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Epidemiologia

Código: LCN3209     Sigla: EPIDEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=692#section-0
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 111 Plano Oficial da Licenciatura 3 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Maria de Serpa Pinto Freitas do Amaral Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Teresa Maria de Serpa Pinto Freitas do Amaral 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 4 8,00
Rui Valdiviesso de Miranda Santa 4,00
Teresa Maria de Serpa Pinto Freitas do Amaral 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-03-11.

Campos alterados: Observações

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal da Epidemiologia no contexto das Ciências da Nutrição é investigar a contribuição da alimentação e dos fatores relacionados para o desenvolvimento da doença e para o seu tratamento. Trata-se de uma área de estudo estimulante, pois permite elucidar sobre as causas potenciais e as estratégias preventivas da doença. Permite também a avaliação quantitativa da eficácia da prática clínica, o que possibilita a implementação do tratamento nutricional baseado na evidência científica.

Embora a Epidemiologia Nutricional seja um ramo da Epidemiologia relativamente recente, já há mais de dois séculos que os investigadores usam os métodos epidemiológicos básicos na identificação de nutrientes essenciais. Mas foi nas últimas cinco décadas que se tem vindo a observar um desenvolvimento substancial deste ramo da Epidemiologia, que surge da necessidade crescente em responder quantitativamente às questões relacionadas com a relação entre a alimentação e a saúde.

A Epidemiologia Nutricional usa os métodos epidemiológicos para determinar as associações entre os fatores alimentares e a ocorrência de doenças específicas. A natureza complexa da alimentação e a infindável multiplicidade de exposições que proporciona, requer conhecimentos especiais que permitam escolher a forma mais adequada de as observar, de as enumerar e de as determinar. Os efeitos da ingestão alimentar podem ainda ser modificados ou confundidos por outras exposições, que se relacionam com os hábitos de vida. A quantificação independente do efeito da alimentação e do impacto destes fatores tem que ser considerada, assegurando a qualidade da informação sobre a qual as decisões Clínicas e de Saúde Pública são construídas.

Esta unidade curricular é apresentada simultaneamente como um método científico e objetivo de resolução de problemas e como o conjunto dos resultados obtidos pela aplicação deste método. Pretende-se com o seu ensino que os estudantes adquiram conhecimentos e competências a vários níveis, que permitam a utilização da Epidemiologia e do pensamento Epidemiológico com proficiência no seu local de trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Competências relacionadas com os conhecimentos gerais. 

Conhecer a frequência das doenças relacionadas com a alimentação em populações humanas, identificar e interpretar o significado dos fatores de risco e conseguir reconhecer o interesse da sua prevenção, do seu controlo e do seu tratamento. 
Identificar estratégias preventivas prioritárias para a promoção da saúde. Saber recolher e avaliar a qualidade da informação científica recolhida. Usar a Epidemiologia no desenvolvimento dos cuidados de saúde e de políticas de Saúde Pública. 

2. Competências relacionadas com os conhecimentos específicos: identificação de problemas, desenho de estudos e conduta na investigação. 

Conseguir identificar problemas de saúde e formular hipóteses originais sobre a associação entre alimentação, nutrição e estados de doença e os seus tratamentos. 
Saber optar entre as diferentes possibilidades no desenho de estudos que permitam responder aos objetivos. Definir uma população, selecionar o processo de amostragem e de recrutamento dos participantes. Compreender as regras essenciais na sua condução e adquirir competências básicas na análise e na interpretação de dados. Avaliar as maiores fontes de erros e saber implementar estratégias no controlo da qualidade. Conseguir preparar um esboço de um protocolo de investigação. Reconhecer as questões éticas inerentes à investigação Epidemiológica. 

3. Competências relacionadas com a interpretação dos dados, informação, comunicação e consultadoria

Aprender a analisar e interpretar resultados de estudos epidemiológicos. Conseguir analisar criticamente dados da imprensa científica. Conseguir preparar um esboço de um artigo científico. Saber comunicar os resultados à comunidade científica, ao público e aos media. Saber aconselhar num determinado contexto. 

4. Competências relacionadas com a conduta profissional. 

Saber aplicar a evidência científica na tomada de decisões na vida profissional. Conseguir manter uma conduta profissional ética e responsável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1: A Epidemiologia e o seu enquadramento na Licenciatura em Ciências da Nutrição.
1.1 Apresentação da disciplina. Objetivos e métodos.
1.2 Epidemiologia. Conceito e perspectiva histórica. O surgimento da Epidemiologia Nutricional e da Epidemiologia Clínica.

Módulo 2: A Epidemiologia Nutricional.
2.1 Epidemiologia descritiva e a analítica. Tipos de estudos observacionais, quasi-experimentais e experimentais. As revisões sistemáticas e as meta-análises.
2.2 Os aspetos particulares da medição de consumos alimentares em Epidemiologia: a natureza da variação da ingestão alimentar, os métodos retrospetivos, prospetivos e a utilização de marcadores biológicos na avaliação da ingestão nutricional; o estudo da validade e da reprodutibilidade das estimativas da ingestão e a sua avaliação no passado distante; a importância da avaliação da ingestão energética total, a sua consideração na análise dos dados e o método dos resíduos; a utilização de informadores substitutos. A interação gene-nutriente em Epidemiologia Nutricional.
2.3 As medidas de associação.
2.4 Os vieses, confundidores e variáveis modificadoras de efeito. Efeitos e soluções.
2.5 A amostragem, tamanho de um estudo e poder estatístico.
2.6 As questões éticas.
2.7 Desenho de um estudo e sua condução.
2.8 Interpretação da Investigação Epidemiológica. Critérios de inferência causal.
2.9 A vigilância epidemiológica ativa e passiva. Investigação de um surto de toxi-infeção alimentar.

