Código: | CC226 | Sigla: | CC226 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1213/asw |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 3 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:B | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:CC | 19 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 2 | - | 5 | - | 135 |
3 | |||||||
L:F | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 5 | - | 135 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 5 | - | 135 | ||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 5 | - | 135 |
L:Q | 1 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 5 | - | 135 |
MI:ERS | 72 | Plano de Estudos a partir de 2007 | 2 | - | 5 | - | 135 |
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Como objetivos específicos a disciplina pretende desenvolver nos alunos:
O programa cobre os conceitos fundamentais relacionados com a conceção de programas seguindo uma metodologia orientada a objetos, começando por uma revisão desses conceitos na linguagem Java, seguindo com o estudo dos padrões de desenho orientados a objeto e terminando com o estudo da linguagem de modelação UML. Os trabalhos práticos são uma oportunidade para os alunos desenvolverem programas de maior dimensão e aplicarem os conhecimentos adquiridos na sua modelação. Durante os trabalhos práticos são também usados diversas ferramentas habituais no desenvolvimento de software, como ambientes integrados de desenvolvimentos e servidores aplicacionais. As metodologias de ensino utilizadas permitem a explanação dos conceitos do programa e a sua consolidação por parte dos alunos.A avaliação distribuída permite ainda que cada tema seja avaliado logo após a sua aprendisagem e a articulação entre avaliação prática e teórica permite que os alunos consolidem os seus conhecimentos sobre cada conceito ou tecnologia depois de adquirirem experiência com eles.
Nas aulas teóricas é usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, incluindo exemplos de aplicação das diferentes tecnologias. Nas aulas práticas são propostos trabalhos individuais de consolidação dos conceitos expostos nas aulas teóricas.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 0,00 | 0,00 | |
Teste 1 | Teste | 0,50 | 10,00 | 2013-03-22 |
Teste 2 | Teste | 0,50 | 25,00 | 2013-05-03 |
Teste 3 | Teste | 9,50 | 25,00 | 2013-06-05 |
Trabalho 1 | Trabalho laboratorial | 0,25 | 10,00 | |
Trabalho 2 | Trabalho laboratorial | 0,25 | 15,00 | |
Trabalho 3 | Trabalho laboratorial | 0,25 | 15,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Aulas teóricas | Frequência das aulas | 26 | |
Trabalho 1 | Trabalho laboratorial | 4,5 | |
Trabalho 2 | Trabalho laboratorial | 4,5 | |
Trabalho 3 | Trabalho laboratorial | 4,5 | |
Total: | 39,50 |
Apenas os alunos que participarem num mínimo de 2 testes e 2 trabalhos serão considerados como tendo frequentado a unidade curricular.
A avaliação da unidade curricular é distribuída por 6 momentos, 3 testes teóricos contribuindo com 12 valores para classificação final, e 3 trabalhos práticos individuais, contribuindo com 8 valores para a classificação final. As valorizações e rubricas cobertas por cada um dos 4 testes teóricos é a seguinte:
As valorizações e rubricas cobertas por cada um dos 3 trabalhos práticos individuais é a seguinte:
Dado a avaliação ser distribuída e não ser realizado um exame final, não há lugar a exames de melhoria, recurso ou de época especial.
Os momentos de avaliação têm lugar no horário das aulas práticas e as respetivas datas estão definidas no calendário da unidade curricular [http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1213/asw/calendario.html]
Os estudantes que, por lei, estejam dispensados de presença em aulas, bem como alunos que justifiquem a sua ausência, podem realizar qualquer dos momentos de avaliação em data e hora a combinar com o docente.
Os trabalhos individuais são realizados individualmente no horário das aulas práticas, e avaliados também durante as aulas práticas.
Os testes teóricos são escolha múltipla e realizados em computador nos 30 minutos finais das aulas práticas.