Código: | HA101 | Sigla: | HAI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 81 | Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
DC | 66 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
LD | 26 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria José Goulão Machado | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Inês Afonso Lopes | 2,00 |
INTRODUÇÃO: Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes. A disciplina cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão. A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas.
OBJECTIVOS: Distinguir e identificar as realizações artísticas da Idade Média e os seus antecedentes. Conhecer as suas características estético-formais. Caracterizar o contexto socio-económico, político, religioso, cultural e mental do surgimento e desenvolvimento de cada um dos estilos artísticos deste período. Identificar e caracterizar algumas das obras de arte exemplificadoras de cada estilo artístico. Aprofundar o conhecimento através de leituras especializadas.
Conhecer os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Desenvolver o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios. Desenvolver as capacidades de entendimento das imagens; obter competências para observar e interpretar o objecto artístico.
Identificar e descrever os usos políticos, religiosos, económicos e sociais da arte ocidental na Idade Média. Identificar um conjunto de obras de arte e de artistas. Conhecer o papel da arte e dos artistas no Ocidente europeu neste período. Analisar a arte do período de acordo com métodos objetivos. Relacionar diferentes tipos de arte com as atitudes e valores do período.
Desenvolver o espírito crítico e as capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico. Dominar uma linguagem crítica própria da área da História da Arte. Dominar o vocabulário técnico, os conceitos e os conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da História da Arte, com especial incidência no contexto histórico e cultural e na análise formal. Compreender melhor certas práticas contemporâneas através do conhecimento do passado artístico.
2.1. Os mundos da arte. A sociedade medieval. A prática artística.
2.2. Arte e poder. Comunicação visual. A palavra e o gesto. O mosteiro. As ordens religiosas medievais: vontade de ascetismo e vontade de ostentação. As peregrinações e o culto das relíquias.
2.3. Vida e morte: as representações do Paraíso e do Inferno.
2.4. As práticas devocionais entre 1200 e 1400. As catedrais como foco da devoção pública. O sentido do espaço. A cor e a luz celestial. A representação da natureza. As novas representações do sagrado: o culto mariano; o corpo de Cristo.
2.5. A esfera da morte. A arte funerária e a preservação da memória. A consciência da morte individual. Os temas macabros.
2.6. A esfera do profano. Paródia e humor: as obscenidades e a arte “marginal”.
2.7. Artes decorativas e cultura material. Os fenómenos de gosto e a recepção das obras de arte: laicização e vulgarização da arte nos finais da Idade Média. Os espaços profanos.
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 81,00 |
Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame final.
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
ATENÇÃO:
O EXAME FINAL SERÁ NÃO PRESENCIAL, CONSTANDO DE UMA PROVA A REALIZAR EXCLUSIVAMENTE ONLINE, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE (TRABALHO FINAL COM TURNITIN), EM DATA A ANUNCIAR NO CALENDÁRIO DE EXAMES
Horário de atendimento: 2ª feira, das 10h00 às 11h00; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.