Botânica Florestal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.
- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.
- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.
- Distinguir a valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.
- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.
- Produzir diagnósticos da condição dos espaços florestais e propor intervenções em conformidade.
- Identificar os diversos riscos naturais que incidem sobre os espaços florestais e propor medidas de mitigação.
Programa
- Floresta: conceitos. Tipos de florestas: perspectivas estrutural, biogeográfica e antrópica/histórica. Funções sociais, económicas e ambientais da floresta. A floresta na paisagem.
- Diversidade florestal em Portugal.
- A árvore: morfologia, eco-fisiologia e biogeografia.
- Composição, estrutura e funcionamento dos espaços florestais.
- Funções e serviços dos espaços florestais. Os produtos lenhosos e não lenhosos dos espaços florestais; gestão para as funções de produção. Os serviços ambientais da floresta; gestão para as funções de suporte e de regulação. A floresta na conservação da natureza e da biodiversidade; gestão para as funções de conservação e de protecção. Funções recreativas e outras funções e serviços culturais da floresta no espaço rural.
- Planeamento e gestão dos espaços florestais. Riscos naturais em paisagens florestais. A floresta e a valorização estética da paisagem; restauro de espaços florestais degradados. Desenho de paisagens florestais sustentáveis e multi-funcionais. A árvore e a floresta em espaço urbano e peri-urbano.
Bibliografia Obrigatória
Alves, A.; Técnicas de Produção Florestal, INIC, 1988
Evans, J. (Ed.) ; The Forest Handbook (Two Volumes), Blackwell Science Ltd. , 2001
Hunter, Malcolm L.; Wildlife, forests, and forestry: principles of managing forests for biological diversity, 1990
Lucas, O. W.; The Design of Forest Landscapes, Oxford University Press, 1991
Radich, M., Alves, A. ; Dois séculos da Floresta em Portugal, CELPA – Associação da Indústria Papeleira, Lisboa, 2000
000102884. ISBN: 978-972-592-274-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Método expositivo-interrogativo, com apoio em projecções de imagens e esquemas.
- Realização de trabalhos de grupo sobre temas do programa, com pesquisa dirigida e discussão supervisionada.
- Realização de visitas de estudo para observação e aplicação de conhecimentos em situações concretas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
49,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
- Presença em 75% das aulas previstas.
- Realização dos trabalhos de grupo previstos.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Exame final escrito: 70%
- Trabalhos de grupo: 30%