Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > CNUP > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Ciências da Nutrição

Dados Gerais

Código Oficial: 9554
Sigla: CNUP
Descrição: A Licenciatura em Ciências da Nutrição tem como principal objetivo a qualificação de diplomados nos seguintes campos: Alimentação e Nutrição Humana no Ciclo de Vida; Saúde Pública e Epidemiologia; Nutrição Clínica; Restauração Coletiva; Investigação e Ensino; Desporto; Indústria Agroalimentar. A ação do nutricionista visa promover a saúde individual e coletiva, prevenir, controlar e tratar a doença através da alimentação e da nutrição. O nutricionista atua na avaliação, diagnóstico, prescrição, intervenção e monitorização do contexto alimentar e nutricional de pessoas, grupos, organizações ou comunidades. O estágio, sendo uma componente central da formação, realiza-se em contexto profissional durante o último semestre da licenciatura. O Curso funciona em regime presencial dias úteis, de segunda à sexta feira, entre as 8h00 e as 20h00.

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Nutrição (240 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Anatomia Humana I

LCN1101 - ECTS

Avaliação da Ingestão Alimentar

LCN1102 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se fornecer aos estudantes competências que lhes permitam utilizar com proficiência uma das ferramentas fundamentais para o exercício da futura profissão: a avaliação da ingestão alimentar e nutricional.

Assim, no final desta unidade curricular os estudantes deverão:

(1) Conhecer os métodos de recolha de informação da ingestão alimentar;

(2) Saber planear e construir métodos de avaliação da ingestão alimentar considerando diferentes objetivos;

(3) Adquirir capacidades de aplicação, recolha, registo e reporte de informação da ingestão alimentar individual.

Avaliação do Estado Nutricional de Populações

LCN1107 - ECTS

1. Proporcionar conhecimentos sobre metodologias indirectas de avaliação do estado nutricional de populações.
2. Desenvolver aptidões na obtenção, interpretação e análise de dados obtidos pelas metodologias indirectas.

Bioestatística I

LCN1103 - ECTS

No final do semestre, o aluno deverá ter noção da importância da estatística na investigação científica. Esta disciplina pretende motivar os alunos a fazerem uma análise crítica dos estudos estatísticos que encontrem ou que realizem.
Para tal, os alunos deverão ter a noção de população e de amostra e ser capazes de distinguir os diferentes tipos de variáveis aleatórias.
No estudo de dados deverão ser capazes de calcular médias, medianas, modas, percentis, quartis, variâncias, desvios padrão e coeficientes de simetria e achatamento, quer os dados estejam apresentados sob a forma de séries estatísticas ou em conjuntos de dados agrupados por classes. Deverão ser capazes de apresentar e compreender dados em tabelas ou gráficos.
Os alunos deverão conseguir avaliar a relação entre pares de variáveis e aplicar e interpretar alguns testes estatísticos comuns. Em particular, deverão saber aplicar testes t de Student, interpretar os coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman, os valores do k de Cohen e da razão de possibilidades e aplicar testes do qui-quadrado para a independência.
Será necessário que os alunos sejam capazes de realizar cálculos elementares de probabilidades, distinguir acontecimentos independentes de acontecimentos exclusivos e compreensão da definição de probabilidade condicionada. Será importante que distingam probabilidade de razão de possibilidades.
Os alunos deverão conseguir interpretar função de probabilidade, função densidade de probabilidade e função de distribuição de probabilidade e deverão ser capazes de calcular valores esperados e variâncias.

Biologia Celular e Molecular

LCN1104 - ECTS

Nota Introdutória:

A Biologia Celular e Molecular reúne o conhecimento das estruturas celulares e suas funções que, organizadamente, concorrem para manter as células vivas e funcionais.
Depois da evolução da citologia para a biologia celular, a progressiva capacidade analítica e tecnológica levou ao isolamento das biomoléculas e à elucidação de muitas das suas interacções. Tal facultou uma evolução natural para a biologia molecular.

Sinal da evolução mais recente é o poder dos métodos da biologia molecular que, partindo de simples células a seres multicelulares, rapidamente recolhem quantidades enormes de informação biológica, que é armazenada em bases de dados de dimensão crescente. Compila-se a genómica, a proteómica, a metabolómica e outras ómicas, enquanto se antevê para o futuro próximo, a tarefa gigantesca de elucidar o seu significado funcional.

