Apresentação Pessoal
Patrícia Antunes é Professora Associada de Microbiologia e Microbiologia Alimentar na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, cargo que ocupa desde 2021, após ter exercido funções como Professora Auxiliar desde 2007. É licenciada em Ciências da Nutrição (1997, FCNAUP), possui um Mestrado em Controlo de Qualidade de Alimentos e Água (2001, FFUP) e um Doutoramento em Microbiologia (2007, FFUP).
É investigadora no Laboratório BacT_Drugs da Unidade de Ciência Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO-Porto), onde tem coordenado e participado em vários projetos de investigação financiados por entidades nacionais e internacionais na área da Microbiologia e Segurança Alimentar, colaborando com a indústria alimentar. É autor de mais de 50 artigos em revistas internacionais de alto impacto e apresentou mais de 200 comunicações (orais e em poster) em congressos prestigiados, tanto nacionais como internacionais.
Adicionalmente, atua como editora e revisora em revistas reconhecidas internacionalmente nas áreas de Microbiologia Básica/Aplicada, Resistência Antimicrobiana e Segurança Alimentar. Possui uma vasta experiência na supervisão de estudantes e participa ativamente em grupos de trabalho e sociedades científicas na área da microbiologia, como o grupo de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP), a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), e o Food- and Water-borne Infections Study Group (EFWISG) do ESCMID. Co coordena o projeto de Ciência Cidadã MicroMundo@UPorto, com foco na resistência antimicrobiana e diversidade microbiana, e atualmente coordena e ministra o curso financiado pela UE – PRR "Análise Microbiológica na Cadeia Alimentar para o Setor da Restauração".
Tem mais de 25 anos de experiência em Ciências da Saúde, com foco em Microbiologia Alimentar, Higiene Alimentar e Segurança Alimentar. Os seus interesses de investigação atuais situam-se na interface da Microbiologia, Resistência Antimicrobiana e Uma Só Saúde, investigando especificamente a epidemiologia e evolução molecular de Salmonella não tifóide e outras bactérias transmitidas por alimentos provenientes de vários nichos ecológicos, incluindo humanos, alimentos, animais e o ambiente. Estuda os fatores envolvidos na emergência e persistência de linhagens clonais e elementos genéticos associados à resistência a compostos antimicrobianos, como antibióticos, metais e biocidas/desinfetantes utilizados na cadeia alimentar e no abastecimento de água potável. Na sua atividade propõe-se contribuir para identificar medidas proativas do campo à mesa para mitigar riscos microbiológicos para a saúde pública, fornecendo informações valiosas para os parceiros da indústria alimentar e para os responsáveis pela regulamentação em segurança alimentar.
Áreas de Interesse
- Ciências da Saúde