Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > E:MEC
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Modelação Estatística Computacional

Objetivos

O curso tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências no domínio da Estatística Computacional, contemplando várias metodologias atuais de extração de conhecimento a partir de dados. Inclui formação em Aprendizagem Estatística (Statistical Learning), Data Mining, Inferência Estatística Computacional, Métodos de Decisão, Modelação Estatística e Simulação (MCMC). Focando-se numa área científico-tecnológica emergente e de grande impacto na valorização do conhecimento, o curso permitirá a aquisição e/ou atualização de competências, contribuindo para a otimização do desempenho profissional.

Os graduados em MODELAÇÃO ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL possuirão excelentes e atrativas competências para o emprego em todas as áreas onde haja necessidade de tratamento intensivo de dados, como sejam a indústria, serviços e investigação.


Destinatários

Licenciados ou pós-graduados nas áreas científicas da Matemática, Estatística, Física, Ciência de Computadores, Engenharia, Economia, Biologia e áreas afins, com objetivos de reskilling e/ou upskilling.

Notas:
  • Durante o curso, serão assumidos conhecimentos básicos de Estatística, correspondentes à(s) primeira(s) unidade(s) curricular(es) de Estatística de um curso do ensino superior, bem como conhecimentos em Cálculo/Análise e Álgebra Linear. Contudo, desde que haja motivação, alguma falha nestas áreas poderá ser colmatada, especialmente na situação em que os candidatos possuam experiência anterior em análises estatísticas.
  • Algumas unidades curriculares poderão ser dadas em inglês.

Condições de Acesso

  • Titulares do grau de licenciado ou titulares de um grau académico superior estrangeiro nas condições descritas na lei nas áreas de: Matemática, Estatística, Física, Ciência de Computadores, Engenharia, Economia, Biologia e áreas afins ou equivalente legal;
  • Só serão admitidos candidatos(as) que tenham concluído, ou estejam em condições de concluir antes da matrícula, um dos 1º ciclos referidos no ponto anterior com a classificação mínima de 12 valores;
  • Poderão ser admitidos candidatos que pelo seu currículo académico, científico ou profissional, a Comissão Científica do Curso reconheça reunir os requisitos necessários para a realização desta formação.


Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
  • Currículo académico ao nível do 1º ciclo (60 %)
    • Subcritério 1: área de formação (20 %)
    • Subcritério 2: média aferida de licenciatura (40%)
A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info

  • Currículo científico e experiência profissional (40 %)
    • Subcritério 1: área de formação (20 %)
    • Subcritério 2: Formação pós-graduada anterior, publicações científicas, comunicações em conferências, projetos de investigação, experiência profissional e outros dados considerados pertinentes pela Comissão Científica do Curso (20 %)


Critério de desempate: Em caso de empate, será usado como critério de desempate a carta de motivação apresentada pelos estudantes.

Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.


Desistência de frequência do curso

A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau implica o pagamento de 50% do valor da propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

O estudante pode solicitar a desistência de frequência do curso através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Informações

Informações


Contactos

Docente Responsável: Rita Gaio
Docente Responsável: Margarida Brito
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Rita Gaio
Sigla: E:MEC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2021/2022
Duração: 1 Anos

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Modelação Estatística Computacional (36 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-06-13 I  Página gerada em: 2024-09-01 às 06:26:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias