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Análise e Processamento Digital de Sinal

Código: M363     Sigla: M363

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://elearning.fc.up.pt/aulasweb0607/course/view.php?id=112308
Unidade Responsável: Departamento de Matemática Aplicada
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 70 202,5
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 70 202,5
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 7,5 70 202,5
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 70 202,5
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 70 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 70 202,5
L:M 12 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 70 202,5
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 70 202,5
MI:ERS 2 Plano de Estudos a partir de 2007 4 - 7,5 70 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fundamentos da Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência. Cobertura dos aspectos fundamentais da estimação espectral não paramétrica. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e de dados experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados.

Programa

Sinais e Sistemas: conceitos fundamentais numa perspectiva determinista. Transformadas: transformada de Fourier, transformada z, transformada discreta de Fourier, transformada rápida de Fourier. Amostragem de sinais em tempo contínuo; conversão A/D e D/A. Transformação por sistemas lineares. Filtros digitais (IIR e FIR).
Sinais aleatórios. Descrição no domínio do tempo e da frequência. Estimação espectral (métodos não paramétricos). Transformação de sinais estocásticos por sistemas lineares.

Bibliografia Obrigatória

000039783. ISBN: 0-13-373762-4 (hardcover) (J.G. Proakis, D.G. Manolakis, Digital Signal Processing: Principles, AIgorithms and Applications, Prentice Hall, 2006.)
000091830. ISBN: 007-124467-0 (S.K. Mitra. Digital Signal Processing: A Computer-Based Approach, McGraw- Hill, 2006.)
000039607. ISBN: 0-13-216771-9 (Oppenheim, A. V., Schaffer, R. W., Discrete-Time Signal Processing, Prentice Hall.)

Observações Bibliográficas

Por erro do sistema não é de momento possivel actualizar esta bibliografia toda ela existente na fcup

- J.G. Proakis, D.G. Manolakis, Digital Signal Processing: Principles, AIgorithms and Applications, Prentice Hall, 2006.
- S.K. Mitra. Digital Signal Processing: A Computer-Based Approach, McGraw- Hill, 2006.
- Oppenheim, A. V., Schaffer, R. W., Discrete-Time Signal Processing, Prentice Hall, 1999.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas T para apresentação da matéria ilustrada com exemplos variados. As aulas TP são orientadas para a resolução de problemas e projecto, com uma forte componente de computação laboratorial em ambiente MATLAB ( Matlab - Signal processing Toolbox).

Software

matlab

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Realização satisfatória dos trabalhos/projecto nas datas limites fixadas (Lab>=40%).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita com base nas classificações, do exame final escrito (E) e de trabalhos (T), (com as componentes Tab Laboratoriais(Lab)/projecto (P)), realizados em individualmente ou em grupo até às datas limites fixadas. Classificação final: E*16+T*4)/20.
A classificação das componentes E e Lab não deverão ser inferiores a 40% da cotação correspondente.
Perdem a frequência os alunos que não tenham realizado satisfatoriamente e nas datas limites fixadas, os trabalhos Lab (lab>=40%).

Os alunos poderão optar por uma avaliação intercalar que os poderá dispensar da parte correspondente do exame na época normal, no caso de obterem classificação superior a 40%. No exame da época normal os alunos podem manter a classificação da avaliação intercalar se apenas responderem às restantes questões. Na época de recurso e para melhoria de nota os alunos deverão responder a todas as questões.

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

A classificação da componente Lab não é susceptível de melhoria
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