Análise e Processamento Digital de Sinal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AST |
0 |
Plano de Estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
L:B |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
L:CC |
0 |
Plano de estudos de 2008 até 2013/14 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
L:F |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
L:G |
0 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
L:M |
12 |
Plano de estudos a partir de 2009 |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
L:Q |
0 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
MI:ERS |
2 |
Plano de Estudos a partir de 2007 |
4 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fundamentos da Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência. Cobertura dos aspectos fundamentais da estimação espectral não paramétrica. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e de dados experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados.
Programa
Sinais e Sistemas: conceitos fundamentais numa perspectiva determinista. Transformadas: transformada de Fourier, transformada z, transformada discreta de Fourier, transformada rápida de Fourier. Amostragem de sinais em tempo contínuo; conversão A/D e D/A. Transformação por sistemas lineares. Filtros digitais (IIR e FIR).
Sinais aleatórios. Descrição no domínio do tempo e da frequência. Estimação espectral (métodos não paramétricos). Transformação de sinais estocásticos por sistemas lineares.
Bibliografia Obrigatória
000039783. ISBN: 0-13-373762-4 (hardcover) (J.G. Proakis, D.G. Manolakis, Digital Signal Processing: Principles, AIgorithms and Applications, Prentice Hall, 2006.)
000091830. ISBN: 007-124467-0 (S.K. Mitra. Digital Signal Processing: A Computer-Based Approach, McGraw- Hill, 2006.)
000039607. ISBN: 0-13-216771-9 (Oppenheim, A. V., Schaffer, R. W., Discrete-Time Signal Processing, Prentice Hall.)
Observações Bibliográficas
Por erro do sistema não é de momento possivel actualizar esta bibliografia toda ela existente na fcup
- J.G. Proakis, D.G. Manolakis, Digital Signal Processing: Principles, AIgorithms and Applications, Prentice Hall, 2006.
- S.K. Mitra. Digital Signal Processing: A Computer-Based Approach, McGraw- Hill, 2006.
- Oppenheim, A. V., Schaffer, R. W., Discrete-Time Signal Processing, Prentice Hall, 1999.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas T para apresentação da matéria ilustrada com exemplos variados. As aulas TP são orientadas para a resolução de problemas e projecto, com uma forte componente de computação laboratorial em ambiente MATLAB ( Matlab - Signal processing Toolbox).
Software
matlab
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Realização satisfatória dos trabalhos/projecto nas datas limites fixadas (Lab>=40%).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita com base nas classificações, do exame final escrito (E) e de trabalhos (T), (com as componentes Tab Laboratoriais(Lab)/projecto (P)), realizados em individualmente ou em grupo até às datas limites fixadas. Classificação final: E*16+T*4)/20.
A classificação das componentes E e Lab não deverão ser inferiores a 40% da cotação correspondente.
Perdem a frequência os alunos que não tenham realizado satisfatoriamente e nas datas limites fixadas, os trabalhos Lab (lab>=40%).
Os alunos poderão optar por uma avaliação intercalar que os poderá dispensar da parte correspondente do exame na época normal, no caso de obterem classificação superior a 40%. No exame da época normal os alunos podem manter a classificação da avaliação intercalar se apenas responderem às restantes questões. Na época de recurso e para melhoria de nota os alunos deverão responder a todas as questões.
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
A classificação da componente Lab não é susceptível de melhoria