Módulo 3: A Epidemiologia Clínica.
3.1 A escolha e a interpretação de provas de diagnóstico. A sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo e likelihoodratios. O rastreio.
3.2 O prognóstico, o tratamento e a decisão baseada na evidência científica. A eficácia da intervenção.

Módulo 4. Seminários sobre o papel dos estudos epidemiológicos na determinação das relações causais entre alimentação e doenças e também sobre os desafios e prioridades em epidemiologia.

Bibliografia Obrigatória

by David D Celentano, ScD, MHS and Moyses Szklo, MD; Gordis Epidemiology, 7th Edition, Elsevier. ISBN: ISBN: 9780323877756 (Ano de publicação 2024)
Grant S. Fletcher; Clinical epidemiology. ISBN: 978-1-975140-98-4
Willett Walter; Nutritional epidemiology. ISBN: 978-0-19-975403-8
International Epidemiological Association; A Dictionary of Epidemiology, Miquel Porta, 2014. ISBN: ISBN: 9780199976737

Bibliografia Complementar

Ann Aschengrau; Essentials of epidemiology in public health. ISBN: 978-1-284-12835-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos das aulas teóricas

O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a responder a questões e a expressarem e fundamentarem a sua opinião. O ensino desta Disciplina é articulado como se tratasse de um “puzzle”, composto por várias peças, que são apresentadas para que a imagem final seja visível muito antes do final do ano letivo. Os estudantes são encorajados a contribuir para a discussão de tópicos, sendo a sua criatividade estimulada.

Métodos das aulas laboratoriais

Pretende-se que os estudantes clarifiquem, consolidem e reforcem os seus conhecimentos. Os alunos são ajudados a ampliar o seu pensamento analítico e crítico, acompanhado de crescente sentido de responsabilidade e de compromisso. Treinam-se as capacidades de discutir com eficácia, de defender uma posição e também de trabalhar e de colaborar em grupo. São várias as tarefas realizadas:

  • leitura orientada, interpretação e discussão de artigos científicos, com particular ênfase nas controvérsias sobre alguns temas. Recorrem­-se a artigos recentes publicados por docentes da FCNAUP, da UP e de outras universidades Portuguesas, que são utilizados para diferentes tipos de exercícios de aulas. Recorrem-­se a bases de dados e a problemas que os estudantes que estão a trabalhar noutras unidades curriculares, de modo a promover-­se a inovação dos temas e a transversalidade das matérias; 

  • trabalhos de grupo: tabulação de dados, resolução de problemas e análise estatística de dados, utilizando sempre que apropriado dados recolhidos pelos colegas em estágio académico, permitindo uma experiência do tipo hands-on, que leva a que os discentes reconheçam a relevância profissional dos ensinamentos; 

  • desenho de questionários, planeamento da codificação das respostas, na recolha e no armazenamento informático dos dados. Tabulação dos resultados, escolha das categorias e classificação dos participantes; 

  • análise nutricional dos consumos alimentares. Ajuste para a ingestão energética total pelo método dos resíduos. 


Material utilizado
Durante as aulas teóricas e laboratoriais usa-se o seguinte material: artigos científicos; datashow; computadores para trabalho prático; software: Pub Med, SPSS e Moodle. 


Estratégias de enriquecimento do estudo:


  1. antecipando o final do programa, convidam-se peritos locais para nas aulas teóricas apresentarem dados da própria investigação, que são usados como exemplos em aulas posteriores;

  2. são usados exemplos de notícias recentemente transmitidas pelos media e os artigos científicos que estão na sua origem são discutidos nas aulas práticas laboratoriais;

  3. as aulas laboratoriais são realizadas em salas de informática, o que permite o acesso a bases de dados de publicações, a utilização de software estatístico (e outros) e a visualização de diapositivos e guiões das aulas do Moodle;

  4. para evitar a transcrição dos slides, estes são colocados on-line na página web da disciplina;

  5. de acordo com o previsto, estabelece-se um período de atendimento aos alunos, que será em horário a combinar;

  6. sempre que ocorram conferências, doutoramentos ou mestrados com temas relevantes para a formação do Nutricionista, os alunos são convidados a assistir. Se estes eventos ocorrem em período letivo desta disciplina, tenta-se que todos os estudantes participem e promove-se uma discussão sobre o tema na aula seguinte.

Software

SPSS
Moodle
Microssoft Office

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para o estudante obter a frequência a esta Unidade Curricular, terá que cumprir assiduidade às aulas Práticas-Laboratoriais.

De acordo com a legislação em vigor, “considera -se que um estudante cumpre a assiduidade (…) se não exceder o número limite de faltas, correspondente a 25% das aulas Práticas-Laboratoriais”.

Se o estudante atinge ou ultrapassa este limite das faltas às aulas Práticas-Laboratoriais, não obterá frequência a esta UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por exame final (100%) em que é necessária a obtenção de nota mínima, correspondente a metade da sua cotação.

Trabalho de estágio/projeto

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A assiduidade às aulas Práticas-laboratoriais é obrigatória. Estes estudantes terão como alternativa a possibilidade de realizarem trabalhos laboratoriais a combinar com a regente no início do semestre letivo. Estes trabalhos deverão ser entregues até ao final das aulas.



Melhoria de classificação

Na Época de Recurso por exame final.

Observações

Os conteúdos da unidade curricular encontram-se na plataforma Moodle, acessível a todos os estudantes de Epidemiologia.

O período de atendimento será às quartas feiras, entre as 14h30 e as 15h30 no Laboratório de Composição Corporal, Sala 0.403. Excetuando, na 1ª semana de cada mês, em que o atendimento começará às 15h30. Na última semana de cada mês, não haverá horário de atendimento prédefinido, sendo marcado individualmente com cada estudante.

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