais da floresta; gestão para as funções de suporte e de regulação.
A floresta na conservação da natureza e da biodiversidade; gestão para as funções de conservação e de protecção. Reservas e parques naturais.
Funções recreativas e outras funções e serviços culturais da floresta no espaço rural.
Stresses ambientais nas florestas. Riscos naturais em paisagens florestais. Fogos florestais.
Planeamento e gestão dos espaços florestais. Desenho de paisagens florestais sustentáveis e multi-funcionais.
A floresta e a valorização estética da paisagem; restauro de espaços florestais degradados. Corredores ecológicos: forma e função.
A árvore e a floresta em espaço urbano e peri-urbano. Parques urbanos.
Bibliografia Obrigatória
Alves, A.; Técnicas de Produção Florestal, INIC, 1988
Evans, J. (Ed.) ; The Forest Handbook (Two Volumes), Blackwell Science Ltd. , 2001
Hunter, Malcolm L.; Wildlife, forests, and forestry: principles of managing forests for biological diversity, 1990
Lucas, O. W.; The Design of Forest Landscapes, Oxford University Press, 1991
Radich, M., Alves, A. ; Dois séculos da Floresta em Portugal, CELPA – Associação da Indústria Papeleira, Lisboa, 2000
000102884. ISBN: 978-972-592-274-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Método expositivo-interrogativo, com apoio em projecções de imagens e esquemas.
- Realização de trabalhos de grupo sobre temas do programa, com pesquisa dirigida e discussão supervisionada.
- Realização de visitas de estudo para observação e aplicação de conhecimentos em situações concretas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
- Presença em 75% das aulas previstas.
- Realização dos trabalhos de grupo previstos.
Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas e cumprir as condições expressas na ficha de unidade curricular.
https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025
Fórmula de cálculo da classificação final
- Exame final escrito: 70%
- Trabalhos de grupo: 30%