Estatística Matemática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AST |
0 |
Plano de Estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
L:B |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
L:CC |
0 |
Plano de estudos de 2008 até 2013/14 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
L:F |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
L:G |
0 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
L:M |
4 |
Plano de estudos a partir de 2009 |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
L:Q |
0 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
- |
|
M:EG |
4 |
PE do Mestrado em Engenharia Geográfica |
1 |
- |
7,5 |
- |
|
M:ENM |
10 |
PE do Mestrado em Engenharia Matemática |
1 |
- |
7,5 |
- |
|
M:M |
1 |
PE do Mestrado em Matemática |
1 |
- |
7,5 |
- |
|
2 |
M:MAO |
7 |
PE Mestrado em MAOPI |
1 |
- |
7,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolvimento dos princípios fundamentais da inferência estatística. Estudo aprofundado de alguns problemas da inferência paramétrica e iniciação à inferência não-paramétrica.
Programa
1. Modelos estatísticos
Estatísticas exaustivas e estatísticas completas. Critério da factorização. Famílias exponenciais.
2. Estimação pontual e intervalar
Comparação de estimadores. Estimadores centrados com variância uniformemente mínima. Teoremas de Rao Blackwell e de Lehman-Scheffé. Desigualdade de Cramer-Rao. Eficiência de um estimador. Métodos de estimação. Propriedades dos estimadores de máxima verosimilhança.
Regiões de confiança.
3. Testes de hipóteses
Conceitos fundamentais e relação com os intervalos de confiança. Testes mais potentes (MP) e testes uniformemente mais potentes (UMP). Famílias com razão de verosimilhança monótona. Lema de Neyman-Pearson generalizado. Testes UMP cêntricos em famílias exponenciais. Testes de razão de verosimilhanças.
4. Métodos não-paramétricos
Função de distribuição empírica. Estatísticas de ordem. Inferências sobre quantis. Testes de ajustamento. Problema da localização. Testes do Sinal e de Wilcoxon. Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon. Relação entre estes testes e os intervalos de confiança. Testes de Kruskal-Wallis e de Friedman.
5. Análise da variância para um ou dois factores.
Definição do modelo, decomposição da variação total, estimadores utilizados e suas propriedades. Regras de decisão. Quadros ANOVA.
6. Correlação linear simples.
Coeficiente de correlação linear da população e da amostra. Inferências sobre o coeficiente de correlação para populações normais bidimensionais. Transformação de Fisher.
Coeficiente de correlação de Spearman, construção de um teste não-paramétrico.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas a matéria é, em geral, exposta no quadro, sendo frequentemente ilustrada com exemplos e exercícios. São fornecidos alguns exercícos tipo para treino e avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a classificação obtida no exame final ou, a média ponderada entre a classificação do exame e a do trabalho, em que a classificação do trabalho corresponde a 20% da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
A avaliação compreende, para além do exame final, a realização, com carácter opcional, de um trabalho e correspondente exposição.