Paralelamente, recatalogam-se as espécies, produzem-se seres transgénicos, inactivam-se genes selectivamente, transformam-se as células e, por fim, até se criam novas células. Trata-se de um mundo novo, ainda mais admirável pela subtileza, intrigante pela complexidade e mais exigente, ética e conceptualmente.
O desenvolvimento biotecnológico já realizado e o que se antevê, pressupõe uma biologia molecular ainda mais utilitária e societária. Na Biotecnonolgia, as técnicas de Biologia Celular e Molecular foram apuradas e adaptadas à produção de biomoléculas em larga escala e à preparação de organismos geneticamente modificados.

In situ, porém, as células são entidades diferenciadas e adaptadas à economia dos organismos. As funções que realizam, as próprias e as resultantes da interacção com o ambiente – o tecido, o órgão, o organismo e o meio exterior – levam ao apuramento da sua organização estrutural. Esta optimizou-se para eficientemente transformar alimentos em nutrientes. Estes, depois de captados e direccionados já dentro das células, são armazenados ou convertidos em trabalho celular diferenciado.

Estas perspectivas e o valor singular da Biologia Celular e Molecular nas ciências da vida são razões justificativas para a sua inclusão como unidade curricular num curso de licenciatura em Ciências da Nutrição.


Objectivos da Unidade Curricular 

Ao nível dos conteúdos, pretende-se que os alunos conheçam e integrem:

1. A diversidade das células e das técnicas empregues no seu estudo e manuseio;
2. As propriedades especiais da membrana citoplasmática na captação e exteriorização de biomoléculas;
3. A organização estrutural e molecular do núcleo e os processos gerais da replicação e transcrição;
4. Os organelos e os nutrientes citoplasmáticos de reserva, e a sua importância para a economia celular;
5. A síntese, processamento e destino intra e extracelular das moléculas sintetizadas;
6. Os mecanismos de recepção e processamento de sinais do meio, bem como a resposta celular;
7. O ciclo de vida das células, incluindo a sua divisão, diferenciação e morte programada.

Ao nível das atitudes e aptidões dos alunos a unidade curricular tem como objectivos:

1. Despertar ou estimular o gosto pelo conhecimento e apoiar o uso continuado de livros de texto e artigos científicos
2. Educar na busca da verdade, desenvolvendo a observação, descrição e análise do real.
3. Incitar à investigação científica e primar pela análise objectiva.
4. Modelar a transmissão dos conhecimentos adquiridos, premiando a utilização da linguagem exacta e concisa.

Bioquímica

LCN1105 - ECTS

Os contributos que cada um vai recebendo para a sua formação científica, profissional e humana não estão, de modo algum, confinados aos muros da escola. O principal agente dessa formação é sempre cada um de nós, que formula perguntas e vai encontrando respostas que integra de forma pessoal no conhecimento colhido de múltiplas fontes. A variedade destas fontes é cada vez mais vasta num mundo que, com os progressos constantes das tecnologias da informação, se assemelha cada vez mais a uma grande aldeia. Se noutros tempos a escola podia representar o papel de fonte privilegiada e incontestada de conhecimento, atualmente atribuir-lhe esse papel deixou de fazer sentido. O papel da escola e dos docentes é, no nosso ponto de vista, o de estimular e ajudar os estudantes na busca e na estruturação da sua própria formação, facilitando esse processo ao propor temas de estudo (que funcionam como etapas orientadoras dessa formação) e sugerir fontes (que estão cientificamente validadas por pares). A escolha desses temas e a profundidade com que são desenvolvidos não é um exercício abstrato, isento e rígido, mas antes resultante de um conjunto de opções discutíveis e continuamente reformuladas pelos novos desafios que a ciência vai propondo e resolvendo, assim como pela experiência pessoal dos docentes, quer na docência quer na investigação.

Sendo parte integrante do conjunto de temas propostos à reflexão dos estudantes durante a sua licenciatura em Ciências da Nutrição, a unidade curricular (UC) a que se convencionou chamar Bioquímica está muito próxima das UCs Bioquímica do Metabolismo (também no primeiro ano da licenciatura, mas no 2º semestre) e Integração e Regulação Metabólica (no segundo ano da licenciatura, 1º semestre), que são da responsabilidade da mesma equipa docente (pertencente à Unidade de Bioquímica do Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). Assim, não se estranhará que a UC - Bioquímica seja entendida por esta vasta equipa como uma sub-etapa (por sinal, a primeira) do processo de aquisição da linguagem própria da Bioquímica, do conhecimento dos seus métodos de estudo e das suas leis, moléculas e reações fundamentais. Nesta primeira sub-etapa colocamos particular ênfase (1) no estudo das estruturas químicas dos seres vivos e (2) no estudo de aspetos de Química Orgânica e de Bioquímica Geral com particular interesse para a compreensão das transformações químicas próprias dos seres vivos e dos alimentos.

História da Alimentação

LCN1106 - ECTS

Objectivo geral: Fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade. Objectivos específicos: Proporcionar conhecimentos sobre: a) a evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à actualidade; b) a evolução do estudo das Ciências da Nutrição. 

Anatomia Humana II

LCN1201 - ECTS

Na disciplina de Anatomia Humana II pretende-se que os alunos prossigam a aprendizagem da terminologia anatómica geral e da nomenclatura das regiões em que se subdivide o corpo humano (iniciada na disciplina de Anatomia I) com especial incidência para o estudo detalhado do sistema nervoso central e dos órgãos dos sentidos, dos aparelhos cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário, genital masculino e genital feminino.
Pretende-se igualmente que desenvolvam as suas capacidades de observação e estudo autónomo, consolidem as bases do método descritivo e que integrem os conhecimentos morfológicos com noções de anatomia funcional.

Bioquímica do Metabolismo

LCN1202 - ECTS

Esta unidade curricular surge inserida numa sequência que, no seu todo, pretende ser coerente. Assim, com base nos conhecimentos e treino de pensamento em termos bioquímicos já adquiridos na unidade curricular de Bioquímica, propõe-se a aprendizagem do metabolismo do ser humano, com vista à compreensão integrada do estado de saúde e de algumas doenças, seleccionadas por critérios de prevalência e/ou exemplaridade pedagógica. Não se pretende que os estudantes aprendam a descrever de cor as vias metabólicas, mas a saber lê-las como se lê um mapa, vendo como os metabolitos intermediários se relacionam uns com os outros, onde estão os pontos chave para a regulação e para a integração das diferentes vias, onde actuam enzimas afectadas por doenças conhecidas, ou enzimas alvo de medicamentos ou venenos, e ainda a perceber como alterações num sistema podem levar a alterações nos outros sistemas.
As bases do conhecimento que permitem entender porque uma dieta é mais adequada do que outra, quais as necessidades nutricionais das pessoas nas diversas fases do desenvolvimento, diversos estados ponderais, diversas situações de saúde ou doença, e ainda as bases que permitem interpretar e avaliar os dados que se vão adquirindo sobre os riscos e benefícios para a saúde de determinadas alterações alimentares encontram-se fundamentalmente na Bioquímica. Na realidade, é neste conjunto de unidades curriculares que se estuda o modo como os nutrientes são metabolizados, como interactuam uns com os outros e como interferem com os múltiplos sistemas metabólicos e reguladores do organismo.
Compreende-se, por força de tudo isto, que nesta e nestas unidades curriculares estejam em causa conhecimentos essenciais para quem pretende cursar, com êxito e autonomia cognitiva futura, uma licenciatura como a das Ciências da Nutrição e da Alimentação.
Nesta unidade será dada particular ênfase ao metabolismo no ser humano, de glícidos, lípidos, proteínas, aminoácidos e derivados de aminoácidos de interesse biológico, do grupo heme e de bases púricas e pirimídicas.
Nos trabalhos práticos procurar-se-á fomentar a discussão das diversas vias metabólicas, contribuindo para a sua consolidação, adquirindo espírito crítico científico e compreendendo a estruturação da construção do conhecimento em ciência, sempre tendo por base processos bioquímicos de interesse alimentar e nutricional.

Comunicação de Ciência em Nutrição

LCN1203 - ECTS

Fisiologia I

LCN1204 - ECTS

Gastrotecnia

LCN1205 - ECTS

Histologia

LCN1206 - ECTS

Avaliação do Estado Nutricional de Indivíduos

LCN2101 - ECTS Os avanços exponenciais nas Ciências da Nutrição levam à necessidade de treino avançado na área da avaliação do estado nutricional de um indivíduo.
Estes novos desafios requerem a aquisição de competências na avaliação do estado nutricional, que implicam não só o conhecimento sobre diferentes equipamentos, o domínio dos conceitos e das técnicas, mas também o rigor das medições e a conduta ética inerentes às medições biológicas em indivíduos.
A junção dos avanços científicos e tecnológicos, com a aquisição de competências e de uma atitude profissional, traduz-se numa notável possibilidade de melhoria da qualidade e da eficiência na avaliação do estado nutricional.

Fisiologia II

LCN2102 - ECTS

Integração e Regulação Metabólica

LCN2103 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem como objetivo fundamental fomentar o interesse do futuro nutricionista pelo metabolismo humano e pelo papel central que a integração e a regulação das diferentes vias metabólicas desempenha na homeostasia.

É também objetivo desta UC permitir ao futuro nutricionista entender o papel da nutrição na regulação metabólica e perceber os mecanismos patofisiológicos de desregulação metabólica que são subjacentes a doenças com elevada relevância no contexto nutricional.

Microbiologia Básica

LCN2104 - ECTS

Nesta primeira unidade curricular da área da Microbiologia pretende-se que os estudantes compreendam a relevância das diversas dimensões desta área, assim como as suas aplicações para a formação em Ciências da Nutrição e Alimentação. Pretende-se, assim, apresentar os princípios fundamentais da Microbiologia, na perspetiva da interação entre os principais grupos de microrganismos (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e o Homem. O programa teórico aborda as características gerais e específicas dos microrganismos e a sua importância, tanto como agentes de doença, como integrantes da microbiota humana. O programa laboratorial visa familiarizar os estudantes com metodologias convencionais e alternativas em Microbiologia, apoiando, do ponto de vista experimental, os conceitos aprendidos nas aulas teóricas. Sendo a Microbiologia uma disciplina abrangente, procura-se despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do papel fundamental dos microrganismos em diferentes áreas de formação do Nutricionista, sob a perspetiva de “Uma só saúde”.

Nutrição Humana

LCN2105 - ECTS

O estudante deve ser capaz de: 

1. Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas;
2. Conhecer recomendações nutricionais e suas bases metodológicas, incluindo as de harmonização global;
3. Caracterizar o padrão nutricional ideal;
4. Identificar factores que interferem no aprovisionamento e qualidade nutricional e da alimentação; 
5. Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser significativamente reduzidas através da manipulação de factores nutricionais, durante o ciclo de vida, de acordo com as características individuais, e em situações fisiológicas particulares;
6. O papel do nutricionista como especialista a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional. 

Alimentação Humana

LCN2206 - ECTS

Composição Nutricional de Alimentos

LCN2207 - ECTS

O objetivo geral desta Unidade Curricular (UC) é conhecer os alimentos como fontes de nutrimentos e outras substâncias biologicamente ativas.

Pretende-se que os estudantes saibam pesquisar informação nutricional fidedigna sobre os diversos alimentos, sumarizar o seu valor nutricional, perceber a sua influência no aporte nutricional e o seu impacto na saúde humana. 




Genética

LCN2208 - ECTS
  • Adquirir o conhecimento abangente dos princípios fundamentais da Genética Humana, destacando sua aplicação prática em diversas áreas, especialmente na interseção com a Nutrição e a Saúde.
  • Fornecer aos alunos os esquemas relativos à herança das características genéticas, utilizando modelos particulares de doença para discussão.
  • Aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de testes genéticos em diferentes contextos clínicos.

Imunologia

LCN2209 - ECTS

Microbiologia Alimentar

LCN2210 - ECTS

Nesta unidade curricular de Microbiologia aplicada, pretende-se que os estudantes compreendam a relevância da área da Microbiologia Alimentar, assim como as suas aplicações para a área de formação em Ciências da Nutrição e Alimentação. Desta forma, com base nos conhecimentos/competências adquiridas na UC de Microbiologia Básica, pretende-se estudar a interação entre microrganismos e alimentos/água na perspetiva da segurança e qualidade alimentar, tendo por finalidade a prevenção das Doenças Microbianas Transmitidas por Alimentos e/ou Água e a produção de géneros alimentícios seguros e de qualidade. O programa teórico aborda a presença dos microrganismos nos alimentos como agentes etiológicos de doenças, de deterioração e de produção e/ou preservação de alimentos, com especial destaque para as Doenças Microbianas Transmitidas por Alimentos e/ou Água. O programa laboratorial pretende dar a conhecer aos estudantes as metodologias convencionais e as alternativas utilizadas na análise microbiológica de diversas matrizes (alimentos, água, superfícies e manipuladores de alimentos), incluindo os referenciais de critérios microbiológicos para interpretação de resultados, apoiando, do ponto de vista experimental, os conceitos abordados nas aulas teóricas. Sendo a Microbiologia Alimentar uma disciplina aplicada da área da “Alimentação Coletiva, Segurança e Qualidade Alimentar” procura-se despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e compreensão do papel fundamental dos microrganismos nos alimentos/água nas diferentes áreas de formação/atuação do Nutricionista.

Nutrição e Exercício Físico

LCN2211 - ECTS

Alimentação para Atletas

LCN3101 - ECTS O objetivo geral desta Unidade Curricular (UC) é capacitar o estudante para a prescrição de planos alimentares para atletas, com o objetivo de melhorar o rendimento desportivo e a sua saúde, de acordo com a sua composição corporal, idade, sexo, modalidade, a fase competitiva e condições ambientais, entre outros, quer em planos individuais quer em menus coletivos, quer no local de treino habitual, quer em viagem.

Será apresentada a evidência mais atual sobre cada um dos tópicos com exemplificação de aplicação dos mesmos.

Bromatologia

LCN3102 - ECTS

Farmacodinamia

LCN3103 - ECTS

Nesta disciplina tem-se como prioridade o ensino da Farmacologia, nomeadamente quanto aos princípios da Farmacologia Geral e Especial, e em particular o que interessa à intervenção farmacológica no organismo e possa resultar em modificação na utilização pelo organismo dos múltiplos constituintes presentes na dieta. Assume-se como sendo indispensável para uma correcta formação em Ciências da Nutrição o conhecimento dos princípios que regem as acções de fármacos no organismo e quais as modificações operadas no organismo pelos constituintes farmacologicamente activos existentes na dieta. Não é objectivo desta disciplina prestar qualquer informação que possa ser de utilidade quanto ao emprego de fármacos em terapêutica.

Nutrição e Saúde Pública

LCN3104 - ECTS 1. Proporcionar conhecimentos sobre a evolução histórica dos conceitos de saúde e saúde pública, seus fundamentos e interação com a nutrição;
2. Proporcionar conhecimentos sobre os principais problemas de saúde pública associados à nutrição, em Portugal e no Mundo.
3. Proporcionar conhecimentos e aptidões para a implementação de metodologias de planeamento em saúde;
4. Proporcionar competências para o acesso a informação e estatísticas de saúde e outras estatísticas relevantes que permitam identificar e compreender os problemas em nutrição e saúde pública;
5. Proporcionar capacidades e aptidões para intervir a nível populacional, identificando prioridades e definido estratégias de base populacional baseadas em evidência para a resolução de problemas de nutrição e saúde pública;
6. Proporcionar conhecimentos que permitam entender o papel do Nutricionista nos cuidados de saúde primários e nas estruturas de saúde pública.

Tecnologia Alimentar e Inovação

LCN3105 - ECTS

Identificar as principais características dos alimentos de origem animal e vegetal com interesse no processamento alimentar.
Conhecer as propriedades características dos alimentos indispensáveis ao planeamento do equipamento de processamento alimentar e controlo das condições do processo que visam a modificação das características organoléticas ou aumento do tempo de vida útil dos alimentos, e procuram minimizar as alterações sensoriais e nutricionais.
Estudar os processos de conservação e / ou produção de alimentos por: aplicação ou remoção de calor; remoção de água; embalagem e atmosfera modificada/ controlada.
Conhecer e compreender os conceitos e as funções da inovação, os seus ciclos e vias de desenvolvimento. Utilizar práticas de inovação, ferramentas e técnicas para desenvolver e apresentar propostas de valor.

Toxicologia Alimentar e Avaliação de Risco

LCN3106 - ECTS

A Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos deletérios das substâncias químicas nos seres vivos e avalia a probabilidade da sua ocorrência. A maior parte dessas substâncias existe na natureza, tendo o Homem desde muito cedo descoberto a possibilidade de utilizar extratos animais e vegetais como venenos, para caçar ou como arma de guerra. Nessa perspetiva, a Toxicologia constitui um saber muito antigo. Como ciência experimental de feição moderna, a Toxicologia é irmã gémea da Farmacologia, com a qual se sobrepõe parcialmente: “Todas as substâncias são venenos, ... é a dose que estabelece a diferença entre um medicamento e um veneno” (Paracelsus, 1493-1541). Enquanto se ocupa do estudo dos efeitos adversos dos medicamentos, a Toxicologia faz parte da Farmacologia. Por outro lado, a Toxicologia partilha com a Farmacologia muitos dos métodos que utiliza, e contribui, tal como esta, para a investigação da Fisiologia. No entanto, o âmbito da Toxicologia tem vindo a alargar-se progressivamente nas sociedades industrializadas, contribuindo duma forma importantíssima para o conhecimento das consequências e respetivos mecanismos da exposição, para além dos fármacos, a agentes químicos no ambiente de trabalho, no ar, na água, no ambiente em geral, e nos alimentos. Atualmente os toxicologistas têm um papel importante na regulamentação do uso de substâncias químicas de modo a proteger-se o ambiente e a saúde humana.
A Toxicologia Alimentar constitui uma subespecialidade da Toxicologia com uma enorme relevância para a saúde humana. Por um lado, a alimentação é uma componente incontornável da vida, a que todos estamos expostos. Por outro lado, porque da sua complexa composição fazem parte substâncias naturais, algumas com atividade antinutritiva e/ou tóxica, e xenobóticos antropogénicos, resultantes quer das manipulações ou processamentos a que são sujeitos, quer das contaminações ambientais ou industriais. A complexidade química da matriz dos alimentos, bem como a sua variabilidade, conferem uma dificuldade única a este ramo da Toxicologia. As interações xenobiótico-xenobiótico, xenobiótico-fármaco e xenobiótico-nutriente (alimento) apresentam um caráter muito particular deste ramo da ciência.

Alimentação Coletiva e Gestão

LCN3207 - ECTS

Bioestatística II

LCN3208 - ECTS No final do semestre os estudantes deverão ter noção da importância da estatística na investigação científica e deverão ser capazes de construir hipóteses e aplicar os testes estatísticos adequados. Esta disciplina pretende motivar os estudantes a fazer uma análise crítica das ferramentas estatísticas utilizadas em estudos que os estudantes encontrem ou que realizem.
Para tal, os estudantes deverão ser capazes de formular a hipótese nula e hipótese alternativa de acordo com a análise que pretendem efectuar, assim como realizar os testes de hipóteses adequados. 
Também deverão ser capazes utilizar diferentes estimadores pontuais e intervalares e de compreender análises de regressão.

Epidemiologia

LCN3209 - ECTS O objetivo principal da Epidemiologia no contexto das Ciências da Nutrição é investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados para o desenvolvimento da doença e para o seu tratamento. Trata-se de uma área de estudo estimulante, pois permite elucidar sobre as causas potenciais e as estratégias preventivas da doença. Permite também a avaliação quantitativa da eficácia da prática clínica, o que possibilita a implementação do tratamento nutricional baseado na evidência científica.

Embora a Epidemiologia Nutricional seja um ramo da Epidemiologia relativamente recente, já há mais de dois séculos que os investigadores usam os métodos epidemiológicos básicos na identificação de nutrientes essenciais. Mas foi nas últimas cinco décadas que se tem vindo a observar um desenvolvimento substancial deste ramo da Epidemiologia, que surge da necessidade crescente em responder quantitativamente às questões relacionadas com a relação entre a alimentação e a saúde.

A Epidemiologia Nutricional usa os métodos epidemiológicos para determinar as associações entre os fatores alimentares e a ocorrência de doenças específicas. A natureza complexa da alimentação e a infindável multiplicidade de exposições que proporciona, requer conhecimentos especiais que permitam escolher a forma mais adequada de as observar, de as enumerar e de as determinar. Os efeitos da ingestão alimentar podem ainda ser modificados ou confundidos por outras exposições, que se relacionam com os hábitos de vida. A quantificação independente do efeito da alimentação e do impacto destes fatores tem que ser considerada, assegurando a qualidade da informação sobre a qual as decisões Clínicas e de Saúde Pública são construídas.

Esta unidade curricular é apresentada simultaneamente como um método científico e objetivo de resolução de problemas e como o conjunto dos resultados obtidos pela aplicação deste método. Pretende-se com o seu ensino que os estudantes adquiram conhecimentos e competências a vários níveis, que permitam a utilização da Epidemiologia e do pensamento Epidemiológico com proficiência no seu local de trabalho.

Patologia e Dietoterapia I

LCN3210 - ECTS


A disciplina de Patologia e Dietoterapia aborda de forma sistemática e integrada, os aspectos fisio-patológicos das doenças, a sua etiologia e terapia nutricional adequada.


Psicologia e Comportamento Alimentar

LCN3211 - ECTS

Segurança Alimentar

LCN3212 - ECTS

Práticas e procedimentos de higiene em serviços de alimentação, em unidades de restauração e na indústria alimentar.
Preparação e formação de profissionais em práticas sanitárias.
Estudo das técnicas de implementação, avaliação e monitorização sanitária dos alimentos levados a consumo público, visando a deteção de alterações fraudes e falsificações alimentares.
Conhecimento dos sistemas de gestão da segurança alimentar.
Legislação sanitária em vigor.

Dar a conhecer os princípios que regem as ações para a promoção da higiene e segurança alimentar.

Sensibilizar para a importância da higiene segurança alimentar.

Propor a aprendizagem, com base nos conhecimentos bioquímicos, bromatológicos, microbiológicos, toxicológicos e tecnológicos já anteriormente adquiridos, aplicando-os e interrelacionando-os.

Aprofundar o conceito "One Health", abordando as várias dimensões de que este se reveste. 

Compreender as condições e circunstâncias que condicionam a higiene e segurança dos bens alimentares.

Identificar e avaliar as práticas e procedimentos higiossanitários utilizados nas unidades de alimentação e nutrição e em estabelecimentos que produzam alimentos.

Estudar a Legislação pertinente à produção e comercialização de alimentos e o emprego de sistemas de monitorização controlo e gestão da segurança alimentar.

Preparar e formar profissionais para o controlo de qualidade e avaliação, fiscalização dos alimentos, particularmente no controlo higiossanitário da restauração coletiva e pública bem como da industria alimentar.

Esclarecer o papel dos manipuladores de alimentos, dos técnicos de saúde e do público consumidor quanto às responsabilidades na preservação dos alimentos, da saúde individual e de toda a coletividade.

Eleger medidas preventivas e estabelecer procedimentos para o fornecimento de alimentos e de alimentação seguros, atendendo aos requisitos sanitários de saúde pública, com base na legislação vigente.

Tomar conhecimento com os sistemas de segurança alimentar sustentados na Análise do Risco.

Promover a gestão e garantia da higiene e segurança alimentar.

Competências Transversais

LCN4107 - ECTS

Intervenção em Nutrição Comunitária

LCN4101 - ECTS

1. Adquirir conhecimentos na identificação e intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais.

2. Desenvolver capacidades no desenho, implementação, gestão e avaliação de programas de nutrição comunitária.

3. Ser capaz de integrar a educação alimentar e nutricional nos programas de intervenção comunitária na área da nutrição.

Marketing Alimentar

LCN4102 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos do marketing, a sua linguagem técnica e abordar os princípios e aplicações do marketing alimentar, dando uma atenção particular às questões relacionadas com a produção, distribuição e consumo de alimentos e na dinâmica que caracteriza os sistemas alimentares.

A UC irá concentrar-se na importância de entender o comportamento dos consumidores como uma ferramenta estratégica de marketing e no papel dos diferentes agentes nos canais alimentares, especialmente a industria e a distribuição alimentar, interfaces centrais entre consumidores e produtores.

O objetivo é mostrar e compreender como as empresas e os consumidores se relacionam e quais as estratégias e métodos mais frequentemente utilizados no marketing agro-alimentar.

Nutrição Pediátrica

LCN4103 - ECTS

Patologia e Dietoterapia II

LCN4104 - ECTS

A unidade curricular de Patologia e Dietoterapia aborda de forma sistemática e integrada, os aspectos fisio-patológicos das doenças, a sua etiologia e terapia nutricional adequada.

Política Nutricional

LCN4105 - ECTS

Os sistemas alimentares são a soma de diversas interações ao longo da cadeia alimentar - desde a produção alimentar até ao transporte, processamento, distribuição,  preparação de alimentos, consumo e eliminação de residuos. O ser humano é um dos principais atores a atuar sobre o sistema alimentar podendo influenciar todas as etapas deste processo. Esta influencia pode ser a nível individual ou em representação de grupos de pessoas, podendo esta representação mais abrangente ser obtida através de processos de legitimitação pública e representatividade política.

Compreender o impacte destas interações e transformar-los em oportunidades de melhoria do estado nutricional das populações, ao mesmo tempo que se contribui para um sistema alimentar mais sustentável e equitativo é objetivo central desta área disciplinar.

Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise dos sistemas alimentares, gestão de processos e liderança que lhes permitam desenvolver e implementar um conjunto concertado e transversal de ações destinadas a garantir e incentivar a disponibilidade e o acesso a determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e a promoção da saúde das populações.

Os estudantes deverão ainda compreender outros impactes, para além dos nutricionais, decorrentes da intervenção pública e que cuidados e leituras éticas podem ser feitas destas intervenções.

Qualidade Alimentar

LCN4106 - ECTS

Conhecer as técnicas, práticas, procedimentos e a legislação relacionadas com a avaliação dos alimentos, com o propósito de atender aos requisitos exigidos pela saúde pública para o consumo de alimentos com qualidade.
Preparação e formação de profissionais em práticas de implementação, avaliação e monitorização da qualidade.
Estudo das técnicas de avaliação da qualidade dos alimentos levados a consumo público, visando a deteção de alterações, defeitos, fraudes e falsificações alimentares.
Conhecimento dos sistemas de gestão da qualidade alimentar.
Análise de referenciais normativos em vigor.


Dar a conhecer os princípios que regem as ações para a promoção da qualidade.

Sensibilizar para a importância da qualidade alimentar.

Propor a aprendizagem da qualidade alimentar, com base nos conhecimentos bioquímicos, bromatológicos, microbiológicos, toxicológicos e tecnológicos e de legislação já anteriormente adquiridos, aplicando-os e interrelacionando-os

Compreender as condições e circunstâncias que condicionam a qualidade dos bens alimentares

Preparar e formar profissionais para o controlo de qualidade – sanidade e qualidade dos alimentos, particularmente no controlo da restauração coletiva e pública bem como na indústria alimentar.

Identificar os problemas causados por alimentos de má qualidade a nível da produção, comercialização e consumo.

Identificar os riscos para a saúde em decorrência das práticas sanitárias inadequadas bem como os riscos da não qualidade.

Tomar conhecimento com os sistemas da qualidade. Promover a gestão e garantia da qualidade alimentar.

Esclarecer o papel dos manipuladores de alimentos, dos técnicos de saúde e do público consumidor quanto às responsabilidades na preservação dos alimentos, da saúde individual e de toda a coletividade.

Alertar para a importância de uma gestão integrada, nomeadamente, na higiene e segurança do trabalho, na prevenção da saúde e no respeito e proteção do ambiente, com o propósito da qualidade total.

Estágio

LCN4208 - ECTS
- Proporcionar contacto com a realidade profissional de forma tutelada;
- Permitir a aplicação dos conhecimentos adquiridos;
- Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, capacidades e competências;
- Desenvolver capacidades de exposição e argumentação;
- Desenvolver a capacidade de iniciativa;
- Promover a adaptação a novas situações;
- Fomentar o trabalho em grupo e a integração em equipas multidisciplinares;
- Fomentar o espírito científico.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-10-20 às 00:45:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias