Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Maria José Goulão

Maria José Goulão

Fotografia de Maria José Goulão Machado
Nome: Maria José Goulão Machado
Sigla: MJGM
Estado: Ativo
http://orcid.org/0000-0002-1802-2166
Chave de associação FCT: J091701JX0M

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Ciências da Arte e do Design

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho Cientifico 2015-11-25

Apresentação Pessoal

Professora Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (área de História da Arte), onde lecciona desde 1985 em todos os cursos (Design de Comunicação, Pintura, Escultura e Multimédia) e orienta estudantes de mestrado e doutoramento.

Licenciada em História-Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1984) e doutorada em História, na especialidade de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005), com a dissertação intitulada “La puerta falsa de América”- A influência artística portuguesa na região do Rio da Prata no período colonial.

Investigadora integrada do CEAACP (Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património).

Foi docente do curso de doutoramento “Patrimónios de influência Portuguesa” (III-UC e Centro de Estudos Sociais, Univ. de Coimbra), da licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e da licenciatura em Arquitectura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O seu trabalho de investigação tem-se desenvolvido fundamentalmente em dois âmbitos distintos:

- No campo da História da Arte em Portugal, dedicou-se ao estudo de temas relacionados com as artes decorativas, a urbanística do período medieval e barroco, a escultura e a tumulária de finais da Idade Média e sobretudo a iconografia da arte portuguesa da época dos Descobrimentos.

- A sua área central de investigação é a Arte Colonial Ibero-Americana do período barroco, e particularmente as questões relacionadas com a transmissão das formas artísticas no eixo do atlântico sul no período colonial. Neste âmbito, efectuou inúmeras viagens de estudo e estadias em muitos países da Europa e da América do Sul, e nos EUA.

Foi bolseira do Instituto Nacional de Investigação Científica, da Fundação Luso- Americana para o Desenvolvimento, da Comissão Cultural Luso-Americana (
American Cultural Council Fellowship Program), da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Paul Getty Foundation, EUA (Getty Grant Program).

Recebeu ainda várias bolsas de estudo da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, que lhe permitiram efectuar diversas estadias na Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Chile, destinadas à preparação da dissertação de Doutoramento. Igualmente efectuou estadias na Universidade do Texas em Austin e na Universidade de Emory em Atlanta (EUA), como professora visitante.

Participou em mais de 60 reuniões científicas nacionais e internacionais, em Portugal, Espanha, França, Equador, Brasil, Chile, Holanda, Alemanha e Itália, tendo em muitas delas apresentado comunicações, e também tem desenvolvido actividade como conferencista, em Portugal (Centro Nacional de Cultura, Univ. Portucalense, Museu de Aveiro, Univ. de Coimbra), no Brasil (Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Fundação Joaquim Nabuco, Recife) e no Canadá (Universidade de Montréal).

 Leccionou cursos breves na Academia de Belas Artes de Karlsruhe (Alemanha), na École Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence, França (ESAAix) (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na Accademia di Belle Arti di Verona, Itália (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na University of Iceland, Faculty of Icelandic and Comparative Cultural Studies, Reykjavík, Islândia (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching) e na Academy of Fine Arts and Design of the University of Ljublijana, Eslovénia (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), no Programa de Doutoramento em Historia del arte y la arquitectura en Iberoamerica da Univ. Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha), na Licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e no 2º Encontro Internacional “Património Mundial de Origem Portuguesa” (Univ. de Coimbra).

É autora de cerca de 25 publicações (artigos em revistas da especialidade e em actas de reuniões científicas, capítulos de livros, ensaios, etc.) sobre temas de arte colonial, ourivesaria, escultura e tumulária de finais da Idade Média, urbanística medieval, iconografia do período dos Descobrimentos, representações da alteridade na época moderna, história da azulejaria, história do ensino artístico em Portugal, história da gravura, etc. Escreveu ainda uma monografia intitulada Arte portuguesa – da pré-história ao século XX, vol. IV, Expressões artísticas do universo medieval (colecção de 20 vols., coordenada por Dalila Rodrigues), Lisboa, FUBU Editores, 2009. Foi revisora científica dos manuais de História da Cultura e das Artes para o 10º e 11º anos do Ensino Secundário, ed. de 2013-14, da Porto Editora.

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste documento não adopta o "Acordo Ortográfico" de 1990, devido a este ser inconsistente, incoerente e inconstitucional (para além de comprovadamente promover a iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral). 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-24 às 23:32:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais