Análise Estatística e Processamento de Sinal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M:EG |
1 |
PE do Mestrado em Engenharia Geográfica |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
M:ENM |
2 |
PE do Mestrado em Engenharia Matemática |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
2 |
M:M |
0 |
PE do Mestrado em Matemática |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
2 |
M:MAO |
2 |
PE Mestrado em MAOPI |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
M:SIG |
0 |
PE do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfic |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar conhecimentos para a análise e processamento digital de sinais estocásticos e de identificação de sistemas.
Programa
Módulo de Sinal - MS
Métodos Probabilísticos em Sinais e Sistemas: Processos estocásticos em tempo discreto. Caracterização e análise nos domínios do tempo e frequência. Estacionariedade e ergodicidade. Modelos lineares.
Estimação espectral: Métodos paramétricos e não paramétricos. Introdução aos métodos em tempo-frequência.
Aplicação a um caso de estudo.
Módulo de - MI
Descrição matemática de sistemas lineares discretos e análise de estabilidade. Sistemas de Wiener. Métodos de identificação para sistemas adaptativos: recursivos e não recursivos. Análise de identificabilidade e de sensibilidade paramétrica. Aplicação a um caso de estudo.
Observações Bibliográficas
- D. G. Manolakis, V. K. Ingle, S. M. Kogan. Statistical and Adaptive Signal Processing, Spectral Estimation, Signal Modeling, Adaptive Filtering and Array Processing, Artech House, 2005.
- Shiavi, Applied Statistical Signal Analysis, Academic Press 2007.
- M. H. Hayes. Statistical Digital Signal Processing and Modeling, Wiley, 1996.
- D.J. Higham, N.J. Higham, N.J., Matlab guide, SIAM, 2000
- Ljung, Systems Identification: Theory and Users, Prentice Hall, 1999.
- T. Soderstrom, P. Stoica, System Identification, Prentice-Hall, 1989.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Em cada um dos módulos a disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos com utilização efectiva de dados simulados e dados experimentais. Privilegia-se o aperfeiçoamento das competências de comunicação oral e escrita.
A disciplina tem uma forte componente computacional com utilização de MATLAB, ou outro ambiente de programação adequado.
Software
Matlab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Classificação mínima de 10 valores no conjunto dos trabalhos e projectos realizados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Em cada um módulos: Trabalhos (T-30%) e Projecto individual(P-70%). A avaliação da componente de Projecto, inclui a discussão(30%), a apresentação final(20%) e o relatório escrito (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável. Idêntica para todos os alunos.